sexta-feira, 31 de agosto de 2007

DesPorto, Évora, Osaca e Lisboa

Após um mês de ausência, o Fic Notícias regressa ao mundo da comunicação nacional. De referir que estas férias foram forçadas, uma vez que, durante o período de Verão, ninguém trabalha. “Ele não está, foi de férias”, “Vai ter de ligar no próximo mês”, “Importa-se de deixar recado?”. No entanto, o descanso deste jornal de renome internacional, quiçá nacional, foi inteiramente merecido por toda a sua vasta equipa que tem trabalhado arduamente para trazer até si os mais fictícios eventos noticiosos do panorama actual. Esta semana, deixamo-vos com as novidades desportivas:


Évora no Japão

Nelson Évora sagrou-se campeão do mundo no triplo salto em Osaca, Japão. O atleta do Benfica mostrou-se “muito feliz pelo feito alcançado”, dedicando a vitória a todos os que o apoiaram. Quanto ao segredo para o sucesso, o atleta aponta dois pontos essenciais: muito trabalho e o ex-treinador do Benfica. “Sem o exemplo de Fernando Santos, não teria conseguido atingir esta marca. Nunca vi ninguém a saltar do banco encarnado como ele”.


Sem metros de Obikwelu

A prova dos 100 metros em que Francis Obikwelu “participou” pode-se comparar à forma como o Governo tem actuado em relação à OTA. O atleta prometia muito mas, após várias hesitações, acabou por ser desclassificado e nunca mais se ouviu falar dele.


O Engenheiro do Tenta


Depois de ter recebido o cognome de “Engenheiro do Penta”, ao serviço do Futebol Clube do Porto, Fernando Santos é agora conhecido pelos adeptos benfiquistas como o “Engenheiro do Tenta”. Tentou vencer o campeonato, tentou ganhar a Taça, tentou ganhar jogos, tentou jogar futebol, tentou… No entanto, a equipa afundou-se cada vez mais. O que já seria de esperar, até porque “para baixo todos os Santos ajudam”.


Jesualdo Ferreira volta a lavar os dentes

Após uns dias sem passar a escova pela sua dentição, o treinador do Futebol Clube do Porto pode voltar a sorrir. Depois de ter perdido a escova de dentes no Estádio Municipal de Leiria, frente ao Sporting, Paulo Bento fez-lhe a vontade e devolveu-a no fim-de-semana passado. Quem não ficou a rir foi o treinador dos leões que, desta forma, perdeu o seu tão fiel amigo pente.


Pepe Legal

O defesa-central luso-brasileiro pode ser chamado à selecção portuguesa. O jogador do Real Madrid pode-se juntar, assim, aos portugueses Deco e Scolari. Este último adiantou que, apesar de ter convocado o central, quem escolhe a equipa é o treinador: “Pepe Legal, para pensar estou cá eu”, afirmou em tom “Babaluliano”.


* Faleceu terça-feira o jogador sevilhano Antonio Puerta. Esta é uma situação bastante triste que, infelizmente, tem vindo a ocorrer com “alguma” frequência. Várias imagens nos vieram à mente, tal como a queda do húngaro Fehér ou do camaronês Foé. O bailado terminou para este jovem que tinha a minha idade… Aqui deixo o meu pesar à família do jogador e a todos os adeptos de futebol.

André Pereira
O Despertar

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

As crianças da Fundação Nônô

A Fundação Nônô (FN) é uma instituição que visa ajudar crianças com doenças raras apoiando, também, as condições sociais e psicológicas das suas famílias.

Numa fase inicial, a ajuda irá recair nas meninas com Síndroma de Rett, doença rara que, apesar de ser a segunda maior em número de casos a seguir ao Síndroma de Down, não é de fácil identificação até aos 18 meses de idade.

Esta fundação conta com o apoio de várias entidades, entre elas a empresa EQW que se propôs a retribuir grande parte dos seus lucros para a FN, como toda a colaboração dos seus funcionários e meios físicos que detenha.

Uma das formas das pessoas colaborarem é ligar para o número
760 10 45 21

O preço da chamada é de 0,60€. Deste valor, 0,40€ reverterão a favor da Fundação Nônô.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A morte bateu-lhe à Puerta

Faleceu ontem, no Hospital Virgen del Rocio, o jogador sevilhano António Puerta. O jogador proveniente das escolas do clube andaluzo, com apenas 22 anos de idade, caiu inanimado durante o jogo de sábado frente ao Getafe.

O seu último troféu será a título póstumo: a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo, que o governo espanhol irá conceder ao futebolista.

Esta é uma situação bastante triste que, infelizmente, tem vindo a ocorrer com “alguma” frequência. Várias imagens nos vieram à mente, tal como a queda do benfiquista Fehér ou do camaronês Foé.

O bailado terminou para este jovem que tinha a minha idade…

Aqui deixo o meu pesar à família do jogador e a todos os adeptos de futebol.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Portugal também é Évora

Nelson Évora sagrou-se ontem campeão do mundo no triplo salto em Osaca, Japão.

Com um salto de 17,74 metros no terceiro ensaio, Évora, 23 anos, ultrapassou o brasileiro Jadel Gregorio (17,59 metros) e o norte-americano Walter Davis (17,33 metros), antigo detentor do título.

Com esta marca, Nélson Évora bateu o recorde nacional da modalidade, acrescentando 23 centímetros à sua antiga melhor marca.

Infelizmente, este salto do atleta português não se alastrou aos meios de comunicação portugueses que, como é hábito, preferem dedicar primeiras páginas a assuntos tão importantes como a 378ª contratação do Benfica para esta temporada ou a nova pasta de dentes de Jesualdo Ferreira.

Falo dos jornais desportivos (o que é uma contradição!!), já que os generalistas referem o feito deste nosso novo herói nacional. Mas o caminho será o mesmo, a queda no esquecimento. Enquanto uns ocupam páginas de jornais a desvendar mais um “segredo de Fátima”, outros elevam o nome do nosso país e nós nem sabemos…

Foto: Ruben Sprich/Reuters

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Vou à Lua e vou a Marte

Na noite do dia 27 para 28 de Agosto, o planeta Marte vai estar a menos de 20 milhões de quilómetros da Terra, pela primeira vez em 73 mil anos, oferecendo assim uma oportunidade única de observação.

O planeta vermelho afasta-se, por vezes, até 400 milhões de quilómetros, mas esta noite vai estar mais próximo, o que facilitará o exame de detalhes da sua superfície.

A última vez que Terra e Marte estiveram tão próximos foi há 73 mil anos, numa época em que o homem se aventurava para além de África e onde, na Europa, apenas os homens de Neantherdal puderam observar um disco ocre muito grande no horizonte nocturno.

O grande período de afastamento entre os dois planetas deve-se principalmente à complexidade da mecânica celeste, mais precisamente às especificidades das órbitas de Marte e da Terra.

Enquanto o nosso planeta leva 365,25 dias para dar uma volta inteira ao sol, Marte precisa de duas vezes este tempo (686,98 dias) para fazer o mesmo. Sendo assim, os dois planetas só se encontram do mesmo lado do sol uma vez em 780 dias.

Entretanto, todos estes encontros celestes não são equivalentes devido a pequenas diferenças e, afinal de contas, apenas uma vez em cada 79 anos Marte e Terra se encontram na mesma posição.

O planeta vermelho já esteve assim tão perto da Terra no dia 22 de Agosto de 1924, a cerca de 55,777 milhões de km, o que de qualquer maneira está muito longe da distância de 19,446 milhões de km que hoje deve alcançar.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Olá, tu por aqui?

- Ela saiu, não sorriu, mal me olhou, mas deixou ficar
O nosso amor pelo chão para eu arrumar
Deixou a dor a correr e a saudade na nossa mesa
Deixou o amor por fazer e a tristeza no ar

- Quando ela entrou, e sorriu-me, e olhou-me, não deixou ficar
O nosso amor pelo chão para eu arrumar
Pôs a ternura a aquecer toda a noite à lareira
Pôs o amor a correr e a alegria no ar, para eu cantar:

- Olá! Tu por aqui?
- Olá... então como vais?
- Tudo vai bem?
- Olha, tudo vai mal para mim.
- Mas tudo vai mal porquê?

- Foi um amor que eu perdi,
Ela partiu, eu fiquei...
Se a encontrares, diz-lhe que eu estou por aqui
- Se a encontrar, direi.

- Ela saiu, não sorriu, mal me olhou, mas deixou ficar
O nosso amor pelo chão para eu arrumar
Deixou a dor a correr e a saudade na nossa mesa
Deixou o amor por fazer e a tristeza no ar

- Ela voltou, e sorriu-me, e olhou-me, e não quis deixar
O nosso amor pelo chão para eu arrumar
Pôs a ternura a aquecer toda a noite à lareira
Pôs o amor a correr e a alegria no ar, para eu cantar:

- Olá! Tu por aqui?
- Olá, então como vais?
- Tudo vai bem?
- Não, tudo vai mal para mim...
- Mas tudo vai mal porquê?

- Foi um amor que eu perdi,
Ela partiu, eu fiquei...
Se a encontrares, diz-lhe que eu estou por aqui
- Se a encontrar, direi.

- Olá! Tu por aqui?
- Olá, então como vais?
- Tudo vai bem?
- Tudo vai mal para mim.
- Mas tudo vai mal porquê?

- Foi um amor que eu perdi,
Ela partiu, eu fiquei...
Se a encontrares, diz-lhe que eu estou por aqui
- Se a encontrar, direi.

Paulo de Carvalho
Imagem: Direitos Reservados

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Be Right Back

"Todas as religiões prometem uma recompensa... pela excelência de propósitos ou do coração, mas nenhuma pela excelência do cérebro ou do discernimento. "
Schopenhauer

sábado, 18 de agosto de 2007

China trata viciados em Internet com choques eléctricos

Uma técnica medicinal tradicional na China, caracterizada pelo uso de choques eléctricos de baixa voltagem, está a ser utilizada em clínicas para combater o «vício em Internet», problema que atinge 14% dos adolescentes chineses.

O alarme soou na passada quinta-feira, quando o jornal Washington Post publicou uma reportagem sobre os métodos da Base de Crescimento Psicológico para Adolescentes Chineses, um hospital militar no distrito de Daxing, em Pequim. Desde então, o director da instituição não parou de receber telefonemas.

«Quase todas as agências estrangeiras ligaram. Expliquei-lhes que são exames das ondas cerebrais e que se trata de uma técnica médica tradicional de baixa voltagem para relaxar», disse Tao Ran, médico militar que dirige o centro.

O centro de Daxing, o mais antigo e o maior dos oito que há na China, foi inaugurado em 2005. No local, estão internados cerca de 30 internos com entre 12 e 24 anos. No Verão chinês, este número chega a 70.

O hospital oferece serviços gratuitos para famílias pobres que não podem pagar os 1.192 dólares mensais de um tratamento de três meses (a renda per capita anual na China é de 1.700 dólares).

«Li a reportagem, mas não utilizamos choques eléctricos. Viram que as crianças tinham eléctrodos na cabeça e nos pés e pensaram que era isso. Mas os da cabeça são para controlar as ondas cerebrais», explicou Tao, psicólogo especializado em toxicomanias. Quanto aos pés, o médico diz tratar-se de «uma máquina para reajustar o relógio biológico».

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

domingo, 12 de agosto de 2007

Orfeu Rebelde

Orfeu rebelde, canto como sou:
Canto como um possesso
Que na casca do tempo, a canivete,
Gravasse a fúria de cada momento;
Canto, a ver se o meu canto compromete
A eternidade do meu sofrimento.

Outros, felizes, sejam os rouxinóis...
Eu ergo a voz assim, num desafio:
Que o céu e a terra, pedras conjugadas
Do moinho cruel que me tritura,
Saibam que há gritos como há nortadas,
Violências famintas de ternura.

Bicho instintivo que adivinha a morte
No corpo dum poeta que a recusa,
Canto como quem usa
Os versos em legítima defesa.
Canto, sem perguntar à Musa
Se o canto é de terror ou de beleza.


Miguel Torga
(12 Agosto 1907 – 17 Janeiro 1995)

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

À Espera do Fim

Vou andando por aí, sobrevivendo à bebedeira e ao comprimido
Vou dizendo sim à engrenagem e ando muito deprimido
E é difícil encontrar quem o não esteja, quando o sistema nos consome e aleija
Trincamos sempre o caroço, mas já não saboreamos a cereja.

Já houve tempos em que eu tinha tudo não tendo quase nada
Quando dormia ao relento ouvindo o vento beijar a geada
Fazia o meu manjar com pão e uva, fazia o meu caminho ao sol ou à chuva
Ao encontro da mão miúda que me assentava como uma luva.

Se ainda me queres vender, se ainda me queres negociar, isso já pouco me interessa
Perdemos o gosto de viver, eu a obedecer e tu a mandar, os dois na mesma triste peça
Os dois à espera do fim

Tu tens fortuna e eu não, podes comer salmão e eu só peixe miúdo
Mas temos em comum o facto de ambos vermos a vida por um canudo
Invertemos a ordem dos factores, pusemos números à frente de amores
E vemos sempre a preto e branco o programa que afinal é a cores.

Se ainda me queres vender, se ainda me queres negociar, isso já pouco me interessa
Perdemos o gosto de viver, eu a obedecer e tu a mandar, os dois na mesma triste peça
Os dois à espera do fim
Só à espera do fim…

Letra: Jorge Palma
Fotografia: João Ferreira

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Grande Corrida de Gala à Antiga Portuguesa

Campo Pequeno - Lisboa - 21h30

Toiros de Pinto Barreiros para Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, João Moura Caetano e João Ribeiro Telles. Forcados amadores de Santarém, Lisboa e Aposento da Moita.

Sim, vamos lá matar uns animais que eles não sofrem nada! E isto não é nada primitivo, ora essa… Isto é digno de qualquer grande homem das cavernas.

De facto é uma luta de igual para igual (animal vs animal). Agora abusei. Peço imensa desculpa ao toiro, não o quis ofender.

Spider Pig


Spider pig, spider pig does whatever a spider pig does. Can he swing from a web? No, he can’t. He’s a pig. Look out, he is a spider pig!

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Faculdade de Ciências desenvolveu o mCrash contra intrusões e danos de avarias

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um novo software de protecção contra programas defeituosos, erros de utilizador ou vírus informáticos em telemóveis, anunciou hoje fonte universitária.

«É um programa que está para os telemóveis como o "crash test" está para os automóveis», disse à agência Lusa Mário Zenha Rela, investigador do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC.

Denominado mCrash o novo programa visa proteger os telemóveis «contra intrusões erróneas ou maliciosas e evitar os danos resultantes de avarias que possam causar danos irreparáveis».

Permite testar a robustez do software de dispositivos móveis através da injecção automática de perturbações nos telemóveis, análise dos resultados obtidos e identificação do problema.

O programa não se destina a ser utilizado pelos consumidores finais, antes a empresas responsáveis pelo desenvolvimento de software para telemóveis, explicou.

Coordenada por Mário Zenha Rela e financiada pela Fundação para Ciência e Tecnologia, a investigação está em fase de conclusão.

«O programa já foi submetido a vários testes em dispositivos móveis, com excelentes resultados», garantiu.

Entretanto o DEI/FCTUC já iniciou contactos com a indústria tendo em vista a comercialização do novo software.

Destinada a aumentar a segurança dos telemóveis, a investigação partiu da premissa de que aqueles dispositivos «estão a transformar-se, progressivamente, em verdadeiros computadores pessoais móveis, o que anuncia uma revolução social sem precedentes».

«Em breve será possível utilizar os telemóveis como meio de pagamento e mesmo como sistema de identificação pessoal», acrescentou.

Actualmente, segundo Mário Zenha Rela, o problema consiste no facto de muitos produtos não integrarem protecção contra programas defeituosos ou erros de utilizador, situação agravada pela disseminação de vírus informáticos nos telemóveis.

«O funcionamento correcto destes aparelhos será vital para o normal funcionamento das sociedades modernas», sublinhou o investigador.

domingo, 5 de agosto de 2007

The Heart Tree

Just a few more for the bad days...

sábado, 4 de agosto de 2007

Livro de Hitler pode ser publicado na Alemanha

O livro “Mein Kampf”, de Adolf Hitler pode voltar a ser publicado na Alemanha. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial que o livro fora proibido pelos defensores da Democracia.

Este é um dos símbolos que o maior líder mundial do século XX deixou aos seus discípulos. Escrito na prisão entre 1923 e 1924, esta Bíblia trouxe ao mundo questões que viriam, mais tarde, a ser utilizadas na construção e edificação do Terceiro Reich.

André Pereira

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Homem morde cão

Depois de ter passado pela Rádio e pelos livros encontra, curiosamente, a realidade. Em Lisboa, um homem mordeu um cão.

Foi ontem à tarde, no Rossio, onde a realidade se confundiu com a ficção. Um homem, de seu nome José Gato, era um dos muitos visitantes da Feira Canina de Lisboa. Até então tudo normal, não fosse o facto de Gato ter mordido um cão que se preparava para o atacar. Segundo testemunhas, o sucedido foi simultaneamente cómico e dramático, uma vez que o pastor alemão acabou por falecer com os caninos espetados no focinho. Por seu lado, José Gato, após uma ida ao dentista para recuperar os dentes, encontra-se em casa a recuperar.

André Pereira

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Rua Sésamo - Egas e Becas à pesca

Quem não se lembra deste episódio?

“Peixe, peixe, peixe!”

Saudades, muitas saudades…

Faculdade de Ciências desenvolveu o mCrash contra intrusões e danos de avarias

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um novo software de protecção contra programas defeituosos, erros de utilizador ou vírus informáticos em telemóveis, anunciou hoje fonte universitária.

«É um programa que está para os telemóveis como o "crash test" está para os automóveis», disse à agência Lusa Mário Zenha Rela, investigador do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC.

Denominado mCrash o novo programa visa proteger os telemóveis «contra intrusões erróneas ou maliciosas e evitar os danos resultantes de avarias que possam causar danos irreparáveis».

Permite testar a robustez do software de dispositivos móveis através da injecção automática de perturbações nos telemóveis, análise dos resultados obtidos e identificação do problema. O programa não se destina a ser utilizado pelos consumidores finais, antes a empresas responsáveis pelo desenvolvimento de software para telemóveis, explicou.

Coordenada por Mário Zenha Rela e financiada pela Fundação para Ciência e Tecnologia, a investigação está em fase de conclusão. «O programa já foi submetido a vários testes em dispositivos móveis, com excelentes resultados», garantiu.

Entretanto o DEI/FCTUC já iniciou contactos com a indústria tendo em vista a comercialização do novo software.

Destinada a aumentar a segurança dos telemóveis, a investigação partiu da premissa de que aqueles dispositivos «estão a transformar-se, progressivamente, em verdadeiros computadores pessoais móveis, o que anuncia uma revolução social sem precedentes». «Em breve será possível utilizar os telemóveis como meio de pagamento e mesmo como sistema de identificação pessoal», acrescentou.

Actualmente, segundo Mário Zenha Rela, o problema consiste no facto de muitos produtos não integrarem protecção contra programas defeituosos ou erros de utilizador, situação agravada pela disseminação de vírus informáticos nos telemóveis.

«O funcionamento correcto destes aparelhos será vital para o normal funcionamento das sociedades modernas», sublinhou o investigador.

Portugal Diário