domingo, 31 de maio de 2009

Toureamos ombro a ombro as feras!

Hoje há tourada nos Marrazes, mas esta é a única que recebe os meus aplausos.

sábado, 30 de maio de 2009

A incompetência moral de um jogador em final de carreira

Figo já disse que gostava de ser Presidente da Federação Portuguesa de Futebol. No entanto, a partir do momento em que assumiu esse desejo, já meteu três vezes a pata na poça.


  1. Fazer este anúncio com uma cabeleira preta e azul absolutamente ridícula. Tudo bem que estava a festejar o título nacional italiano, mas o conteúdo da mensagem merecia uma postura mais séria, muito mais séria.

  1. Assumir o fim da sua carreira enquanto futebolista profissional e, passada uma semana, dizer que afinal não era bem isso que queria dizer. Há a hipótese de ir jogar para os Estados Unidos.

  1. Na cerimónia de apresentação de mais um jogo da sua fundação (FLF), Luís Figo referiu-se à atleta olímpica portuguesa Naide Gomes da seguinte forma: “Como é que ela se chama?… Na… Na…. Naide Gomes, isso!”

Eu gosto muito do Figo, acho que foi um dos melhores futebolistas do mundo e a sua postura enquanto jogador e enquanto cidadão sempre foi exemplar. De qualquer das formas, o facto de ser óptimo numa determinada área não significa necessariamente que também o seja noutra qualquer. Este é um dos defeitos / características do povo português: iludir-se muito facilmente com o desejo de poder e deixar para trás aquilo em que realmente é bom. Não defendo que o Figo continue a jogar à bola. Muito menos que continue a dar a cara ao BPN. Mas a sua influência e postura no futebol poderão ser utilizadas noutros meios que não o de dirigente com alta responsabilidade como é o de Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

'Da man!

"Quando comecei o programa, o meu cabelo era preto e o Presidente dos EUA era branco."

Jay Leno, na despedida do Tonight Show

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Maldito!

Lady Gaga diz que gosta de homens que se pareçam com mulheres.

Sortudo, hã?

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Merecido!

O Barcelona ergueu ontem a Taça dos Campeões Europeus, após uma vitória indiscutível por 2-0 sobre o Manchester United. Fez-se justiça e, finalmente, o futebol bem jogado saiu vencedor.

O tridente atacante do Barça (Messi, Henry e Eto'o) é, sem dúvida, uma arma mortífera. No entanto, e na minha opinião, o segredo do Barcelona não está (só) aí. Alguns metros atrás, encontram-se aqueles que, para mim, são os melhores jogadores do mundo. Falo, pois claro, de Xavi e Iniesta. A forma calma e suave com que trocam a bola, a certeza no passe, a inteligência táctica... É algo de simplesmente fabuloso. Faz-me duvidar da exclusividade de asas nos pés dos deuses. Xavi e Iniesta são o veludo desta magnífica obra de arte que é o Barcelona de Guardiola.

O Manchester saiu prejudicado por uma má abordagem táctica ao jogo (alteração na zona central do terreno, Park na direita, Scholes e Berbatov no banco, Ronaldo no meio). Erros que foram crassos na organização da equipa inglesa. Fergusson preocupou-se em demasia com a equipa do Barcelona e esqueceu o objectivo real do jogo: vencer. O Barça adiantou-se no marcador e, estando em vantagem, protegeu a bola - algo que faz melhor do que qualquer outra equipa do mundo. A partir daqui, está tudo dito. Manchester não desengatou, Barcelona espalhou magia (e inteligência) e a taça vai para Espanha.

No final do jogo, Ronaldo fez mais uma birra (com alguma razão) e está a preparar caminho para, no próximo ano, perder mais vezes com o Barça. O título de melhor jogador do mundo já está reservado a Messi, deixando Ronaldo a roer-se de inveja.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Néscia

Não poderia deixar de lado um dos temas que está na ordem do dia: o confronto televisivo entre Manuela Moura Guedes e Marinho Pinto. A certa altura da entrevista, o Bastonário da Ordem dos Advogados não suportou mais o tom persecutório da energúmena que estava sentada à sua frente, e fez o que muita gente ansiava por fazer. O exercício de Manuela Moura Guedes enquanto jornalista é simplesmente deplurável. Este é o resultado habitual sempre que esta boneca plastificada quer fazer o que não sabe. Na sexta-feira, ouviu o que há muito tempo merecia. E ficou sem palavras. Aguarda-se uma explosão de silicone raivoso nas próximas edições do Jornal Nacional. Para quem defende este animal falante, faça favor de consultar o Código Deontológico do Jornalista e confirmar a afirmação de Marinho Pinto: "Você viola constantemente o Código Deontológico do Jornalista. Duvido até que o conheça".

sábado, 23 de maio de 2009

SCL Marrazes - 2000

Foto tirada em Abril de 2000, em jogo para a Divisão de Honra da AFL jogado à noite, a meio da semana, frente ao Marinhense, com vitória do SCL Marrazes por 4-1.

Em pé, da esquerda para a direita: Fernando Neto (treinador), Flávio "Burranha", André Pereira, André Braz, Roberto Bicho, "Pinkas", "Cacola", Édi Moleirinho, Joel, Filipe, Tiago Bom;


Em baixo, da esquerda para a direita: Fábio, Tércio, "Paulinho", "Joãozito", Mário Azevedo, Ivan, João Miguel, "Portugal" e Jorge


Directores da equipa: "Carlitos" e Caseiro


Recordação da equipa de Iniciados do SCL Marrazes, da época 1999/2000, vencedora da Taça Distrital de Iniciados, derrotando na final no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, o Sp. Pombal por 3-2. Nesta mesma época, os pupilos de Fernando Neto, lograram um brilhante 2º lugar na Divisão de Honra, sendo somente batidos pelo Alcobaça. Desta equipa, apenas "Cacola" e "Portugal" se mantêm em actividade na equipa sénior do SCL Marrazes.

SCL Marrazes Jovem

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Flor-no-fundo-do-rio-Lis

Os portugueses Flor-de-Lis apuraram-se para a final da 54ª edição do Festival Eurovisão da Canção, com o tema 'Todas as Ruas do Amor'.

Sou só eu, ou há mais alguém que acha que isto é tudo menos boa música? Uma coisa é o TC, a Dina, ou até o Rui Bandeira! Agora isto... blheque! Um erro de casting tremendo. Só um momentinho, vou ali vomitar. Já cá estou. Uma tentativa de acompanhar a onda pós-moderna da música portuguesa (como fazem, mas BEM, os Deolinda, A Naifa, OqueStrada, Donna Maria...). Lamento, mas o tiro saiu ao lado e a imagem que transparecem não é mais do que ridícula. Mais uma excelente pontuação para o nosso país!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

DOR CRÓNICA
Porquê? Porque sim!

Olá, eu chamo-me Maria, sou virgem e tenho um filho de 2009 anos. Acreditam? Pois, eu vi logo… Isto dos milagres nunca resulta quando há a hipótese de ser comprovado. Foi o que aconteceu com Guilhermina de Jesus. Atingida no olho esquerdo por salpicos de óleo a ferver, rezou a Nuno Álvares Pereira e este curou-lhe a lesão. Curioso o facto de feridas de óleo terem sido curadas pelo “Condestável”… A curar desde 1914.

Continuando na gastronomia, foram detectados os primeiros casos de Gripe Suína em Portugal. Acho estranho só agora terem sido descobertos, quando o nosso país já anda a chafurdar na lama há vários anos. Depois há outra coisa que não percebo: a constante mudança de nome da gripe. Já foi Mexicana, Suína, Nova, e agora A H1N1. Com tanto nome deve ter feito das boas… Vai-se a ver e ainda divide uma offshore com o Dias Loureiro.

Mas seria injusto estar a tirar protagonismo à corrida, algo atípica, ao Parlamento Europeu. Se não vejamos, Vital Moreira é claramente um sósia do Avô Cantigas e Paulo Rangel um fã incondicional de Heavy Metal. Tudo misturado, só podia dar Xutos & Pontapés. Que o diga o candidato socialista.

Já em Itália, houve mais um abanão… político. Berlusconi tem sido acusado de escolher mulheres para cargos públicos, baseando-se apenas na beleza. Está assim provado que, se Berlusconi fosse português, nunca ingressaria no PSD.

Quem continua em sofrimento são Gerry e Katie McCann. Os pais da Maddie foram ao programa da Oprah e Katie disse que continuava a falar com a filha, especialmente quando fazia o Jogo do Copo. Uns dias antes, uma especialista norte-americana havia desenhado o retrato de uma Maddie McCann de seis anos, mas com aspecto de menina mais velha. Eu também o fiz, apesar de nunca ter tido jeito para desenhar esqueletos.

Para finalizar, gostava de vos contar três segredos, mas não o poderei fazer. Nunca se sabe se a Lúcia não está a ler esta crónica. E, como toda a gente sabe, guardar segredos não é com ela.


Quinze
Imagem: DR

terça-feira, 12 de maio de 2009

A Alucinação de Fátima

Vou experimentar LSD para amanhã ter a mesma experiência que os três pastorinhos.

E tanto roubo que há para aqueles lados...

O sistema de videovigilância do Santuário de Fátima vai ser estreado na próxima semana. Em vez de "Big Brother", será a "Big Sister".

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Como se houvesse dúvidas...

Depois do jogo de ontem, está provado que, de todas as flores, a mais inteligente é a tulipa.

sábado, 9 de maio de 2009

OqueStrada - Tasca Beat: O Sonho Português

Após sete anos de palco, os OqueStrada lançaram o seu primeiro álbum de originais. A banda de Almada decidiu sair do escuro das cortinas e lançar-se para as bancas das lojas através do álbum “Tasca Beat: O Sonho Português”. Este disco é, claramente, um produto dos tempos modernos, em que várias culturas se misturam e se apresentam como uma só.

Composto por João Lima, Pablo, Zeto Feijão, Miranda e Donatello Brida, o grupo almadense reúne um vasto leque de instrumentos que vai desde a guitarra portuguesa até ao acordeão, passando pela trompete e pela contra-bacia – sim, uma bacia e um pau de vassoura unidos por um cordel.

Música tradicional portuguesa, sonoridades africanas, guitarradas ciganas e uma voz límpida e despreocupada. O talento musical de todos os elementos é acima do normal, e a versatilidade melódica é notória em todo o álbum.

Depois de tanta espera, a chegada deste disco apenas tem um comentário: Era só o que faltava! Para primeiro single, os OqueStrada escolheram a canção “Oxalá te Veja”, uma música em que Miranda diz que tem “dores fechadas em caixinhas”.

No entanto, as caixinhas não estão lá muito bem fechadas. Há algumas dores que vagueiam pelo álbum. As palavras não sobem ao nível da música e, muitas vezes, chegam a roçar o ridículo com expressões e erros de gramática crassos. Porém, o cd parece-me geralmente bem construído e, depois de treze músicas bem esgalhadas (é mesmo este o termo – ouçam e confirmem), ainda há um bombom final. Nesta prenda há qualquer coisa que me anima.


Casting Stars

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A turma!

Um pequeno esboço do que foi a noite de Coimbra, no sábado passado.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Cantinho da Dona Dores
Depois de Ti

Mais uma actuação desavergonhada de André Pereira e Ana Tomás nas Manhãs 351.

"Again", Lenny Kravitz e Mariza

Foi ontem no Pavilhão Atlântico. Mariza foi a convidada especial de Lenny Kravitz, num puro espectáculo de rock and roll.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vasco Granja

(10 Julho 1925 - 4 Maio 2009)

O Cantinho da Dona Dores
Sonhos de Menino

Todos os dias, das 10h às 13h, cá estou eu na Rádio 351. Basta clicar aqui para ouvir a melhor música da net. "O Cantinho da Dona Dores" é uma rubrica que passa todos os dias às 11h50. Dedicado à senhora da cantina, este recanto faculta a boa disposição com que é tirada uma senha de almoço.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Qual Carlos Capote qual quê!

1:41 e eu acabei de fazer isto:

E está bem bom!!!