“Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos/ Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como o rio/ Mais vale saber passar silenciosamente/ E sem desassossegos grandes.” Foi apenas um. Hoje são várias as que folheiam um livro que tão pouca quietude tem causado… Em Coimbra, podemos “fitar sossegadamente o curso do rio”, de mãos enlaçadas com Lídia, ou com o simples descanso.
Praia da Bogueira – Lousã
Dotada de diversas infra-estruturas, nas duas margens que rodeiam o espelho de água, a Praia da Bogueira convida ao lazer e ao divertimento nos dias mais quentes. Parque de merendas, parque infantil, campos de jogos e um café com esplanada juntam-se aos novos balneários e a uma pequena piscina, reservada a crianças e a pessoas com deficiência, construída junto a um espaço relvado.
A Praia Fluvial da Bogueira, em Casal de Ermio, recebeu este mês a bandeira de “Praia Acessível”. Foram levadas a cabo diversas obras de requalificação daquele espaço, através da recuperação de algumas estruturas e iniciação de outras.
Praia Fluvial de Penacova
Situada nas margens do Mondego, em frente da vila de Penacova, e junto ao Parque de Campismo, esta praia fluvial encontra-se rodeada por uma bela envolvente natural. Dispõe de bar, um abrigo para embarcações, campo de jogos e zona de merendas. Uma das suas características é a ponte de madeira, que convida a dar bons mergulhos. As estradas pitorescas, ora talhadas nas escarpas sobre o rio, ora trepando ao cimo dos montes, permitem apreciar o belo panorama paisagístico.
A praia tem diversos serviços de apoio disponíveis, tais como acesso a deficientes, aluguer de toldos e espreguiçadeiras, bar, duches, embarcações ligeiras sem motor, instalações sanitárias, parque de campismo e posto de Primeiros Socorros. Esta é uma praia vigiada, com serviço de restaurante. Tem, ainda, condições para a prática do futebol e voleibol de praia, bem como canoagem. É de fácil acessibilidade.
Praia Fluvial Canaveias – Pena
Esta praia caracteriza-se pelos bons acessos e infra-estruturas de apoio. Dotada de acessos pedonais para pessoas com mobilidade condicionada, a praia possui equipamento de socorro a náufragos e vigilante, bem como estacionamento. A praia dispõe de um parque de lazer com churrasqueira e zona de piqueniques, sombras e um parque infantil. Está classificada como "Praia Acessível".
Há possibilidade de aluguer de toldos e espreguiçadeiras. À disposição do banhista, estão diversos serviços, tais como bar, instalações sanitárias e posto de primeiros socorros.
Praia Fluvial Olhos de Fervença – Olhos de Fervença
As nascentes naturais, conhecidas como "Olhos de Fervença", abastecem o concelho de água e atraem muitos visitantes com o seu cenário bucólico. O que deu origem a uma bonita praia fluvial com boas infra-estruturas de apoio, designadamente uma área de recreio e lazer, circuitos pedonais, bar com esplanada, balneários, parque de merendas e campo de jogos. Além do plano de água, que tem uma plataforma de saltos na sua zona mais profunda, a praia fluvial inclui ainda uma zona de prado relvado para banhos de sol e descanso, um pequeno areal e um terraço, com cadeiras, chapéus de sol, serviço de bar e vigilância. Esta é uma praia vigiada e facilita o acesso de pessoas com mobilidade condicionada.
Praia Fluvial de Pomares – Pomares
Esta praia fluvial é contígua a um parque de campismo que convida ao descanso nas faldas da Serra do Açor. Possui um cativante envolvente natural e tem disponíveis bons equipamentos de apoio e segurança.
Praia Fluvial de Palheiros – Palheiros
Situada na freguesia de Torres do Mondego em Coimbra, esta praia possui diversas infra-estruturas essenciais, inclusive campo de desportos diversos, churrasqueira, parque de merendas, sanitários e recipientes para o lixo. Tem, ainda, vigilância e um bom parque de estacionamento (uma pequena ponte de acesso pedonal, permite o estacionamento em ambas as margens do Mondego). Encontram-se afixados vários boletins das análises realizadas à água, num placar situado no concessionário. O acesso à praia é feito pela povoação de Palheiros, na margem esquerda do Mondego. A praia possui infra-estruturas que facilitam o acesso a deficientes.
Praia Fluvial da Louçainha – Louçainha
Galardoada pela primeira vez em 2007 com a bandeira azul, a praia fluvial da Louçainha oferece água de boa qualidade, bons acessos e infra-estruturas, incluindo parque de merendas e restaurante panorâmico.
Praia de Avô – Oliveira do Hospital
Esta praia fluvial, situada na zona marginal do Rio Alva, é composta por uma variação de dois cursos de água diferentes que formam uma ilha, a ilha do Picoto. A praia, alvo de uma profunda intervenção recente, é constituída por dois açudes de água na zona circundante da ilha, com um ponto de passagem de peões, uma piscina infantil alimentada com água do rio, zonas de relva, equipamento para piqueniques, balneários e zonas pedonais.
Góis e Tábua
Existem outras praias fluviais em Coimbra, em lugares recônditos e belos, protegidos pelo verde saudável que abraça o distrito. Góis possui três praias dignas de realce, sendo elas, a praia fluvial do Cerejal, da Peneda e da Foz. De fácil acessibilidade, em todas se encontra o descanso e paz necessários para um bom dia de repouso.
O concelho de Tábua também é rico em proporcionar inúmeros espaços de lazer. No que respeita a praias fluviais, há a praia dos Bicos dos Covos, a praia fluvial do Vale Miodo, de Meda de Mouros e do Porto Pedrinho. Todas as praias são de areia branca e de fácil acesso.
Praia Fluvial do Mondego
Em 2 de Agosto de 1935 foi inaugurada aquela que foi a primeira praia fluvial portuguesa, construída por mão humana: a praia fluvial do Mondego, em Coimbra. A obra custou um total de 60 mil escudos, actualmente 300 euros.
A praia nasceu como espaço de convívio e recreio, numa altura em que a cidade perdia parte dos seus habitantes, uma vez que os estudantes tinham regressado a casa para as férias de Verão e uma parte importante dos seus habitantes não tinha posses económicas para ir a banhos. Aquando da inauguração houve festa rija, com salva de 21 tiros, banda de música do Colégio dos Órfãos (S. Jerónimo) e sessão solene.
Para a execução da praia, retirou-se grande quantidade de areia, foi colocada estacaria para protecção e retenção das águas, ainda visível quando as comportas do açude abrem e baixa o nível das águas (a jusante da actual ponte de Santa Clara).
Nas margens e areal (em certos anos criava-se uma ilha de areia) abriram-se bares, esplanadas, restaurantes, alugavam-se toldos e chapéus-de-sol e ainda barcos de recreio. Havia ainda uma casa para mudar de roupa e uma bilheteira onde se comprava o bilhete que permitia o acesso a um passadiço de acesso à zona de banhos.
Nos anos seguintes a praia foi ganhando imponência, até que, em 1947, já não foi erguida pois os custos haviam-se tornado exorbitantes.
PRAIAS MARÍTIMAS DE COIMBRA
Onde o céu se espelha
Figueira da Foz
A Figueira da Foz é a única cidade portuária do centro do país e é também a segunda maior cidade do distrito, com cerca de 60.000 habitantes. A sua praia é frequentada, essencialmente, pelos habitantes da Figueira da Foz e de Coimbra. É uma praia extensa e com diversas estruturas de diversão como: parque infantil, campo de vólei, campo de ténis, campo de futebol e de ginástica. Todos os anos se realizam inúmeros campeonatos desportivos, com destaque para o “Mundialito de Futebol de Praia” e para o campeonato de surf.
Depois de um fantástico dia na praia, nada melhor que experimentar os deliciosos pratos de mariscos. Entre as especialidades que não se pode deixar de provar estão a lula grelhada e o bacalhau com batatas a murro.
Mira
Começou por ser uma terra de pescadores. Estes, com a sua sabedoria e experiência construíram o Barco de Mar. Hoje a praia de Mira tem uma grande ocupação durante os meses de Julho e Agosto. Possui bastantes restaurantes (Avenida da Barrinha) e bares. Os veraneantes desfrutam das lagoas e da floresta, que se estende até à Serra da Boa Viagem.
A Praia de Mira mantém a Bandeira Azul desde o início da atribuição do símbolo de qualidade em zonas balneares europeias, um caso único em Portugal.
A mais famosa festa do Concelho de Mira é a festa em honra de S. Tomé de Mira, a 25 de Julho.
Tocha
Praia de areal limpo e extenso. Com boas infra-estruturas de apoio, é possível encontrar entre elas uma biblioteca de praia. Tem passadeiras para a praia, que não estragam as dunas. É rica em iodo.
A sua areia fina, suas dunas extensas, seus pinhais próximos são trunfos importantes desta praia que aposta num turismo mais calmo e perto na natureza. Há um grande parque de merendas situado nos pinhais, é aliás tradicional preparar aí as batatas a murro na areia. Ao lado existe um campo de futebol e basquetebol, com um bar. Na pequena aldeia encontram-se algumas pastelarias, bares e uma pequena feira onde se vendem lembranças e fruta.
Por muitos rios e mares que possamos sentir na nossa pele, não nos sai da memória o cheiro das ruas monumentais de Coimbra, das vielas, das igrejas seculares, das suas pessoas, capas e batinas negras... Desta forma, no intervalo de um mergulho, nas reticências de um descanso, nada melhor que aproveitar para contemplar o Café Santa Cruz, localizado na Praça 8 de Maio, junto ao Mosteiro de Santa Cruz. A filosofia deste monumento é criar no seu espaço clássico e austero, com quase 90 anos de história, um ambiente actual com um menu contemporâneo. Folhear um jornal, ler um livro ou estar simplesmente à conversa acompanhado de uma chávena de café são rituais habituais deste espaço de tertúlias, informal, de divulgação de cultura.
2 comentários:
Bem sendo uma moçoila proveniente de Tábua, vivendo em Lisboa, só posso dizer que o blog está delicioso, correspondendo à realidade das maravilhas das nossas terras. Parabens:D
Obrigado Carrie!
As terras lusitanas são, sem dúvida, belas!
Volte sempre.
Enviar um comentário