quinta-feira, 5 de julho de 2007

Bush é uma pessoa atenta e inteligente!

Psicólogos dos EUA afirmaram que o bocejo é uma maneira de driblar o sono e não uma tentativa de preparar-se para dormir. O bocejo diminui a temperatura cerebral e aumenta o grau de atenção.

Andrew e Gordon Gallup, da Universidade de Nova York em Albany, disseram que ao praticar bocejo melhoramos a circulação sanguínea e a atenção. Seria também a razão pela qual o bocejo é tão contagiante. Ao ser ‘transmitido’ de pessoa a pessoa, seria possível melhorar o estado de vigília de todo um conjunto.

O estudo foi elaborado através da análise da respiração e da contagem de bocejos de 44 alunos universitários enquanto assistiam filmes onde havia outras pessoas também bocejando.

Havia quatro maneiras de bocejo: exclusivamente pela boca, exclusivamente pelo nariz, com o nariz tapado ou da maneira natural. Daqueles que respiravam naturalmente, a metade bocejou ao ver os demais bocejando. Mas daqueles que estavam a respirar exclusivamente pelo nariz, não houve bocejo. Quem assistia ao filme utilizando uma bolsa fria na testa também não bocejava. Aqueles que utilizavam uma bolsa quente ou de temperatura ambiente bocejavam normalmente.

Segundo os cientistas, o cérebro trabalha melhor a menores temperaturas. A respiração feita pelo nariz é mais eficaz para refrigerar o cérebro, pois há vasos sanguíneos nasais que transportam sangue mais frio para o cérebro.

O estudo foi divulgado no website do periódico “New Scientist”.

Sem comentários: