quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A Casa da Minha Avó

Estou um bocadinho farto das lutas da Leopoldina, das danças da Popota, da música do Pingo Doce, dos Pais Natal nas varandas, das palhas do Menino Jesus, das mensagens de telemóvel, do Natal dos Hospitais, do Bolo Rei, do Cavaco Silva, da Manuela Ferreira Leite e de tudo o que esteja sempre a piscar e me provoque ataques de epilepsia.

.

Não é esse o significado que dou ao Natal. O Natal, acima de qualquer religião ou playstation, significa Família. Portanto, num rasgo de lamechice, mas também de profundo sentimento e saudade, decidi partilhar convosco um texto que fiz sobre a Casa da Avó.

.

A CASA DA MINHA AVÓ

.

Tem quatro paredes, um telhado e mil recordações. Lá fora, um caminho de terra segue para a mata que toca com as pontas do verde nos muros da casa. De um lado, um terreno de cultivo com árvores de fruto e legumes por nascer. Do outro lado, um monte de areia que sobe pelo muro do galinheiro. Um portão vermelho de ferro, um canteiro de flores e vinte e oito janelinhas ao longo da parede de entrada. Cá dentro, duas bicicletas encostam-se à parede da Casa dos Sacos - um parque de diversões de velharias: balanças, caixotes, baldes, cadeiras, mesas, vasos, candeeiros e sacos, muitos sacos. O pátio de pedra desce ligeiramente em direcção ao poço de água - sempre esteve tapado, afinal, de onde poderia eu roubar ameixas daquela árvore? Ao lado do poço, uma porta com uma carpintaria lá dentro e ainda uma garrafeira dezassete degraus abaixo. O chão está frio - sempre esteve frio - e a corda que pendura a roupa ainda é a mesma. A roupa é que não. A minha avó agora apenas existe nas peças de dominó escondidas no armário - na terceira prateleira do lado esquerdo, ao fundo, debaixo dos casacos e atrás das camisolas de lã -, nos blocos de papel debaixo do telefone, nas bolachas Maria com manteiga, na ponta do sofá junto à lareira, nas fotografias penduradas ao lado da porta do quarto de hóspedes. E, claro, na máquina de costura junto à televisão. Ao fundo do corredor, a casa de banho. Pequenina. A mesma madeira do chão leva a um quarto, à cozinha e a uma sala utilizada apenas em dias de festa. Tudo continua na mesma. As coisas não mudaram de sítio. Nem as recordações. Tem um telhado e quatro paredes. É a casa da minha avó.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Vamos enfardar!

Esta é a música oficial de Natal do '5 Para a Meia-Noite'. Os arranjos são dos Melech Mechaya e a letra é deste que vos escreve. Desculpem qualquer coisinha.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Benfica na frente

Foi o primeiro Benfica-Porto que assisti ao vivo. Para a próxima época - se o Estádio da Luz se mantiver em frente à minha casa - estarei sentado na bancada central para mais uma jogatana destas. O Benfica foi sempre a melhor equipa e o Porto, surpreendentemente, aceitou ser a pior. Cinco minutos na primeira parte foi o que deu de Futebol Clube do Porto. No segundo tempo, o Benfica soube gerir o resultado e controlou o jogo, sem o ter dominado. O golo do Saviola vem na sequência de um fora-de-jogo não assinalado, é certo, mas também é verdade que ficou um pénalti por assinalar a favor do Benfica e muitos cartões por mostrar a jogadores do Porto (não é, Cristian Rodriguez?). É, sim!

O Benfica entra em período natalício com o sapatinho bem composto. O primeiro lugar do campeonato (ex-aequo com o Braga), uma vitória sobre o seu (único) adversário directo e a manutenção na Liga Europa. A Taça da Liga ainda é possível, a Taça de Portugal não passa de uma miragem. No entanto, no Natal não é só receber. Também há que dar. Não queremos ser assim tão lambões. Já temos o menino Jesus. A Virgem Maria fica a cargo do Sporting, que tem muito que rezar. O burro continua no Porto. Será mais ou menos este o tipo de piadas trocadilhadas que vamos ouvir hoje, amanhã e durante toda a época festiva. Eu até posso sugerir alguns títulos para jornais:
  • "Rei Saviola seguiu a estrela até Jesus"
  • "O menino Jesus já nasceu"
  • "Jesus tem a vaca e o burro. Agora tem mais um dragão"
  • "Jesus andou sobre a água"

E pronto. Até já.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Must be Santa

O mestre regressa com uma música de Natal. Finalmente! Já não posso ouvir a Mariah Carey e afins.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Shake shake shake

O sismo de hoje trouxe uma coisa positiva. Os doentes com Parkinson sentiram-se normais.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Vamos enfardar!

Este é o primeiro post que faço através do meu novo computador, portanto tinha que ser uma coisa em grande. E é, sem dúvida! Este vídeo é um excerto das gravações da Música de Natal do 5 Para a Meia-Noite. A letra é minha e os arranjos musicais são destes senhores que estão aqui ao lado, os Melech Mechaya. A Dona Helena também canta, e aqui está a prova!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Hoje no 5

Hoje à noite, Felícia Cabrita será a convidada de Filomena Cautela. A jornalista investigou e ajudou a divulgar casos como Ballet Rose, Apito Dourado, Freeport, Face Oculta e Casa Pia. A questão que se impõe é: Quando é que ela investiga um caso que tenha mesmo solução?

domingo, 6 de dezembro de 2009

Zás

Em França, vai ser lançado um GPS para combater a violência doméstica. Estava a ver que não, estou farto de acertar no ar.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Twittar no altar

"Estou no altar com a Tracy Page, onde há um segundo atrás, ela se tornou minha mulher. Tenho de ir, é tempo de beijar a noiva".

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Um post especial

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Deficiente. Um dia que, por muito mal que corra, há-de sempre andar sobre rodas.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Jameson, ali em baixo

Entretanto entra em cena o Alvim que, apesar de ser um avançado muito perdulário, é um excelente fotógrafo.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009