A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) e o Centro Novas Oportunidades (CNO) atravessam momentos de festa. Se a EHTC festeja o seu 18º aniversário, o CNO tem apenas seis velas para soprar.
Localizada na Quinta da Boavista, a EHTC foi inaugurada a 29 de Novembro de 1989. Dotada com os requisitos para uma formação técnica e profissional de qualidade, esta escola está vocacionada para possibilitar uma preparação integral dos futuros profissionais, incutindo-lhes espírito de iniciativa, autonomia, polivalência e inovação, factores fundamentais para um correcto desempenho e valorização da sua actividade.
A Escola de Turismo tem já uma longa história para contar, apesar da sua tenra idade. No seu primeiro ano, a Escola abriu um curso – Recepção, Portaria e Animação – vocacionado para recepcionistas de hotel. Foram 33 os alunos que frequentaram o curso que apresentava apenas uma valência profissional. Hoje em dia, a generalidade destas três dezenas de alunos dirige hotéis. Cursos de bar e de restaurante também começaram a ser ministrados.
O ano lectivo de 1992/93 marcou o início de cursos de valência profissional e escolar. Foram os casos do curso de “Restaurante/Bar” e “Cozinha/Pastelaria”. No ano seguinte, a Escola introduziu uma outra oferta formativa, a oferta pós-12ºano, em que todos os cursos passaram a possuir dupla certificação (escolar e profissional). Inicia-se o curso de “Direcção de Restauração” (mais tarde “Técnicas e Gestão de Restauração”) que forma alunos para cargos de chefia para a direcção de restauração. Este curso manteve-se durante oito anos, tendo sido reformulado e mudado de nome para “Técnicas e Gestão Hoteleira”.
No presente ano lectivo, o curso de Turismo sofreu uma pequena reestruturação. O nome alterou para Hotelaria e Turismo, ganhando, com esta mudança, a valência do alojamento hoteleiro, abrindo o leque de hipóteses de trabalho aos estudantes.
Quanto ao emprego, a directora da EHTC Ana Paula Pais mostra-se bastante orgulhosa. “Após o primeiro mês de concluído o curso, todos os formados têm emprego”, afirma. Para promover a empregabilidade, todos os anos, no mês de Maio, há uma semana que aproxima os jovens estudantes e os empresários da área.
“São as próprias empresas que vêm cá buscar os alunos”, assegura Ana Paula Pais que, com um sorriso nos lábios mostra o seu orgulho ao dizer que os ex-alunos “têm emprego em todo o lado – na região centro, por todo o país e até no estrangeiro”.
“Como exemplos mais próximos podemos apontar a directora da Quinta das Lágrimas, o director do Astoria, e a directora do Hotel Almedina, todos eles ex-alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra”, conclui.
Actualmente, a Escola possui 17 turmas e 391 alunos. “O futuro será mantermo-nos por aí. Não tanto crescer em quantidade, mas sim em qualidade”, assegura a directora. Diminuir o número de desistências e fazer com que os alunos formados permaneçam no sector são os principais objectivos da direcção da Escola. Para ajudar nestas tarefas, existe um Gabinete de Apoio Psico-pedagógico ao aluno, que tem um conjunto de actividades com um cariz mais social e psicológico
“O futuro passa, ainda pela modernização da escola, com vista a acompanhar a evolução do próprio sector turístico”, realça Ana Paula Pais. “Esta evolução impõe que a escola antecipe as necessidades do mercado, através, por exemplo, do desenvolvimento de projectos mais criativos”, refere.
Desde sempre que a Escola possui formação contínua. No entanto, até ao ano de 1999, esta formação era desenvolvida pelos serviços centrais, em Lisboa, através de um projecto denominado “Brigadas Móveis” – grupos de formadores em determinadas áreas que se deslocavam pelo país. Em 1999, a EHTC iniciou a sua própria formação contínua específica, desenvolvida dentro da própria Escola. Actualmente, a EHTC faz formação em toda a Região Centro, em parceria com restaurantes, unidades hoteleiras, autarquias, regiões de turismo, entre outras entidades.
“Formar, Qualificar e Certificar”
Este é o lema conjunto da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e do Centro Novas Oportunidades. Se a formação engloba o processo de aprendizagem, direccionado aos jovens, a qualificação é destinada aos activos que se encontram fora do processo de escolarização, mas no processo de qualificação das suas competências. Já a certificação encontra-se voltada para a área do Centro Novas Oportunidades e certificação escolar e profissional. A EHTC trabalha, desta forma, com estes três públicos: jovens, activos e adultos.
A EHTC acolheu, até à data, 1630 alunos. Destes, 872 obtiveram certificação, “um número que gostaríamos de aumentar”, afirma a directora Ana Paula Pais. Passaram ainda 8972 activos em formação e foram leccionados 527 cursos em formação contínua, uma área a reforçar.
“No entanto, encontramos algumas lacunas nos nossa população escolar. São elas a área linguística e o atendimento ao público”, garante Ana Paula Pais. Com o objectivo de colmatar estas falhas, “estamos a trabalhar para certificar a Escola como entidade formadora nos próximos dois anos”, conclui a directora. Esta certificação da Escola trará mais-valias ao nível da melhoria dos procedimentos e dos serviços aos alunos. Presentemente, a escola tem sob sua alçada duas escolas: Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, que já tem seis anos, e conta com 120 alunos; e a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, localizada em Óbidos e nas Caldas da Rainha. A de Óbidos foi inaugurada este ano, e conta com 60 alunos. Já a de Caldas da Rainha ainda se encontra em fase de construção.
Centro Novas Oportunidades comemora 6º aniversário
O ano de 2001 marcou a criação do Centro Novas Oportunidades, que na data se chamava Centro de Reconhecimento de Validação e Certificação de Competências, proporcionando a aquisição de certificação escolar e profissional.
O Centro Novas Oportunidades, coordenado por Sandra Simões, tem tido uma procura bastante elevada. Esta é uma consequência natural da “necessidade pessoal e profissional da pessoa”, afirma a directora do Centro. “A certificação das suas competências não só permite ao indivíduo um reconhecimento profissional como eleva a sua auto-estima”, continua. As áreas mais procuradas para certificação centram-se na “Cozinha e Empregados de mesa”. O processo de certificação inicia-se com a apresentação de um portfólio reflexivo de aprendizagens. Este dossier será entregue a profissionais especializados na área em causa, que analisam as competências do candidato. Poderá ser necessária uma formação complementar, que o indivíduo terá de efectuar. Após este processo, o candidato será confrontado perante um júri de certificação de competências, que o irá avaliar.
Localizada na Quinta da Boavista, a EHTC foi inaugurada a 29 de Novembro de 1989. Dotada com os requisitos para uma formação técnica e profissional de qualidade, esta escola está vocacionada para possibilitar uma preparação integral dos futuros profissionais, incutindo-lhes espírito de iniciativa, autonomia, polivalência e inovação, factores fundamentais para um correcto desempenho e valorização da sua actividade.
A Escola de Turismo tem já uma longa história para contar, apesar da sua tenra idade. No seu primeiro ano, a Escola abriu um curso – Recepção, Portaria e Animação – vocacionado para recepcionistas de hotel. Foram 33 os alunos que frequentaram o curso que apresentava apenas uma valência profissional. Hoje em dia, a generalidade destas três dezenas de alunos dirige hotéis. Cursos de bar e de restaurante também começaram a ser ministrados.
O ano lectivo de 1992/93 marcou o início de cursos de valência profissional e escolar. Foram os casos do curso de “Restaurante/Bar” e “Cozinha/Pastelaria”. No ano seguinte, a Escola introduziu uma outra oferta formativa, a oferta pós-12ºano, em que todos os cursos passaram a possuir dupla certificação (escolar e profissional). Inicia-se o curso de “Direcção de Restauração” (mais tarde “Técnicas e Gestão de Restauração”) que forma alunos para cargos de chefia para a direcção de restauração. Este curso manteve-se durante oito anos, tendo sido reformulado e mudado de nome para “Técnicas e Gestão Hoteleira”.
No presente ano lectivo, o curso de Turismo sofreu uma pequena reestruturação. O nome alterou para Hotelaria e Turismo, ganhando, com esta mudança, a valência do alojamento hoteleiro, abrindo o leque de hipóteses de trabalho aos estudantes.
Quanto ao emprego, a directora da EHTC Ana Paula Pais mostra-se bastante orgulhosa. “Após o primeiro mês de concluído o curso, todos os formados têm emprego”, afirma. Para promover a empregabilidade, todos os anos, no mês de Maio, há uma semana que aproxima os jovens estudantes e os empresários da área.
“São as próprias empresas que vêm cá buscar os alunos”, assegura Ana Paula Pais que, com um sorriso nos lábios mostra o seu orgulho ao dizer que os ex-alunos “têm emprego em todo o lado – na região centro, por todo o país e até no estrangeiro”.
“Como exemplos mais próximos podemos apontar a directora da Quinta das Lágrimas, o director do Astoria, e a directora do Hotel Almedina, todos eles ex-alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra”, conclui.
Actualmente, a Escola possui 17 turmas e 391 alunos. “O futuro será mantermo-nos por aí. Não tanto crescer em quantidade, mas sim em qualidade”, assegura a directora. Diminuir o número de desistências e fazer com que os alunos formados permaneçam no sector são os principais objectivos da direcção da Escola. Para ajudar nestas tarefas, existe um Gabinete de Apoio Psico-pedagógico ao aluno, que tem um conjunto de actividades com um cariz mais social e psicológico
“O futuro passa, ainda pela modernização da escola, com vista a acompanhar a evolução do próprio sector turístico”, realça Ana Paula Pais. “Esta evolução impõe que a escola antecipe as necessidades do mercado, através, por exemplo, do desenvolvimento de projectos mais criativos”, refere.
Desde sempre que a Escola possui formação contínua. No entanto, até ao ano de 1999, esta formação era desenvolvida pelos serviços centrais, em Lisboa, através de um projecto denominado “Brigadas Móveis” – grupos de formadores em determinadas áreas que se deslocavam pelo país. Em 1999, a EHTC iniciou a sua própria formação contínua específica, desenvolvida dentro da própria Escola. Actualmente, a EHTC faz formação em toda a Região Centro, em parceria com restaurantes, unidades hoteleiras, autarquias, regiões de turismo, entre outras entidades.
“Formar, Qualificar e Certificar”
Este é o lema conjunto da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e do Centro Novas Oportunidades. Se a formação engloba o processo de aprendizagem, direccionado aos jovens, a qualificação é destinada aos activos que se encontram fora do processo de escolarização, mas no processo de qualificação das suas competências. Já a certificação encontra-se voltada para a área do Centro Novas Oportunidades e certificação escolar e profissional. A EHTC trabalha, desta forma, com estes três públicos: jovens, activos e adultos.
A EHTC acolheu, até à data, 1630 alunos. Destes, 872 obtiveram certificação, “um número que gostaríamos de aumentar”, afirma a directora Ana Paula Pais. Passaram ainda 8972 activos em formação e foram leccionados 527 cursos em formação contínua, uma área a reforçar.
“No entanto, encontramos algumas lacunas nos nossa população escolar. São elas a área linguística e o atendimento ao público”, garante Ana Paula Pais. Com o objectivo de colmatar estas falhas, “estamos a trabalhar para certificar a Escola como entidade formadora nos próximos dois anos”, conclui a directora. Esta certificação da Escola trará mais-valias ao nível da melhoria dos procedimentos e dos serviços aos alunos. Presentemente, a escola tem sob sua alçada duas escolas: Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, que já tem seis anos, e conta com 120 alunos; e a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, localizada em Óbidos e nas Caldas da Rainha. A de Óbidos foi inaugurada este ano, e conta com 60 alunos. Já a de Caldas da Rainha ainda se encontra em fase de construção.
Centro Novas Oportunidades comemora 6º aniversário
O ano de 2001 marcou a criação do Centro Novas Oportunidades, que na data se chamava Centro de Reconhecimento de Validação e Certificação de Competências, proporcionando a aquisição de certificação escolar e profissional.
O Centro Novas Oportunidades, coordenado por Sandra Simões, tem tido uma procura bastante elevada. Esta é uma consequência natural da “necessidade pessoal e profissional da pessoa”, afirma a directora do Centro. “A certificação das suas competências não só permite ao indivíduo um reconhecimento profissional como eleva a sua auto-estima”, continua. As áreas mais procuradas para certificação centram-se na “Cozinha e Empregados de mesa”. O processo de certificação inicia-se com a apresentação de um portfólio reflexivo de aprendizagens. Este dossier será entregue a profissionais especializados na área em causa, que analisam as competências do candidato. Poderá ser necessária uma formação complementar, que o indivíduo terá de efectuar. Após este processo, o candidato será confrontado perante um júri de certificação de competências, que o irá avaliar.
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