O Benfica é o maior clube do mundo. Penso que em relação a isso não há dúvidas. Nenhum outro clube leva tanta gente a um treino como o Benfica. Nenhum outro clube provoca uma luta entre canais pela transmissão de um jogo treino. Nenhum outro clube move multidões mesmo estando num período menos bom da sua história. Nenhum outro clube abre o telejornal com uma peça sobre o penteado do treinador.
Porém, maior não significa melhor. E há mais de vinte anos que o Benfica luta por ser o melhor. Todos os anos esfregamos as mãos na esperança de que a fornada de contratações dê a volta a isto e nos leve ao primeiro lugar. Este ano não foge à regra.
Ontem o Benfica fez o seu primeiro jogo da pré-temporada. Euforia, fanatismo, esperança, ilusão... O Benfica TV transmitiu o jogo em directo e a SIC e a RTPN transmitiram em diferido à noite. Tal é a loucura que o Glorioso movimenta...
O resultado ficou-se pelo empate (2-2). No primeiro tempo, o Benfica apresentou um bom futebol, com algumas jogadas interessantes. Marcou por duas vezes e deu nas vistas. No segundo tempo, o Benfica encolheu-se e sofreu dois golos. Equipa apática e sem ideias. Enfim, o Benfica a que estamos habituados.
Eu vejo estes jogos sem qualquer preocupação quanto ao resultado final. Sei que servem para afinar tácticas e dar rodagem aos jogadores. Nada mais. Não caio na ilusão de dizer que "é este ano!" só por termos ganho 4-0 ao Marinhense. Quer ganhe quer perca, o Benfica precisa de construir uma estrutura sólida e não cair na tentação de "ter a melhor equipa dos últimos dez anos" e voltar a ficar em 3º lugar.
Espero que Jesus ponha estes mandriões na linha e que os faça "suar nos treinos para não sangrarem nos jogos". Ah ganda Jesus! É isso mesmo. Não te preocupes com a gramática. Desde que os ponhas a jogar à Benfica, até podes falar castelhano.