sábado, 16 de setembro de 2006

A Terra gira à volta do "Sol"

O semanário “Sol” deu hoje o primeiro passo em direcção a um objectivo muito simples: ser o jornal de referência dos portugueses. Após a saída de José António Saraiva do jornal “Expresso”, devido a divergências com a direcção, o ex-director do jornal cujo nome se caracteriza por um tipo de café, criou um que se encontra no meio da fala (Fá e Lá), fazendo-o através de uma escrita que pretende ser pautada pelo rigor e disciplina.

Tendo isto em conta, várias manobras publicitárias se sucederam para promover ambos os jornais: O “Expresso” optou pela oferta de dvds ao longo de 8 semanas, bem como por uma forte publicidade televisiva; por sua vez, o “Sol” decidiu-se apenas pela divulgação televisiva.

Ora, tudo isto fez com que estes jornais esgotassem em tempo recorde, à hora de almoço já não havia nada nas bancas… O “Expresso” pela oferta de dvds (que já se havia iniciado na semana passada) e o “Sol” por se estrear nestas andanças, causando curiosidade na população.

Na minha opinião, apesar de ambos terem vendido número semelhante de exemplares, o "Expresso" sai claramente derrotado deste primeiro embate. Digo isto porque este jornal sempre teve os seus leitores assíduos, de longos anos. Com esta iniciativa – oferta de dvds (uma clara arma de oposição ao “Sol”) –, o “Expresso” por um lado ganha mais “leitores” mas também perde muitos. Isto devido ao facto de os “novos leitores do Expresso” serem leitores a “curto-prazo” (basta terminar esta promoção e esses “leitores”, que provavelmente nunca tinham ouvido falar no jornal, devolvem-no à banca do quiosque); perde muitos leitores (os que até então têm sido assíduos), uma vez que não conseguirão adquirir o jornal nestes “dias de cinema”. Toda esta reviravolta no tipo de leitor só beneficia o “Sol”, uma vez que este obtém grande maioria da população (por ser novidade) e obtém ainda os leitores assíduos do “Expresso” por não o conseguirem comprar (consequência da oferta de dvds). O formato é mais económico e a escrita idêntica mas permite uma leitura mais fácil.

Foi uma má manobra do “Expresso”, tentando adquirir leitores tentando conquistar quem não é. E um jornal como o “Expresso” só lê quem sabe. Mau início, senhor Balsemão.

Aliás, fazendo jus à capa do “Sol”: “Este semanário não oferece brindes nem faz promoções”.

André Pereira

1 comentário:

Anónimo disse...

E O SOL FAZ-NOS TAO BEM!...
BJS.