sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dor Crónica XXXVIII




A Dor de hoje é dedicada à voz que melhor soube cantar a Dor de um povo. Faria hoje 90 anos.

O Grito

Silêncio!
Do silêncio faço um grito
O corpo todo me dói
Deixai-me chorar um pouco.

De sombra a sombra
Há um céu tão recolhido...
De sombra a sombra
Já lhe perdi o sentido.

Ao céu!
Aqui me falta a luz
Aqui me falta uma estrela
Chora-se mais
Quando se vive atrás dela.

E eu,
A quem o céu esqueceu
Sou a que o mundo perdeu
Só choro agora
Que quem morre já não chora.

Solidão!
Que nem mesmo essa é inteira
Há sempre uma companheira
Uma profunda amargura.

Ai, solidão!
Quem fora escorpião
Ai, solidão!
E se mordera a cabeça!

Adeus!
Já fui para além da vida
Do que já fui tenho sede
Sou sombra triste
Encostada a uma parede.

Adeus!
Vida que tanto duras
Vem morte que tanto tardas
Ai, como dói
A solidão quase loucura!