quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

MyHeritage face recognition

O MyHeritage face recognition é uma aplicação web que, além de interessante, é divertida. Com ela podes fazer uploads de fotos frontais de pessoas, que o sistema identifica todas as faces humanas e faz um reconhecimento facial, procurando por celebridades semelhantes.

Acho que sou parecido com o Jude Law, Orlando Bloom, Clive Owen… Por isso acho que o programa não está bem afinado lol Mas vale sempre a pena tentar.

Confere e diverte-te com a cara dos teus amigos!

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Coimbra acolhe Unidades de Saúde Familiar

Lá fora, as pessoas caminham em sentido contrário, com as mãos geladas enfiadas nos bolsos de um casaco quente e com o pescoço envolto por um cachecol que tenta asfixiar o frio. O sol tanto aparece como se esconde, dando lugar às cinzentas nuvens que apenas servem para nos confirmar o que os meteorologistas afirmam.

Chove, pára de chover. Fica o céu limpo e volta ao cinzento-escuro. O vento alterna com uma leve brisa… Esta altura do ano é propícia a inconstâncias. E não só. É uma altura bastante mentirosa que nos engana facilmente com os seus artefactos. O bonito sol que brilha na nossa cara não merece a mesma hospitalidade que o sol de verão. O meio-dia de calor não significa que estamos habilitados a andar de manga curta e em calções. Antes pelo contrário. Estes meses são os ideais para apanhar um ou mais dos inúmeros vírus que estão à espreita atrás da porta, debaixo da cama, ou mesmo ao virar da esquina. Não é espanto algum, portanto, que os centros de saúde sejam dos locais mais frequentados, por vezes atingindo proporções desadequadas, o que não favorece nem funcionários nem utentes.

Este é um problema que existe há muito tempo em Portugal e que a nova reforma da Saúde pretende combater. As Unidades de Saúde Familiar (USF), estando em ligação directa com os respectivos Centros de Saúde, pretendem fornecer uma maior e melhor prestação de cuidados de saúde primários aos utentes: Medicina Geral e Familiar (Clínica Geral), assim como cuidados de Enfermagem e Vacinação. Em algumas Unidades podem existir consultas de outras especialidades médicas, nas quais outros especialistas dão apoio aos médicos de família.

Estas USF são já uma realidade em Coimbra. Inauguradas no dia 5 de Fevereiro, a USF Cruz de Celas e a USF Briosa são as primeiras instalações deste tipo, no concelho. A primeira encontra-se em funcionamento no Centro de Saúde Cruz de Celas, sob a coordenação de Miguel Mesquita. Os oito médicos, oito enfermeiros e seis administrativos constituem a restante equipa. Por seu lado, a USF Briosa está no Centro de Saúde Norton de Matos, e tem como coordenador Conceição Maia. Esta unidade integra seis médicos, cinco enfermeiros e cinco administrativos.

Ambas as unidades têm como principais objectivos melhorar a organização dos cuidados familiares e garantir uma boa qualidade de atendimento. “Aumentar a capacidade de resposta no atendimento aos utentes, em mais de 15 por cento”, é outra das metas a atingir, segundo os responsáveis.

“Uma reforma consensual”

“O nosso sistema de saúde está tão mal que tudo o que seja para melhorar é sempre bem-vindo”. Quem o diz é João Magalhães, residente na zona de Celas e que, por motivos de saúde, frequenta regularmente o Centro de Saúde.

Da mesma opinião é Catarina Silva, que entende que “desta forma, há uma maior libertação dos Centros de Saúde e uma melhor triagem”.

Estas opiniões acabam por ser o espelho do que as pessoas sentem em relação a esta reforma. Segundo o Ministro da Saúde, Correia de Campos, “esta reforma está a ser consensual e envolve a adesão e o apoio de gente de todas as opções políticas e partidárias”. O ministro sublinha ainda, que esta “é uma reforma ambiciosa, mas tem que progredir”.

As USF são um modelo inovador em que se entrega nas mãos dos profissionais a capacidade para se auto-organizarem, apresentando objectivos e metas concretas e comprometendo-se com a sua execução. O modelo organizacional é leve e flexível, que se contrapõe às tradicionais estruturas hierárquicas e burocráticas de poder e de decisão vertical.

Cada USF integra-se, em articulação com o respectivo centro de saúde, na rede nacional de prestação de cuidados de saúde primários. A organização do trabalho numa USF deve garantir boa acessibilidade aos utentes, nomeadamente através de uma resposta no próprio dia, podendo levar à realização ou marcação de uma consulta.

Cada médico de família é responsável pela prestação de cuidados aos seus utentes, mas o corpo clínico e restante equipa fazem intersubstituição no caso de ausência de qualquer um dos elementos, de modo a garantir a prestação de cuidados a todos os utentes inscritos na USF.

O horário de cada unidade é das 8 às 20 horas, todos os dias úteis, existindo em algumas USF prolongamento de horário, para além das 20 horas e aos fins-de-semana. Para marcar consulta, preferencialmente por telefone, cada Unidade tem um horário previamente designado.

Aos sábados, o contacto por parte dos utentes é feito obrigatoriamente por telefone. “O médico ou o enfermeiro verificam se a situação pode ser resolvida através de aconselhamento ou se é necessário marcar uma consulta para os dias seguintes, com o médico de família”, afirma Miguel Mesquita, coordenador da USF Celas. Em situações mais graves, o utente poderá vir a ter consulta no próprio dia. “Não queremos funcionar como um SAP, mas, se houver necessidade, o doente será observado no sábado na USF”, conclui o coordenador.

André Pereira
O Despertar

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Vaidosa

Dizem que tu és pura como um lírio
E mais fria e insensível que o granito,
E que eu que passo por aí por favorito
Vivo louco de dor e de martírio.

Contam que tens um modo altivo e sério,
Que és muito desdenhosa e presumida,
E que o maior prazer da tua vida,
Seria acompanhar-me ao cemitério

Chamam-te a bela imperatriz das fátuas,
A déspota, a fatal, o figurino,
E afirmam que és um molde alabastrino,
E não tens coração, como as estátuas.

E narram o cruel martirológio
Dos que são teus, ó corpo sem defeito,
E julgam que é monótono o teu peito
Como o bater cadente dum relógio.

Porém eu sei que tu, que como umópio
Me matas, me desvairas e adormeces
És tão loira e doirada como as messes
E possuis muito amor... muito amor-próprio.

Cesário Verde
(25 Fevereiro 1855 – 19 Julho 1886)

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Notas de Friedrich Nietzsche sobre o doutor Breuer de 15 de Dezembro de 1882

Quem nos protegerá a nós – os santos cépticos? Quem nos advertirá das ameaças contra o amor à sabedoria e o ódio à servidão? Será essa a minha missão? Nós, os cépticos, temos os nossos inimigos, os nossos Satãs, que minam as nossas dúvidas e espalham as sementes da fé nos locais mais subtis. Deste modo, matamos os deuses, mas santificamos os seus substitutos: professores, artistas, mulheres bonitas. E Josef Breuer, um cientista de renome, beatifica durante quarenta anos o sorriso adorado duma menina chamada Maria.

Quando Nietzsche Chorou
Irvin D. Yalom
Fotografia:
Maria São Miguel

Computadores usados por mulheres têm mais bactérias

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona revela que teclados e ratos utilizados por mulheres contêm mais bactérias.

O estudo analisou o ambiente de trabalho de 113 pessoas em diferentes escritórios dos Estados Unidos. De acordo com as análises, teclados e ratos usados por mulheres contêm entre três a quatro vezes mais bactérias do que os que estão dispostos em mesas usadas por homens.

As mesas utilizadas por mulheres registaram, em média, sete vezes mais bactérias que as masculinas. De acordo com o estudo, as mesas femininas parecem mais limpas e organizadas, mas concentram mais bactérias em função do grande número de objectos e alimentos dispostos nestes espaços.

O estudo refere que mulheres deixam sobre a mesa maquilhagem, doces e pacotes de bolacha com frequência muito maior que os homens, o que contribui para criar colónias de bactérias.

As mulheres também colocam sobre a sua mesa de trabalho anéis, brincos e colares que eventualmente tiram do corpo. Os acessórios, em geral com alguma quantidade de suor, acabam por infectar as mesas de trabalho.

Num artigo assinando pelo professor Charles Gerba, líder desta pesquisa, os homens aparecem como os donos das carteiras mais sujas. No caso dos homens, as suas carteiras são a principal colónia de bactérias levada para o trabalho. Os homens apresentam uma menor tendência para limpar as carteiras e menos cuidado ao manipular dinheiro e documentos.

A pesquisa foi financiada pela empresa Clorox, que vende material de limpeza para escritórios.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

José Afonso (2 Agosto 1929 – 23 Fevereiro 1987)

Canção de Embalar

Dorme meu menino a estrela d'alva
Já a procurei e não a vi
Se ela não vier de madrugada
Outra que eu souber será p'ra ti.

Outra que eu souber na noite escura
Sobre o teu sorriso de encantar
Ouvirás cantando nas alturas
Trovas e cantigas de embalar.

Trovas e cantigas muito belas
Afina a garganta meu cantor
Quando a luz se apaga nas janelas
Perde a estrela d'alva o seu fulgor.

Perde a estrela d'alva pequenina
Se outra não vier para a render
Dorme qu'inda a noite é uma menina
Deixa-a vir também adormecer.

FIC Notícias - "Os Palhaços não gostam de bananas"

Bem vindos a mais um Fic Notícias! Hoje, faremos o rescaldo do Carnaval.

Muitos foram os palhaços que aproveitaram as férias de Carnaval para andarem na rua livremente. Se, durante o ano, têm de vestir o engomado fato e dar o difícil nó da gravata, nestes dias apenas têm de sair à rua no mais puro do seu ser.

Carnaval no Rio:

Espantem-se as pessoas, mas nesta época carnavalesca não foi o Rio de Janeiro que apareceu nas primeiras páginas dos jornais mas, infelizmente, o Rio Tua. Parece que o incidente surgiu de uma brincadeira entre ambas as linhas daquela zona: “Lá vai uma lá vão duas, três carruagens a voar, uma é minha outra é Tua, outra é de quem a apanhar”. Acontece que ninguém tomou a iniciativa.

Os Palhaços e as bananas:

No arquipélago da Madeira, o Carnaval decorreu da forma habitual. Aliás, nada de especial aconteceu em relação aos outros dias do ano. Muita festa, barulho, e alguns palhaços com bastante jeito para trabalhar no circo. Porém, muitos foram os que apresentaram a demissão visto que já estão fartos de comer bananas. As suas exigências passam, agora, pelos tomates e outros produtos hortícolas.

Os parques da Câmara:

Subindo até à capital, encontrámos o Presidente da Câmara com uma cruz ao pescoço e com um sino na cabeça. Para falar com ele tivemos de subir dezenas de degraus e andar durante largos minutos à procura de um parque de estacionamento. “De que está mascarado, senhor Presidente?” “Então não dá para reparar? De Bom Jesus, de Braga”.

Ainda nesta metrópole, dois velhos amigos voltam a encontrar-se: um vestido de leão, outro de empresário. Tudo por causa de um pinto que voou para o Norte.

Esse pinto irá estar agora sob o comando de outro grande amigo de infância. Juntos formaram uma dupla de puro entretenimento no futebol português!

Foi o País bem no fundo!

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Chat com Deus

A história da criação do mundo já foi contada em prosa e verso, para crianças, deficientes visuais, no cinema, na televisão, em cds.

Faltava uma versão feita especialmente para os frequentadores de salas de chat online.

O site
The Irc Bible preenche a lacuna. Nele, a linguagem formal do Velho e do Novo Testamento é substituída por termos e abreviações típicos dos chats, nem sempre fáceis de decifrar.

O Génesis, por exemplo, começa com o tradicional “Deus entra na sala”.

Em determinado trecho, Ele pergunta se os participantes estão entediados com a conversa e convida-os: “Sejam então produtivos e multipliquem-se”.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

O equilíbrio entre o corpo e a mente

Caminho mental até à Índia

O Ioga é uma prática ancestral de origem indiana que visa diversos objectivos. Muitas são as pessoas que procuram o auto-conhecimento, o equilíbrio entre corpo e mente, a saúde física e espiritual e a comunhão com o seu todo. Por isto mesmo, existem dezenas de linhas de Ioga no mundo, que propõem não necessariamente caminhos contraditórios, mas sim, diferentes caminhos para alcançar os mesmos propósitos.

Rui Lopes é uma das pessoas que decidiu abraçar esta actividade. A vida que leva como professor de Educação Visual não o impede de dar aulas de Ioga no Centro Norton de Matos (CNM), em Coimbra. Convidado por pessoas ligadas à área, Rui Lopes decidiu aproveitar a oportunidade para transmitir o seu saber às pessoas que estão interessadas. “Tudo começou há oito anos”, afirma com uma certa nostalgia nas palavras. “Tive a possibilidade de participar em algumas iniciativas e comecei a entusiasmar-me”, recorda o professor. “Dado o primeiro passo, tudo vem por acréscimo”, conclui.

O Ioga já havia sido leccionado no CNM, mas, devido a vários factores, foi sujeito a um período de interrupção. Em Outubro de 2006, o CNM reabriu as portas a quem estivesse interessado em conhecer mais de perto tudo o que envolve o Ioga. Muita gente aderiu a esta iniciativa, atingindo mesmo cerca de 20 alunos por aula. Mas, para a maioria, toda esta curiosidade não passou disso mesmo. “Muitas pessoas têm uma ideia errada do que é verdadeiramente o Ioga”, argumenta o jovem professor de 33 anos. Contudo, com o decorrer das aulas, e após um “confronto” com a realidade, muitos alunos acabam por desistir. “Isto acontece porque o Ioga é um trabalho individual contínuo que requer muita concentração e empenho”, diz Rui Lopes. “E a maioria das pessoas quer aprender num curto espaço de tempo o que é preciso aprender durante anos”, continua.

Esta actividade está a atravessar por um período embrionário em Portugal. Nos inícios dos anos 60, já surgiam alguns pequenos grupos mas, devido à própria conjuntura que se vivia, não passou disso mesmo. Com o fim do fascismo, e após um período de abertura ao mundo, esta corrente foi-se integrando, de forma lenta, na sociedade portuguesa. Hoje em dia, poucos são os que nunca ouviram falar de Ioga. Porém, o número de praticantes ainda é limitado. “É necessário um período de adaptação por parte das pessoas”, sublinha Rui Lopes. “Afinal, o Ioga existe acerca de 7.000 anos, não é algo que se cria de um momento para o outro”, sustenta.

“O Ioga é uma forma de vida”

Rui Lopes, hoje professor de uma turma consistente de oito alunos, dos 25 aos 55 anos, sente-se feliz por ter escolhido este caminho. “A minha vida tem sofrido alterações constantes”, diz. Com um olhar seguro e uma voz adocicadamente calma, o professor afirma que a sua qualidade de vida melhorou de forma substancial. “Estar em Ioga permite viver de uma forma mais harmoniosa com tudo e com todos os que nos rodeiam”. Após um suspiro profundamente controlado, Rui Lopes afirma: “O Ioga é uma forma de vida”.

Teoricamente, o Ioga pode ser considerado como uma metodologia estritamente prática que conduz ao ‘samádhi’, ou seja, um estado de ‘hiperconsciência’, ‘megalucidez’, que só o Ioga proporciona. Tendo em conta as devidas proporções, o ‘samádhi’ pode ser comparado ao ‘nirvana’, do budismo.

O Ioga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações, nervos, entre outros órgãos. Como alguém um dia disse, “o Ioga não visa resolver as mazelas do trivial diário e sim a grande equação cósmica da evolução”.

sábado, 17 de fevereiro de 2007

Do you like me?

I am John Wilmot, second Earl of Rochester, that is it. Allow me to be frank: you will not like me.
This is my prologue, and I, do not want you, to like me.


" Do you like me now? Do you like me now? "

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Jornal Monizcipal - Tudo por uma letra...

Bem-vindos a mais um Jornal Monizcipal!

Na segunda-feira sentiu-se o maior sismo dos últimos 30 anos em Portugal. O sismo teve o seu epicentro no mar e teve a magnitude de 5,8 na escala de Richter. Após o abanar de velhas mentes que se verificou no domingo, chegou a altura de abanar a própria terra.

Há oito anos, a culpa foi da praia; este ano, a culpada foi a chuva. Se, em 1998, muita areia foi atirada para os olhos das pessoas, já no dia 11 deste mês os portugueses não meteram água. Contudo, a abstenção superou os 50%, o que demonstra o interesse que os portugueses têm no futuro.

O Caso Esmeralda continua nas salas dos tribunais. Após avanços e recuos, o General parece ser a pessoa mais indicada para lapidar este diamante ainda em bruto.

No que respeita à saúde, parece que a Gripe das Aves chegou ao nosso país. A águia do Benfica foi a primeira a ser afectada, após uma forte gripe devido à maresia da Póvoa do Varzim.

Internacional:
A morte de um polícia em Palermo, após a realização de um jogo de futebol da liga italiana, fez com que os jogos se realizassem à porta fechada por tempo indeterminado. É caso para dizer que o nome da cidade revela bem o estado actual do futebol.

Nos Estados Unidos, o senador Barack Obama anunciou a sua candidatura às eleições do Partido Democrata de onde sairá o candidato às presidenciais norte-americanas de 2008. Esta corrida promete ser bastante rápida, uma vez que Obama tem sangue queniano. Questionado acerca dos tumultos que terá de enfrentar, o candidato afirmou que já está “habituado a grandes ondas”. Afinal, ele nasceu no Hawai. Por seu lado, George W. Bush, ao saber da notícia, quis entrar em contacto com Obama para negociar material bélico e petrolífero. Só mais tarde se apercebeu que tinha percebido mal o nome da pessoa… Tudo por uma letra…

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Porque sim!

"Nunca um coxo treinou atletas para a maratona nem um mudo deu aulas de dicção.

Só os padres não prescindem de dar conselhos sobre a reprodução e a sexualidade!

Dá que pensar..."

http://solumabandonada.blogspot.com/

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Basta Pensar em Sentir


Basta pensar em sentir
Para sentir em pensar.
Meu coração faz sorrir
Meu coração a chorar.

Depois de parar de andar,
Depois de ficar e ir,
Hei de ser quem vai chegar
Para ser quem quer partir.

Viver é não conseguir.


Texto: Fernando Pessoa
Fotografia:
Bart

Cds com perna de pau e olho de vidro

O Capitão Gancho da Internet

Navegando pelos misteriosos mares do Ciberespaço, os piratas vão de encontro aos inimigos, pilhando os seus bens, sem qualquer moral. Em busca do local marcado pelo X, estes prisioneiros do teclado e com a bandeira negra da ilegalidade atravessam mares e oceanos sem fim. Contudo, há aqueles que, apesar de viajarem neste barco, não cometem algum crime.

"ATENÇÃO – A GNR-BT, nos auto-stops, começou a fiscalizar os cds piratas que temos no carro. Se os cds não forem originais ou então se não possuirmos aquele que deu origem à cópia, a viatura pode ser apreendida e sujeitamo-nos às respectivas sanções. Retirem urgentemente os cds piratas do carro, não vá o diabo tecê-las”.

Foram estas as palavras que circularam por inúmeras caixas de correio electrónico desde o final do ano passado.

O espanto foi geral e as incertezas em relação à veracidade do e-mail foram bastantes. Porém, tudo não parece ter passado de uma mera brincadeira.

Com a questão dos direitos de autor cada vez mais abordada na nossa sociedade, não é de estranhar todas as tentativas para os proteger. A cópia de qualquer objecto possuidor de direitos de autor para muitos não é moralmente aceitável, contudo, a lei esclarece de forma mais límpida toda esta questão.

De acordo com a Lei – Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos Artigo 81º – “é consentida a reprodução: a) Em exemplar único, para fins de interesses exclusivamente científico ou humanitários, de obras ainda não disponíveis no comércio ou de obtenção impossível, pelo tempo necessário à sua utilização; b) Para uso exclusivamente privado, desde que não atinja a exploração da obra e não cause prejuízo injustificado dos interesses legítimos do autor, não podendo ser utilizada para quaisquer fins de comunicação pública ou comercialização”.

Ou seja, se alguém copiar um cd e o utilizar apenas para uso privado – ouvir em casa, no carro – não há qualquer tipo de infracção. Agora, a posse anormal de diversas cópias, preparadas para serem comercializadas, aí sim, é ilegal.

Muitos são os autores que se sentem injustiçados com as cópias das suas obras, desde livros a cds de música, passando também pelos dvds e por muitos outros conteúdos. Actualmente, talvez seja mais visível a reprodução de obras musicais, essencialmente cds, uma vez que o acesso é mais facilitado. A Internet, que curiosamente serviu de transmissor desta mensagem de alarme, é o meio mais utilizado pelos ditos “piratas” para tomar posse dos “navios alheios”.

“Claro que senti algum receio ao ler o e-mail, mas duvidei da sua veracidade, visto que seria totalmente impossível apreender todos os cds copiados”, afirma João Silva, residente na zona de Celas.

Por outro lado, António Rodrigues não se mostrou surpreso ao ler o e-mail. “Já se esperava uma intervenção destas por parte das autoridades competentes”, afirma. “Os músicos, já pela sua profissão, não são muito respeitados. Pior acontece quando copiam o seu ‘ganha-pão’, impedindo-os de obter os lucros merecidos”.

Toda esta questão da reprodução dos cds levanta muitas outras que bailam pelo nosso salão cerebral. As novas tecnologias, espelhadas neste sexto continente que é a Internet, permitem um fácil acesso a inúmeros conteúdos de terceiros.

Várias posições são tomadas pelos próprios músicos. Se, por um lado, os Metallica processaram o Napster – programa de descarregamento de ficheiros, essencialmente músicas – por ver as suas obras difundidas livremente pela Internet, os Foo Fighters optaram por uma diferente perspectiva. “Não me importo que copiem os cds, desde que saibam as nossas músicas e gostem de nós”, afirma Dave Grohl.

No relatório de 2007 da Digital Music Report, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) anunciou o desejo de aumento de vendas da música digital. A IFPI informou, ainda, que as vendas de música digital estão muito próximas de representar um quarto de todo o facturamento do sector no mundo em 2010.

"Eu gostaria de anunciar que a queda nas vendas de cds está a ser compensada por um aumento na mesma proporção ou maior nas receitas online e móveis. Mas isso ainda não acontece numa escala global”, afirma John Kennedy, presidente-executivo da entidade.

As vendas de música caíram 4% no primeiro semestre de 2006 devido à pirataria e competição pelos gastos dos consumidores. O relatório afirma que os internautas fizeram no ano passado 795 milhões de downloads legais de músicas, um crescimento de 89% em relação a 2005. Os downloads foram feitos de quase 500 serviços de canções digitais disponíveis em 40 países.

Ter músicas no iPod não é ilegal. Ilegal é tê-las sem ter comprado os seus direitos, através da compra do cd ou da aquisição da música na Apple Store, por exemplo. Mas a GNR não pode, sem um mandato, exigir a apresentação dos originais.

Fiscalização de “pirataria”

O dever da prova está do lado de quem acusa, não do lado de quem é acusado. A constatação que os cds são copiados não é suficiente para provar que são ilegais. Compete às entidades competentes provar que a cópia é ilegal, e não ao contrário.

Segundo fontes oficiais, a fiscalização de “pirataria” não está no âmbito da Brigada de Trânsito, mas sim no das Brigadas Territoriais que trabalham em conjunto com a Inspecção-Geral das Actividades Culturais.

Apesar de não ter passado de um simples e-mail inocente, não quer dizer que os automobilistas não possam vir a ser alvo de medidas mais apertadas no que respeita à cópia de cds. Resta saber de que forma as autoridades poderão provar a ilegalidade das possíveis cópias. Um simples telemóvel possui músicas e programas que podem ser descarregados da Internet. Contudo, alertam-se todos os “Capitães-Gancho” para o pior. Mais tarde ou mais cedo, o relógio que se encontra na boca do crocodilo pode mesmo rebentar. A não ser que nos encontremos na “Terra do Nunca”. Tic-tac, tic-tac, tic-tac…

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Aborto pe(r)dido

Vergonha! É a palavra com que decido iniciar este texto. Posso aplicá-la ao facto de andarmos a discutir a morte em vez da vida, posso aplicá-la ao facto de andarmos a escolher entre Salazar e Cunhal, posso aplicá-la ao acto demissionário do Governo em convocar um Referendo que deveria ser resolvido no Parlamento. Colocar nas mãos de pessoas tão inteligentes, como é a esmagadora maioria do povo lusitano, uma questão tão importante como a interrupção voluntária da gravidez é simultaneamente um acto de coragem e cobardia totais.

Numa altura em que se fala de aborto tal como se fala de futebol, resolvi equipar-me a rigor e escrever algumas linhas sobre o tema.

Uma falta mal assinalada pelo árbitro não teria tanto efeito como este que ultrapassa idades, classes e religiões. Uns são a favor, outros contra, outros vêem-se espelhados em rábulas do Gato Fedorento… Mas, o que está em questão no referendo do dia 11 de Fevereiro? Somos contra o aborto? Claro que somos, todos! Sem sombra de dúvida, a maioria da população prefere evitar um aborto a cometê-lo. Mas a pergunta não se baseia na nossa opinião sobre o aborto. A frase que estará nos boletins de voto no próximo domingo é a seguinte: "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?". Por aquilo que consigo deduzir, não sou questionado se concordo com o aborto ou com a sua legalização, como muitos andam a dizer em praça pública.

Há vários pontos que necessitam de ser esclarecidos nesta matéria. As palavras-chave desta pergunta são: “despenalização”, “voluntária”, “primeiras 10 semanas” e “estabelecimento de saúde legalmente autorizado”. Muitos têm sido aqueles que confundem estas palavras com “liberalização”, “obrigatória”, “nas primeiras semanas de vida”, “estabelecimento de saúde sem condições”.

Na minha modesta opinião e, tendo em conta que a graduação dos meus óculos é a correcta, as palavras não são bem aquelas, roçando até os próprios antónimos.

O aborto voluntário sempre se praticou e sempre se continuará a praticar. E ninguém fica impune a isso, como é óbvio. O que está em causa é, se a mulher que pratica este acto voluntário até às 10 semanas, deva ser penalizada ou não (pena que vai até três anos de prisão, de acordo com a lei em vigor). Do meu ponto de vista, a resposta é não! Pode ser moralmente condenável mas quem, para além da mulher, tem o poder sobre o seu corpo? Quem, para além da mulher, sofre com as consequências físicas e psicológicas de um aborto mal feito e fora de tempo?

Muitas vozes se levantam do seu sepulcro de riqueza, dizendo que é um crime pecaminoso matar uma vida! Mas, calma… Então Jesus não teve vida inicial. Não houve fecundação por parte do espermatozóide de José no óvulo de Maria (até porque na época não se cometia esse tipo de pecado!). Por amor do vosso senhor! Se a vida começa a partir do momento em que há fecundação, então a pílula do dia seguinte (curiosamente também criticada pela Igreja Católica) também deve ser considerada uma forma de aborto. Se calhar, talvez seja melhor utilizar preservativo, para evitar abortar e arriscar qualquer contágio infeccioso (sei lá, talvez essas pequenas doenças que para aí andam… SIDA, Tuberculose, Hepatite…). Mas o Senhor do Vaticano, perdão, o Senhor do Céu não permite tal afronta à vida humana. Talvez seja melhor, antes de pensar em fecundação, pensar em evitar a penetração. A não ser que seja uma penetração em que não se corra o risco de engravidar… Se pensarmos um bocadinho, quem é que não pode engravidar? Pois, o leitor adivinhou, mas não acredito que senhores da Igreja cometam acto tão bárbaro. Nem há relatos que possam provar isso… Nem membros da Igreja presos…

Enfim, que o tal deus me perdoe (se é que existe mesmo – porque se existisse acho que já cá tinha vindo abaixo crucificar, ele próprio, uns poucos).

As minhas palavras estão-se a desviar, embora que de forma compreensível, do tema em debate. Esta junção de letras toma este rumo porque a esmagadora maioria dos representantes da Igreja Católica em Portugal defende, de forma imoral, o voto no “Não”. Que fique esclarecido que cada pessoa tem o seu direito de escolha, o que eu respeito e defendo! Como Voltaire um dia disse, “Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até à morte o vosso direito de dizê-lo”. Contudo, a forma como o voto negativo é “publicitado” pode ou não ser condenável. E, na minha opinião, grande parte dos argumentos dos defensores do “não” é completamente descabida.

“Se a lei for aprovada, uma mulher que aborte à 10ª semana e um dia, será na mesma penalizada”, é um dos argumentos. Claro que será penalizada. O limite é até à 10ª semana, será que a mulher não tem 70 dias em que possa pensar e ponderar o seu futuro e aquilo que deseja do seu corpo??? Tem que haver limites! “Se tivesse chegado um minuto mais cedo, não perderia o autocarro”. É óbvio, da próxima devo planear melhor a minha vida, de modo a não chegar atrasado. É uma comparação um tanto ou quanto desproporcional mas é idêntica! O nosso país tem viajado pelos “ses” ao longo dos anos… “Se D. Sebastião vier…”. “Se a Economia melhorar”, “Se tivéssemos ganho o jogo”, “Se…”, “Se…”, “Se…”… Enfim, tomemos outro rumo e apoderemo-nos dos pontos finais e dos pontos de exclamação! Abaixo as reticências e os falsos pontos de interrogação!

Segundo os dados da Federação Internacional de Planeamento Familiar, a interrupção voluntária da gravidez é considerada crime na Grã-Bretanha, Chipre, Espanha e Polónia (tal como em Portugal), sendo admitidas poucas excepções. Mas entre os 27 da União Europeia só Malta é totalmente contra o aborto, seja em que circunstância for. E a mulher que o praticar incorre numa pena de prisão entre 18 meses e três anos. Ou seja, estamos entre os países mais desenvolvidos da Europa!

Os defensores do “não”, que eu respeito profundamente, argumentam, ainda, que uma aprovação popular levará a uma liberalização do aborto, aumentando drasticamente as interrupções voluntárias de gravidez. Outro erro! O número de abortos não aumentará, até porque tenho a certeza absoluta, mesmo pertencendo ao género oposto, que nenhuma mulher aborte porque lhe dá prazer (“Não utilizámos preservativo, por isso vou abortar”)! Isso é desrespeitar a mulher como pessoa, como ser humano! Desrespeito esse que tem sido preconizado de forma sublime por aquela grande e nobre instituição que é a Igreja Católica.

Agora, o registo do número de abortos aumentará significativamente! Sem qualquer sombra de dúvida! Isto porque passarão a ser legalizados e efectuados em “estabelecimentos de saúde legalmente autorizados”. E não sei onde estará o mal, antes pelo contrário. Combater-se-á o aborto clandestino e proteger-se-á a integridade física e psicológica da mulher.

Os defensores do “sim”, ao contrário dos defensores do “não”, não estabelecem nenhuma obrigatoriedade! Os defensores do “não” afirmam que a mulher não pode e não deve abortar! Os defensores do “sim”, nos quais eu me insiro, defendem que a mulher deve escolher de forma livre, tendo em conta, como é óbvio, todos os pontos de vista e todas as opiniões. Aliás, é uma decisão que não é seguramente fácil, ao contrário do que os partidários do “não” tendem fazer parecer. Votar “sim” não significa obrigar as mulheres a abortar! Este é outro erro frequente que os defensores do “não” pretendem transmitir de forma incorrecta à população.

Nestas últimas semanas, tenho visto espalhados pelas ruas inúmeros cartazes a apelar ao voto no “sim” e no “não”. Não consigo compreender é a mente mesquinha daqueles que desenham pequenas crianças inocentes em amplos cartazes: “Tenho 10 semanas, não me mates!” Por favor… Ou então (e lá voltamos nós ao principal problema, na minha modesta opinião), as mais de 850 cartas que foram colocadas nas mochilas das crianças, apelando ao voto contra o aborto. Isto sucedeu no Centro Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal. Adivinhem quem foram os autores.

Como um grande amigo meu me disse há uns dias, “Se o “não” vencer, será, seguramente, o maior crime do século em Portugal”. E, apesar de ainda nos faltarem umas dezenas de anos para completarmos esta era, estou completamente de acordo.

Por mera curiosidade, no dia do Referendo – 11 Fevereiro – celebra-se a Independência do Estado do Vaticano (1929), segundo os tratados de Latrão
. Espero que este aniversário não seja angariador de muitos presentes. Para mim, apenas desejo que “me agradem, por favor”. Não fosse esse o título do primeiro disco dos Beatles gravado, coincidentemente, no dia 11 de Fevereiro de 1963 – “Please Please Me”.

André Pereira
Fotografia:
M. Lima

Grande Jornal: D. Afonso Henriques - "Referendo?"

Sejam bem-vindos ao “Grande Jornal”. Este é um espaço que dá voz a quem já não a tem mas transmite as ideias que persistirão para sempre. Desta forma, e tendo em conta a escolha dos “10 Grandes Portugueses”, surgiu a ideia de criar esta rubrica. Os intervenientes irão apresentar este jornal, analisando os acontecimentos mais importantes de cada semana. Para começar, nada melhor que alguém proveniente do “Início”. Colocámos a nossa armadura, apertámos o capacete, pegámos no escudo e desembainhámos a espada para ir ao encontro de D. Afonso Henriques.

“Abaixo os Mouros e os Galegos!!” Desculpem, não sabia que estava “no ar”. Este é o primeiro programa do “Grande Jornal” e o meu nome é Afonso I, mas sou mais conhecido por D. Afonso Henriques. Como é óbvio, não poderia deixar de ser eu a começar, aliás, se não fosse eu ninguém estava aqui. Como já devem ter reparado pelo meu sotaque sou de Guimarães. O quê? Não notaram? Ah, pois, isto é escrito… Pensava que era por videoconferência, como no meu tempo. Continuando… Vamos às notícias mais importantes desta semana:

Nacional:
O Referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez é já neste domingo. Esperem lá, referendo? As pessoas podem votar? Pensava que quem estava no poder é que mandava. Ah, agora é diferente, estou a perceber… Mas já que assim é, votem! Sim ou não, é opção vossa. Sou eu quem o diz! O rei! E não me desobedeçam, senão…

Internacional:
O Primeiro-Ministro José Sócrates deslocou-se à China com vista a estabelecer novas relações comerciais e a reforçar as já existentes. Mas, ao contrário do que se previa, por cá as pessoas é que ficaram de olhos em bico. “Em Portugal, os salários são dos mais baixos da União Europeia”. Foram estas palavras de Manuel Pinho que fizeram com que os portugueses se sentissem puros orientais.

Desporto:
Esta última jornada não foi muito favorável para os meus lados! O meu clube empatou com o Varzim. Mas estão-me aqui a dizer que o fim-de-semana até foi bueno. Bueno?!?!?! Tive eu tanto trabalho para derrotar a minha mãe, Teresa de Leão, e falam-me em castelhano?! O quê? Ah, o Bueno do Sporting… Pois, isto está cada vez pior. No meu tempo, lutei pelo orgulho Nacional contra os Buenos de Castela e mais tarde contra os Mouros, muitos de Alvalade. E agora acontece o contrário.

Quanto ao Benfica, não foi além de um empate. O treinador do Benfica, se quer conquistar o título, não pode apenas pedir ajuda a todos os santos. O meu conselho é fazer o mesmo que eu: em vez de se preocupar com a bola, preocupar-se com a bula do Papa. Já o Jaime Pacheco, para além de sorte, tem visto muitos vídeos das minhas batalhas.

O Porto, por seu lado, não tem estatuto para combater os mouros. Estavam à espera da “estrelinha de campeão”, mas afinal saiu-lhes outra estrela. Há muito tempo que ouço falar que o Porto é uma nação, mas estão muito enganados. Eu é que construí esta Nação que vai de Norte a Sul, passando pela Amadora, pois claro.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

«O noivado do sepulcro»

Um grupo de arqueólogos em Itália encontrou dois esqueletos humanos abraçados, sepultados há 5000-6000 anos. A descoberta foi feita num local de escavações perto de Mantova e entusiasmou os historiadores. Os dois esqueletos devem ser de um homem e de uma mulher, embora isso ainda necessite de confirmação. O casal morreu jovem porque a maioria dos seus dentes estava intacta e pouco desgastada. Os testes a que vão ser sujeitos vão, provavelmente, acabar com este abraço de vários milénios…

E não acho isso nada correcto…afinal estão juntos há mais de 5000 anos. Ninguém deveria separá-los agora…

Fonte:
Público

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Che (1960)

Não nego a necessidade objectiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor a sua própria força às relações entre os homens.
Che Guevara

Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che, nasceu em Rosário, Argentina, a 14 de Junho de 1928. Foi morto em La Higuera, Bolívia, a 9 de Outubro de 1967.

A sua imagem seria imortalizada por Alberto Korda (o seu nome verdadeiro é Alberto Diaz Gutierrez), fotógrafo nascido em Cuba em 1928. Korda ficou famoso por tirar uma simples fotografia que ficaria para a história como um verdadeiro símbolo do séc. XX.

A “cena” foi imortalizada no dia 5 de Março de 1960 durante um serviço fúnebre em memória das 136 vítimas da explosão do La Coubre durante a descarga de material explosivo no porto de Havana. Korda fotografava para o jornal cubano “Revolución”. Guevara participava no serviço fúnebre, numa tribuna, ao lado de outros dirigentes cubanos. Korda precisou de 45 segundos…após estes segundos, tinha nascido a fotografia que foi considerada pelo Maryland Institute College of Art “a mais famosa fotografia no mundo e símbolo do séc. XX.”

A fotografia apenas seria conhecida 7 anos mais tarde após a morte de Che Guevara, quando o editor italiano Giangiacomo Feltrinelli obteve os direitos de publicar o diário Boliviano de Guevara, publicando a imagem em formato de poster.

Korda, que nunca reivindicou quaisquer direitos sobre a fotografia, impediu várias vezes que a mesma fosse utilizada para fins comerciais, como num anúncio para uma marca de Vodka. Comunista convicto, disse numa entrevista: “Como defensor dos ideais pelos quais Che Guevara morreu, não me oponho à sua reprodução por aqueles que desejam difundir a sua memória e a causa da justiça social por todo o mundo, mas sou absolutamente contra a exploração da imagem de Che para a promoção de produtos como álcool, ou outros que possam denegrir a sua reputação.” Korda venceu o julgamento contra a companhia de Vodka e foi reembolsado em 50.000 dólares. O artista doou o dinheiro ao sistema médico cubano, “se Che Guevara fosse vivo, faria o mesmo”.

A imagem mais famosa de Che Guevara é o desenho do seu busto em alto contraste baseado na foto de Alberto Korda. Esta imagem foi reproduzida em diversas variações: algumas em vermelho e preto, outras em preto e branco, e algumas em preto e branco com uma estrela vermelha pelo
artista irlandês Jim Fitzpatrick, um artista muito mais conhecido por seus desenhos de divindades e seres da mitologia irlandesa.

É interessante comparar a posição dos olhos no original e na versão de Fitzpatrick. No original, os olhos são focalizados na área da frente de Guevara; no desenho, os olhos olham o horizonte. Há um significado heróico nesta posição nova; enquanto o original é humano, frágil, e tem uma falha, o seu olhar preocupado, o modificado mostra Che olhando para cima, com o rosto vazio e num acto agressivo, inclinando a cabeça para baixo como um touro pronto para atacar. O seu poster tornou-se um ícone do século XX. Foi o símbolo dos protestos contra a guerra do Vietname; dos Zapatistas, no México, na sua luta pela liberdade e autonomia.

A técnica de Fitzpatrick foi usada mais tarde por Andy Warhol com os mesmos processos gráficos que usou sobre retratos de Marilyn Monroe.

Esta é simplesmente a fotografia mais reproduzida no mundo: os cabelos ao vento, sob um barrete negro com uma estrela e os olhos fitando a linha do horizonte.

Korda começou a fotografar em festas de baptismo, casamentos e outras comemorações. Tempos depois, abriu um estúdio em Havana onde passou a dedicar-se à fotografia publicitária e de moda. Na altura em que fazia fotografias de moda, Korda viu uma menina cubana a fazer uma saia improvisada de papel para vestir uma boneca; percebeu que a boneca era apenas um pedaço de madeira e, sensibilizado, resolveu unir-se ao ideal revolucionário que prometia acabar com aquele tipo de infelicidade.

Alberto Korda
morreu em 2001, vítima de um ataque cardíaco durante uma exposição dos seus trabalhos em Paris.

Fontes:

· Art of a Change –
http://www.art-for-a-change.com/
· Arte Tv –
http://archives.arte-tv.com/
· Notas ao Café – http://notasaocafe.wordpress.com/
· Wikipedia – http://www.wikipedia.org/´

André Pereira

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Fonoteca Municipal - Música no Coração de Coimbra

O Canto da Sereia

A Fonoteca Municipal de Coimbra (FMC) existe há cerca de oito anos e é considerada por muitos como a “melhor da Península Ibérica”. Localizada na Casa da Cultura (CC), na Rua Pedro Monteiro, a FMC nasceu com o objectivo de construir a memória sonora de Coimbra, dando a oportunidade aos utilizadores de ouvirem a música ou os registos sonoros que melhor se identifiquem com a sua própria sensibilidade.

A Fonoteca Municipal foi recentemente transferida para o piso térreo da CC onde os utilizadores têm à sua disposição um espaço mais amplo, que alberga um espólio de mais de 9000 cds e dvds e cerca de 24 mil discos em vinil.

Tal como num crescendo de uma ópera de Wagner, a colecção aumenta diariamente, através da aquisição contínua de obras musicais. O espaço coloca à disposição dos utilizadores todos os géneros musicais, classificados em: Músicas Tradicionais / World Music, Jazz e Blues, Rock, Música Clássica, Música Contemporânea, Músicas Funcionais, Fonogramas não musicais e Fonogramas para crianças. A Fonoteca possui, ainda, dois fundos específicos: a Canção Coimbrã e a Canção da Resistência.

Mário Nunes, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, afirma que a Fonoteca é a “melhor discoteca da Península Ibérica”. O responsável camarário baseia-se na enorme quantidade e qualidade de obras musicais. Revela ainda que “os interessados nestas coisas, que já visitaram muitas fonotecas em Portugal e Espanha, dizem que esta é a melhor”.

Pessoalmente, Mário Nunes tem um especial carinho e orgulho nas obras de Mozart e Fernando Lopes de Graça, “dois compositores de elevada qualidade que embelezam a nossa colecção”.

Grande parte do espólio ali encontrado, principalmente no que ao vinil diz respeito, é proveniente da RDP: “existem na Fonoteca muitas edições raras, que foram doadas pela RDP e abrangem os seus 60 anos de actividades”.

A ideia é ter “todas as áreas musicais” e que ali esteja sempre presente “a última novidade”, refere o vereador. “Não podemos viver apenas do passado”, conclui. Esta junção do passado com o presente permite manter um número significativo de utentes que se tem alargado a olhos vistos.

A discoteca permite a audição local e o empréstimo domiciliário de cds e dvds musicais, dispondo, também, de equipamento adequado para a sua utilização no próprio local. “A excelência do serviço e as condições que proporcionamos – desde as obras em si até à literatura sobre os compositores – são factores da qualidade que queremos assegurar”.

Pequenos grandes pedaços de música

A Fonoteca tem em seu poder, ainda, dispositivos técnicos para a regravação e recuperação dos títulos. Assim, os munícipes de Coimbra detentores de registos fonográficos antigos, em disco ou fita magnética, nas áreas da Música da Resistência e da Canção de Coimbra, podem cedê-los à Fonoteca, a título de empréstimo, com o objectivo de transpor o material para “registos mais fiáveis e duradouros”, devolvendo-o de seguida ao seu proprietário.

Diariamente, são mais de 70 as pessoas, na sua maioria estudantes, que frequentam este espaço rodeado por pequenos grandes pedaços de música. Lá fora, o sol de Inverno aquece as folhas caídas no jardim, enquanto que cá dentro o sol transforma-se em clave e o jardim que nos envolve é composto por folhas pautadas. Há muitas semelhanças entre este pequeno espaço sobrecarregado de compassos e notas musicais, e a Natureza que nos abraça através do Jardim da Sereia. Com passos de bailarina, dançamos na nossa mente ao sabor de uma sinfonia de Beethoven ou choramos de forma compulsiva ao ouvir os gemidos da guitarra de Carlos Paredes. Percorremos o mundo no acordeão de Astor Piazzolla, e abanamos o corpo ao som do piano de Ray Charles.

“É um local onde adoro estar sentado a ouvir a música que gosto”, afirma Rui Miguel. “Fecho os olhos, e imagino-me a voar rumo ao infinito, é uma sensação magnífica”, conclui o estudante universitário.

Brevemente, o espaço será alargado com mais uma sala, que servirá “de complemento com actividades práticas” ao que já se realiza na Fonoteca. A ideia é criar um local onde se possam fazer exposições ou concertos que levem mais pessoas à casa da música. O objectivo é que as obras estejam prontas até ao final da Primavera, para se fazer a “animação de Verão na Fonoteca”, espera a chefe daquela secção.

À saída, sentimos que o mundo que percorremos naquele pequeno espaço se resume, apenas, a um Mundo Maravilhoso cantado e tocado pela lenda do Jazz Louis Armstrong. Abrimos a porta, olhamos o andar apressado do mundo e vem-nos à ideia uma frase de Nietzsche: “Sem música, a vida seria um erro”.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Fic Notícias - O País bem no fundo

Bem-vindos a mais um FIC Notícias.

A notícia de abertura é de elevada importância para o país: Frederico vai, finalmente, casar com Floribella. O anúncio do casamento foi feito no episódio nº57.978 desta fantástica novela.

Voltemos às notícias menos importantes:

Portugal está a atravessar um período de muito frio. As temperaturas desceram tanto que, em algumas localidades, chegaram a atingir valores negativos. Contrastando com este ambiente, a luta entre o sim e o não vai aquecendo de dia para dia.

Afinal Frederico e Floribella já não vão casar! É uma triste notícia para o País. Façamos um minuto de silêncio…

Desporto:
A última jornada foi uma jornada bastante religiosa. Senão vejamos: o Benfica participou na Ceia, o FC Porto entrou em tempo de Quaresma e o Sporting continuou a distribuição de boas acções
.
Os pastéis de Belém serviram de aperitivo para a refeição. Luisão ficou encarregue de levar o vinho enquanto que Costinha se responsabilizou pelo frango. Jesus foi o anfitrião e Simão o apóstolo convidado. Os Santos também estiveram presentes, bem como uma personagem religiosa do "Código da Vinci", Silas.

Por seu lado, o FC Porto deslocou-se a Leiria, mas a visita tomou contornos conturbados para a equipa azul e branca. O tempo de Quaresma chegou mais cedo e os sacrifícios irão certamente aumentar. Foi uma sexta-feira santa para os milhares (para não dizer milhões!) de leirienses presentes no sobrelotado Estádio Municipal de Leiria. Agora, paciência é o que se pede aos jogadores do Porto.

Por fim, o Sporting fez uma boa acção e repartiu o resultado com o Boavista. Bento é que parece que começou a ver pior, uma vez que accionou uma autêntica Via Verde para os seus rivais da 2.ª Circular.

PENÚLTIMA HORA: Frederico e Floribella vão mesmo casar!

Internacional:
O Terrorismo continua a dizimar milhares de pessoas pelo mundo. Mas agora, parece que vai chegar a Portugal. Tudo depende dos resultados do dia 11, não de Setembro, mas de Fevereiro. Quem terá escrito isto? Quem é o responsável pelo teleponto? Senhor Padre, sinceramente... As rotundas da sua cidade devem ter feito a sua cabeça andar à roda.

ÚLTIMA HORA: Casamento cancelado – Frederico e Floribella estão de novo zangados. Parece que se resolverá mais rápido o caso "Apito Dourado" do que o casamento entre estes dois.

Foi o País bem no fundo. Até para a semana!