sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sacanas...

Acho que foram estes os gansos que derrubaram o US Airways!

Liga-te ao mundo


Sempre pensei que a conferência de imprensa dada ontem pelo Primeiro-Ministro fosse para informar do desconto que o Magalhães tem se for comprado no Freeport.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A vaca tem 6 lados

«O pássaro de que vou falar é o mocho. O mocho não vê nada de dia, e à noite é mais cego que uma toupeira. Não sei grande coisa do mocho, por isso vou continuar com outro animal que vou escolher: a vaca.

A vaca é um mamífero. A vaca tem 6 lados: o da direita; o da esquerda; o de cima; o de baixo; o de trás, que tem um rabo, o qual tem um pincel pendurado (com este pincel espantam-se as moscas para que não caiam no leite); a cabeça serve para que lhe saiam cornos e também porque a boca tem de estar nalgum lado (os cornos são para a vaca combater com eles).

Pela parte de baixo tem leite. Está equipada para que se possa ordenhar. Quando se ordenha, o leite vem e não pára nunca. Como é que se desenrasca a vaca, nunca compreendi, mas o leite cada vez sai com mais abundância.

O marido da vaca é o boi. O boi não é mamífero. A vaca não come muito, mas o que come, come duas vezes, portanto já tem bastante. Quando tem fome, muge. Quando não diz nada é porque está cheia de erva por dentro. As suas patas chegam ao chão. A vaca tem o olfacto muito desenvolvido, pelo que se pode cheirá-la desde muito longe. É por isso que o ar do campo é tão puro.»


Redacção de um puto francês que, há uns anos, andou a circular pela net
(a redacção, não o puto)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pantera

Não se deu por isso, é verdade. Nem uma referência de rodapé. Mas ontem o genial Eusébio da Silva Ferreira comemorou o seu 67º aniversário. Parabéns Rei!

domingo, 25 de janeiro de 2009

E foi assim...

Obrigado a todos!

A, R, T e M: Ainda não morreu, ainda....
L: Já utilizei, e não foi para o queijo. Ah ah ah (sorriso maquiavélico, ou pelo menos, tentativa de)
N: Preferia que tivesse sido um heterónimo meu a provar aquilo.

sábado, 24 de janeiro de 2009

The All Star Project

Os The All Star Project foram uma das mais agradáveis surpresas da música portuguesa nos últimos anos. Originária de Leiria, esta banda emprega uma sonoridade alternativa, navegando por estilos diferentes que se unem num só, e muito bem!

O primeiro álbum “Berlengas Connection” deu início a um percurso que se vislumbra longo. As guitarras, a bateria e o teclado empregam sons inovadores que nos transportam para um filme passado algures entre Marte e Júpiter (não necessariamente entre estes dois planetas, mas dá jeito nomear alguns, para que a metáfora funcione. Podia dizer entre Vila do Conde e Alfornelos, mas a mesma não faria muito sentido).

Depois deste parêntesis galáctico, talvez seja mesmo melhor arranjar uma explicação mais plausível que defina o género musical dos The All Star Project. Influências várias, passando por Pink Floyd, The Beatles, Spiritualized e My Bloody Valentine. Todos deram uma forte ajuda na construção do seu mais recente álbum “Your Reward… A Bullet”, um álbum claramente pós-rock. Porém, este ano de 2009 contará com um novo trabalho dos leirienses que assinaram recentemente contrato com a produtora independente norte-americana “Forgotten Empire Records”, permitindo um alargamento a novos mercados, para além do alemão, belga, inglês e japonês, já explorados pela sua editora “Rastilho Records”.

“Desconhecidos localmente, aproveitados globalmente” poderia muito bem ser o slogan desta banda. A verdade é que os TAP foram convidados a colocar a sua música “Empire” num filme do Andy Warhol. Sim, é verdade, não leram mal. O convite surgiu pelo IMAGO, Festival Internacional de Cinema, e consistiu em criar uma banda sonora original que seria executada ao vivo durante a rodagem do filme e que servisse de abertura ao festival em 2007. Assim foi.

A progressão dos TAP está a ser visível e, caso disso, são muitos dos prémios que já receberam. O segundo EP, “Something to do with death”, lançado em 2006, foi escolhido pelos ouvintes da RUC – Rádio Universidade de Coimbra como o melhor português do ano passado. E o auditório considerou “The third man” o quinto tema nacional, sendo que o melhor foi “Fácil de entender”, dos alcobacenses The Gift. Com grande expressão na Antena 3, os TAP vão subindo degraus seguros rumo ao estrelato.

Numa iniciativa inédita, a banda estabeleceu uma parceria com o histórico do futebol nacional, o
Sport Clube Leiria e Marrazes. Publicidade nas camisolas em troca de música, é este o acordo. E parece estar a dar resultado, quer para um lado, quer para o outro. Para breve, está a criação do Hino do clube.

Acima de tudo, a música portuguesa está de parabéns! Novos valores se apoderam do mercado. Pena que não sejam tão divulgados quanto a sua qualidade o permite. Um projecto com todas as estrelas.

Casting Stars


E com a grande ajuda da excelente entrevista feita pelo meu amigo Gaspar! Obrigado! Ah, e visitem a
Rubrica Maltratada, um excelente blogue!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Há uns anos foi o Bill Clinton...

Fidel cerró con broche de oro mi visita a Cuba

El General de Ejército Raúl Castro Ruz, Presidente de los Consejos de Estado y de Ministros, despidió en la tarde de ayer, al pie de la escalerilla del avión, a Cristina Fernández de Kirchner, mandataria de Argentina al concluir una visita oficial de tres días a la Isla.

PS- A escolha da foto foi aleatória!!!
PS1- Com este post, atingi o nível mais ordinário de sempre alguma vez alcançado por este blogue.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Jet - Look What You've Done

Hoje apetece-me ouvir isto. Apenas porque pode ser uma das escolhas de hoje à noite.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Genial!

Um dos episódios mais geniais de uma das séries mais geniais de todas as outras geniais em que um dos mais geniais génios John Cleese participou.

"Yes, you did! You invaded Poland!!!"

Inspiração para logo... Hummmmm.....

Done!

O futuro é negro...

PS- E ainda bem!!!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Janeiro de 2013

Xutos & Pontapés - 30 anos

A crónica desta semana não poderia ser escrita sem ter, pelo menos, um “X” e um “&”. São caracteres tão pouco usados que acho que até os vou escrever mais uma vez: X &. Já está! Esta introdução parva para quê? Pergunta o leitor. É verdade que podia ter começado com palavras elogiosas à banda a que me vou referir. Mas expressões como “estes gajos são excelentes”, “tocam que sa farta” ou “bons como o caraças” já se tornaram um hábito. E ainda bem! Porque as verdades são para serem ditas, escritas e cantadas.

Apesar de todo este suspense, tenho a certeza absoluta de que já sabem de quem estou a falar (o título e a fotografia ajudam um bocadinho). Não, não estou a falar da claque do FC Porto, mas sim dos Xutos & Pontapés, músicos! Eles comemoram, este ano, 30 anos de concertos tendo o primeiro sido dado no dia 13 de Janeiro… de 1979, pois claro.

Para comemorar esta data, Tim, Kalu, Cabeleira, Zé Pedro (o músico que desfila a pastilha elástica ao som da guitarra) e Gui (o gajo de quem ninguém se lembra porque só apareceu agora para dar autógrafos – depois de um passagem de seis anos na década de 80) deram um concerto no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações. Desde o “Homem do Leme” até ao “Circo de Feras”, passando pelo “Sémen” (a música, meus amigos, a música!!! Que, aliás, foi a primeira dos Xutos a passar na rádio, a Rádio Comercial), foram várias as músicas que fizeram o público tirar os pés do chão e as mãos dos bolsos.

Casacos de motard vestidos e braços cruzados no ar! Vamos lá continuar a ouvir estes senhores que, ao que parece, nos vão dar mais rocalhada durante muitos anos. É disso exemplo o álbum a lançar brevemente. E o primeiro single já anda a rodar nas rádios, televisões e emules, “Quem é Quem”. Eu sou eu, é apenas o que posso adiantar… E só sei que, três décadas depois, e por mais estranho que pareça, é o Zé Pedro quem está com melhor aspecto. Será que conserva?

Casting Stars

Imagem: Ana Coelho

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

... batam em latas

Assim vale a pena!

Edgar Allan Poe (19-01-1809)

Hoje comemoram-se 200 anos do nascimento de um dos maiores génios da literatura fantástica e de terror. Em jeito de homenagem, uma das suas maiores obras, The Raven.

"Once upon a midnight dreary, while I pondered, weak and weary,
Over many a quaint and curious volume of forgotten lore,
While I nodded, nearly napping, suddenly there came a tapping,
As of someone gently rapping, rapping at my chamber door."
'Tis some visitor," I muttered, "tapping at my chamber door;
Only this, and nothing more."

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

É o segundo!

Barack Obama pode ter um cão de água português, cuja maior comunidade portuguesa vive no Algarve. Ora, a Região de Turismo oferece o cão, mas gostava que Obama lhe desse o nome de "Algarve" .

Eu concordo e acho que, dessa forma, Obama teria razões para estar sempre bronzeado. Com o Algarve ali tão perto...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

DOR CRÓNICA
Estatutos*

Gostava de iniciar esta crónica com uma mensagem de Ano Novo, mas não estou muito a par do estatuto dos Açores… Por outro lado, tenho um conhecimento bastante aprofundado do estatuto da Madeira. Mas não sei se será correcto iniciar o ano a falar de regimes autocráticos.

Por falar em autoridade, ou na falta dela, outro estatuto que tem estado na agenda mediática é o da carreira docente. O Governo diz uma coisa, os professores outra. Eu resolveria da mesma forma que resolvia as equações de Matemática: ia ao final do livro ver as soluções.

Mas acho que nós, em Portugal, não temos muito jeito para ver soluções. Nem sequer para as imaginar. Acordamos com um "bom dia" que termina sempre em "se deus quiser", vamos para o trabalho com um "lá tem que ser" e chegamos a casa com um "isto está cada vez pior". Até pode estar, mas das duas uma: ou confiamos em deus, ou melhoramos. Com isto não estou a dizer que não devamos confiar em deus, mas depositar as nossas esperanças em alguém que nasceu há pouco mais de três semanas é uma atitude quase tão inteligente como pagar um bilhete para ir ver o União de Leiria. E a comparação até é adequada, uma vez que são duas entidades cuja existência é duvidosa.

Resumimos a nossa maneira de viver às batinas e aos horóscopos da Maya, atirando a responsabilidade para outro. Nunca temos culpa de nada, e tudo vai acontecendo por obra e graça do Espírito Santo. E não me estou a referir ao Banco, que em entidades dessas já deixámos de acreditar.

E acreditar é o que Santana Lopes não deixa de fazer. Ele mesmo usufrui da chamada "existência Duracell", "existe, existe, existe...". Ou melhor "insiste, insiste, insiste"... É esse o seu estatuto, o de existir, e insistir, para além de qualquer súplica dos portugueses.

Assim começa um novo ano com coisas tão novas e originais como crise, greves e Santana... Olhem, seja o que deus quiser, não é?

*Director's Cut

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

What the... ?!

Hoje, no Prós e Contras, decidiram vomitar considerações sobre o Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de futebol do mundo. E, para falar de futebol, quem melhor do que um treinador? Não falo de Paulo Bento, nem de Manuel José, nem tão pouco de José Mourinho. Falo sim, desse extraordinário e dono de uma magnificiência assaz espantosa que é.... Luís Campos!

O quê?! Devem estar a brincar comigo, c*r§h#!!!! Um gajo que desce duas equipas no mesmo campeonato e que enterra outras tantas... Um notável percurso por clubes como Gil Vicente, Vitória de Setúbal, Varzim e Beira-Mar... Para a semana devem-me convidar para ir falar do problema da falta de chinelos azuis bebé no Afeganistão! Xiça...

É o Governo

Ultimamente têm surgido várias notícias que dão conta dos estragos provocados pelo "mau tempo" em terrenos agrícolas. Curioso, ou não, é o facto de ser pedida responsabilidade, não a São Pedro, mas sim a São Bento.

Há uns meses,
eu, o Zé, o Ermida e a Carolina (com a especial participação da Isa) fizemos um vídeo que satirizava este tipo de situação. Pelos vistos, criámos um sketch* intemporal.

*Não sei se pode ser considerado um sketch, tal é a ausência de humor. Porém, peço desculpa pelo incómodo. Apenas um pequeno reparo: Se sentir qualquer sintoma estranho após o visionamento do vídeo, deverá contactar imediatamente o autor deste blogue. Ou então pôr Betadine.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

E não foram mais de dez!

Este ano, o meu blogue já recebeu mais gente do que o União de Leiria em casa nos últimos quatro anos.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Acho que foi neste dia que descansou...

7 Janeiro de 1885

Alois Schickelgruber e Klara Pölzl dão o nó. Parabéns!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Movimento UPA

Um dos projectos musicais mais interessantes e inovadores de 2008 ficou a dever-se a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, a “Encontrar+se”. Através do Movimento UPA (Unidos Para Ajudar), a Encontrar+se reuniu diversos artistas portugueses e “convenceu-os” a fazer boa música.

Como diz no próprio site, “os projectos actuais estão ligados à luta contra o estigma e o preconceito associados às doenças mentais, pois eles são dos principais obstáculos para que as pessoas tenham o apoio de que precisam.” Eis um excelente motivo para ouvir as músicas no site ou, agora, para as ouvir no CD+DVD lançado no final do ano passado. Este CD+DVD reúne todo o material que deu vida a esta campanha (músicas, filmes, ilustração), bem como o making of com filmagens das gravações e alguns depoimentos dos músicos.

Entre as duplas, contam-se músicos como Paulo Gonzo e Balla, Cool Hipnoise e Tiago Bettencourt, Sérgio Godinho e Xana, José Mário Branco e Mão Morta, Camané e Dead Combo, Xutos & Pontapés e Oioai, Mesa e Rui Reininho, Clã e Jorge Palma, Mariza e Boss AC, e Rodrigo Leão e JP Simões. Foram estes os “benfeitores musicais” que ajudaram a desenvolver esta iniciativa de solidariedade.

Estas junções melódicas não só funcionaram na perfeição como também serviram de tubo de ensaio para algumas experiências musicais. E todas estas práticas de laboratório são muito bem-vindas. Ainda para mais com a base social a que estão associadas.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Minha mão!

O Moreira foi hoje titular, mas parece-me que no golo trocou com o Shéu.

Swim

Hoje é dia 4 e amanhã é dia 5.

Qual é o contributo que dou ao país com esta frase?

Nenhum! Apenas queria saber como é ser do Bloco de Esquerda.

sábado, 3 de janeiro de 2009

E não é Magalhães

"5, 4, 3, 2, 1... CAPUMMMMMM!!!!!"

Foi assim que começou o meu ano, e também o do meu computador, especialmente a parte da explosão. O meu portátil, aproveitando o reacender do conflito na Faixa de Gaza, decidiu dar uma de palestiniano e... CAPUMMMMMM! Rebentou. Daí o facto de não ter publicado nada até hoje.

Agora que tenho essa possibilidade, gostaria de vos deixar a minha mensagem de Ano Novo. Gostaria, mas não consigo porque não estou a par do estatuto dos Açores...

Já agora, vou levantar uma pequena suspeita... Eu acho que o Sócrates e o Cavaco Silva são da mesma rede. Pelo menos nas últimas semanas, não pararam de trocar mensagens. E acho que são 96, que é o número mais próximo do 100. Especialmente o 100 paciência...

- (vamos aguardar um minuto em silêncio para digerir este trocadilho muito fraquinho...) -

Mudando de assunto, ouvi dizer que há dias morreu a mulher mais velha do mundo. Sinceramente, não percebo o porquê de tanto alarido em relação às pessoas mais velhas, até porque todos os dias está a nascer a pessoa mais nova do mundo.

Enfim... como já puderam reparar, o ano mudou e eu não. Mas vamos lá mudar a nossa mentalidade de coitadinhos e, POR FAVOR!!!!!!, parem de falar em crise e de dizer "Cá vamos andando, como se pode..."