quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Avançou Portugal (parte 2)

Eleições Legislativas - Análise PS e PSD:

PS: Conseguiu, de forma bastante categórica, mais uma vitória eleitoral. Perdeu a maioria absoluta, mas não deixa de ser o vencedor. Nestas eleições, foi o partido que obteve mais votos e que elegeu o maior número de deputados logo, ficou em primeiro lugar. Há que reconhecer o mérito de um partido que se viu a par com uma das crises mais graves das últimas décadas e que, contra muitos lobbies já instalados, soube implementar reformas mais que necessárias na Função Pública. Perde a maioria absoluta devido a alguma autoridade (necessária!) em alguns sectores, mas mantém o número suficiente para ser o partido vencedor. O PS sai reforçado pois ultrapassou um teste crucial no seu percurso.


PPD/PSD: Para quem dizia que iria “com toda a certeza” vencer estas eleições, Manuela Ferreira Leite parece que se enganou “um bocadinho”. Por tudo aquilo que apostou, pelos ataques que desferiu e pelo fogo de artifício que disparou, o PSD foi claramente o grande derrotado destas eleições. O discurso pessimista, caquético e putrefacto de Manuela Ferreira Leite teve os seus merecidos frutos. A política de verdade era real, mas correspondia a uma verdade apagada, a uma verdade só para os militantes da derrota. E no PSD esta verdade assenta que nem uma luva. No cômputo geral, o PSD manteve o cinzentismo e apatia que o tem caracterizado de há uns anos para cá. O primeiro lugar nas Europeias, tão aclamado pelos militantes do PSD, afinal não foi mais do que um “acidente de percurso”. É certo que são dois momentos eleitorais bastante distintos, mas não foi isso que Manuela Ferreira Leite quis dar a entender aos portugueses.

.

(na parte 3 serão analisados o CDS-PP e o BE)

.

Imagens: DR

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Avançou Portugal (parte 1)

Finda mais uma noite eleitoral, o PS é o grande vencedor. No saco dos derrotados, ficaram PSD, CDS-PP, BE e PCP-PEV, respectivamente.

.

Quanto aos últimos, nos seus discursos, nenhum líder partidário admitiu a derrota o que, por si só, revela uma de duas coisas: ou não sabem as regras ou então sabem as regras mas não as entendem. Quando se luta pelo primeiro lugar, qualquer outra posição equivale a uma derrota. Ora bem, amigos do PSD, PP, BE e PCP, deixem ver se vos consigo explicar de forma mais simples: 1º lugar – vencedor; 2º, 3º, 4º e 5º lugares: vencidos. Isto tendo em conta que todos os partidos concorrem para o 1º lugar. Se assim não for, não vejo qual a credibilidade das suas propostas. Um partido só se assume realmente como um partido se os ideais que estão na sua génese forem considerados pelos seus membros como os ideais a seguir pelo país. Eu sou do Benfica e “sofro” pelo Benfica porque quero que ele ganhe, que seja campeão. Bem como os adeptos do Porto, do Sporting, do Guimarães, da Académica ou do Braga querem que os seus clubes vençam e sejam os melhores. Não me contento, de forma alguma, com o segundo, terceiro, quarto ou quinto lugares. Por tudo isto, qualquer partido que não tenha ficado em primeiro lugar não se pode nomear de vencedor. É errado. Completamente errado.

.

No entanto, compreendo a “síndrome dos pequenitos”. Há um mini-campeonato no qual competem todos os outros partidos que não o PS e PSD. Nesse ponto, o CDS-PP é o claro vencedor, colocando-se surpreendentemente (ou não) à frente do BE (apesar de ter aumentado de forma considerável o número de votos) e do PCP (que também aumentou o número de votos e de deputados). Visto deste prisma – em que ninguém se importa de ficar em último – todos estes partidos foram uns “vencidos-vencedores”, até porque todos subiram no número de votos e conseguiram o objectivo a que se propuseram: tirar a maioria absoluta ao PS.

.

(esta é a primeira parte do artigo. Na segunda parte, serão analisados os partidos PS e PSD. Na terceira parte, o CDS-PP e o BE. Na quarta parte, o PCP-PEV e a Abstenção)

.

Imagem: DR

domingo, 27 de setembro de 2009

Inteligência ou Manuela Ferreira Leite? Escolhe!

Hoje é dia de eleições. E é muito fácil:

- Temos apenas duas opções: PS e PSD.

- PS: Avanço. Modernidade. Optimismo. Autoridade. Realismo. Ordem.

- PSD: Pessimismo. Decadência. Teias de Aranha. Inconsciência. Impotência. Cinzentismo.

- Quanto aos outros (PP, BE, CDU e afins): Utopia. Mentira. Demagogia. Ganzas. Sapatos de vela. Já disse Utopia? Camisa aberta. Sharon Stone. Anarquia. Desemprego. Precariedade. Martelos. Foices. Beijos. Peixeiras. Flanela. Feiras. Mau hálito. Utopia.

- Votar no BE, PP ou CDU não vale a pena. Porquê? Porque é o mesmo que votar num sofá para presidente da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal. Não faz sentido. E, além disso, esses votos INÚTEIS só vão fazer com que a velha caquética do PSD se aproxime da eleição.

- O discurso de qualquer um dos líderes destes partidos é igual ao da Miss Universo: "Paz no Mundo e criancinhas felizes que não morram à fome". E a realidade? Vá, malta, larguem lá a ganza, ajeitem as rastas e digam comigo: REALIDADE. RE-A-LI-DA-DE.

- É um dever votar. Mas é preciso votar com inteligência. E votar nessa senhora é sinal de burrice e demência. Bem como em qualquer outro dos partidos. Porque, ao votar em qualquer outro, estamos indirectamente a votar no PSD. Isto é mais ou menos como o campeonato de futebol: apenas se discute entre o Benfica e o Porto. O Sporting nunca ganha nada e, de vez em quando, lá aparece um clubezito com a mania que vai ser campeão. No fim, ganham sempre os mesmos.

- Esses mesmos ganham porque são os melhores. Não me venham com as tretas das condições de treino e do orçamento. São os melhores. Ponto. O mesmo se passa na política. Há partidos que servem apenas para animar o campeonato e outros que servem para ganhar porque jogam melhor.

- Deixem-me reformular a minha afirmação inicial: Temos uma opção: PS.

Imagem: DR

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ser Guionista (3) - Palavras leva-as o vento...

... ou ficam escritas em guiões para outras pessoas as repetirem
3- Guião para CINEMA

Quando se escreve para cinema, há que ter em conta uma coisa muito importante: se é um filme do Manoel de Oliveira. Se for, o guião irá funcionar muito na base das imagens e da câmara lenta. A fala pode ser escrita ao longo do filme porque dá tempo para isso. A magia do cinema não acontece por varinha mágica, mas sim com caneta, papel e muito trabalho (como dizia o Octávio Machado que, apesar de não perceber nada de cinema, chegou a fazer muitos filmes).

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Jorge Palma do xadrez

O xadrezista Vladislav Tkachiev foi expulso durante um torneio por estar embriagado. Isto notou-se quando, em vez de comer a rainha, tentou bebê-la.

domingo, 20 de setembro de 2009

Ser Guionista (2) - Palavras leva-as o vento...

... ou ficam escritas em guiões para outras pessoas as repetirem

2- Guião para TEATRO

Para escrever uma peça de teatro é preciso ter cultura teatral. O público não é uma câmara de filmar, mas sim pessoas reais que estão a poucos metros do actor. Portanto, o melhor é fazer a coisa bem feita para não se sujeitar a levar uma lambada de alguém do público, chateado com uma frase de que não gostou. A história tem de cativar o público e surpreendê-lo. Se alguém perguntar: 'Quem és tu?' nada de responder 'Ninguém'. Já está muito batido.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Federer US Open

Seguramente, um dos melhores pontos de Federer na sua carreira.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ser Guionista (1) - Palavras leva-as o vento...

... ou ficam escritas em guiões para outras pessoas as repetirem


1- Guião de HUMOR

Escrever humor é como discutir com a mulher: uma palavra fora do sítio e não há festa para ninguém. No humor, levamos com o Paquete de Oliveira ou, pior ainda, com o Marcelo Rebelo de Sousa em cima. E ainda bem que a Simara não é provedora. A escrita de humor exige um trabalho árduo e contínuo, um conhecimento da actualidade e a capacidade de fazer rir as pessoas com coisas que, muitas vezes, dão para chorar. É que levar com ela em cima não deve ter piada nenhuma…

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DOR CRÓNICA
Sem cura

Com o Verão a chegar ao fim, muitas são as pessoas que regressam de férias. Grande parte de carro funerário, é certo, mas também ninguém as manda ter ido para o Algarve. É que no Algarve há duas coisas que atentam contra o bem-estar das pessoas: as falésias e a Gripe A (que este ano facturou mais do que o Zézé Camarinha).

.

É preciso estarmos preparados para esta epidemia. Já há um plano de vacinação: primeiro os velhos, depois as mulheres e as crianças. Eu concordo. Se é para experimentar, que testem primeiro em quem não faz falta.

.

“Não fazer falta” – uma expressão que, a par da expressão “Código Deontológico? O que é isso?!”, se adequa perfeitamente a Manuela Moura Guedes. O seu afastamento da TVI só pode ser uma medida preventiva em relação à Gripe A. Com uma boca daquelas, a transmissão de vírus torna-se mais fácil.

.

Sócrates é encarado como o principal suspeito por ter provocado esta suspensão. E os partidos, como sempre, criticam-no. Mas está tudo doido? Se ele o fez, não merecia uma reprimenda, mas antes um louvor e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pela defesa do Jornalismo.

.

Um assunto que está a provocar muito debate é a chamada de Liedson à Selecção Nacional. Eu acho que estamos a apostar no género errado. Toda a gente sabe que a nossa selecção funciona melhor com brasileiras.

.

Repetem-se os casos de negligência médica em Portugal. Há umas semanas, uma jovem violada esperou 12 horas para ser atendida pelo médico. Ela diz que foi muito tempo, mas tendo em conta os casos de abuso de menores no nosso país, ter estado 17 anos sem ser violada é que é um exagero.

.

Agora que as aulas estão a começar, gostava de deixar um conselho para as crianças: nunca aceitem guloseimas de alguém com um blusão vermelho! Muito menos com batina.

.

Jornal Quinze

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tratar da saúde

Um estudo veio afirmar que dormir sozinho faz bem à saúde. Agora percebo porque é que a Carolina Salgado está sempre doente.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Coragem!

Bento XVI pediu para que os cristãos sejam corajosos. Eu também acho. Enfrentem a realidade e deixem de acreditar em seres imaginários!

sábado, 12 de setembro de 2009

Ser Guionista

Para quem (ainda!) não comprou a FHM deste mês, aqui vos deixo o que escrevi. De todo o modo, isto não impede de comprarem a revista. Antes pelo contrário! É que tem imagens muito mas muito apelativas. E excelentes textos, entrevistas e palermices feitas, entre outros, pelo grande Zé Mascarenhas! Isto foi patrocinado pela Levi's, portanto não há qualquer possibilidade de me verem sem roupa! Ainda bem... Aqui vai a primeira parte:

Por trás de um grande artista há sempre vários escravos fechados em catacumbas sem janelas a escrever os textos que o faz brilhar. O André é um deles. Escreveu para o Herman José, para o Nilton e colabora com as Produções Fictícias, onde tirou um curso de humor. Estudou em Coimbra (Comunicação Social), vive em Lisboa e diz que há-de morrer bem longe (isto se Deus quiser, claro). É locutor de rádio, tem um blogue (http://www.andrefilipereira.blogspot.com/), gosta de Bolacha Maria e de dizer a la gardere.

.

Há muita gente que pensa que ser guionista é alguém que guia...

Essa é uma ideia parva. Eu nunca matei ninguém por ter adormecido enquanto estava a escrever um guião.

.

Tens muita visibilidade?

Sim, nas letrinhas que aparecem no final dos programas.

.

A questão que se impõe: isto dá para engatar miúdas?

"Nunca ninguém dá nada a ninguém", já dizia a minha avó. E eu guio-me por essa bitola. Se quiser, tenho de me esforçar como qualquer outro. É que €20 ainda é puxado!

.

Quem é que gostavas mesmo de ver mais solta?

A Maria das Dores. Coitada, já basta o filho que tem... [NR: O David Motta, claro].

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Democraticamente

É impressão minha ou, no debate de ontem, a Manuela Ferreira Leite parecia um mimo? Não apenas pela importância que dá às palavras, mas pelo tom de pele... Ou talvez estivesse a ser asfixiada...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Got Some

É este o novo single dos grandes Pearl Jam, apresentado no Tonight Show.


quarta-feira, 9 de setembro de 2009

E agora?

Hoje é dia 09-09-09 e muita gente se questiona sobre o significado desta data. Ok, eu explico: esta conjugação de números significa que ontem foi dia 08-09-09 e amanhã será dia 10-09-09.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Se a rapariga for judia então faz sentido. É que Hitler f*d$(-o# bem!

Hitler é a cara da luta contra a SIDA. Num anúncio publicitário, o líder austríaco (e não alemão!!!) tem sexo desprotegido com uma rapariga. No final da publicidade, surge a bonita mensagem: "A SIDA é um assassino em massa".

Ora, este anúncio é perfeitamente irreal:

1. Hitler era incapaz de ter sexo com uma rapariga;
2. A miúda no anúncio não é loira;
3. Se o objectivo é associar Hitler à SIDA, então não há problema nenhum, porque Hitler já morreu. Portanto, toca a ter sexo desprotegido que ninguém morre por isso.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sacanas sem Lei

Mas que grande filme! Quentin Tarantino no seu melhor, Brad Pitt no seu melhor, o cinema no seu melhor. Nu e cru, como Tarantino nos habituou, "Inglorious Basterds" é um filme que nos deixa agarrados ao ecrã durante... sei lá... quanto tempo é que tem o filme?... Não me lembro. É tão bom que nem dei pelo tempo passar. Por mim teria ficado mais duas ou três horas a ver os sacanas cortarem os escalpos aos nazis. Esta é daquelas películas (e reparem como eu disse 'películas' para parecer uma crítica de cinema a sério) com carradas de cenas que podem funcionar num best-of Tarantino. A cena inicial é linda, cinematográfica, espectacular, única, comovente, dolorosa, arrepiante! Ao longo do filme, muitas outras cenas se sucedem com uma subtileza e genialidade únicas. Só o facto de os alemães, os franceses e os norte-americanos falarem a sua língua original é de louvar.

Um filme com bolinha e com uma grande cruz suástica lá dentro. De preferência, ensaguentada.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Michael baby

Michael Jackson foi enterrado. Curioso… não era isso que ele fazia às criancinhas?

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Filósofos discutem futebol

Este foi, sem dúvida, o sketch que mais gozo me deu escrever e representar. É verdade, pela primeira vez em estação pública, eu finjo ser actor. E logo representando Galileu e Nietzsche! Meu Deus... E, para embelezar esta minha estreia, o sketch foi gravado no Estádio da Luz (estúdios da Benfica TV).

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Conselhos para o Verão - III

Nunca ligues à bandeira vermelha. A bandeira só quer dizer que se fores para a água podes morrer.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Oito-Um. Oito?!

Saí de casa de manhã quando estava a dar o resumo do jogo do Benfica. Cheguei agora e ainda está a dar os golos.