quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

“Café com ‘Dinossauros’ da Comunicação”

Foi no passado dia 4 de Dezembro, por volta das 21h30, que muitas pessoas se juntaram para ver os dinossauros. Não me refiro a nenhuma visita ao Jardim Zoológico, nem sequer a uma ida ao cinema, mas sim de uma ida ao café. Foi este o local eleito pelos estudantes do 4º Ano de Ciências de Informação do Instituto Superior Miguel Torga para reunir, na mesma mesa, os verdadeiros “Dinossauros da Comunicação”.

Moderado pelo também “Dinossauro da Comunicação”, Sansão Coelho esta conversa recebeu o contributo de Varela Pècurto (fotojornalista e primeiro correspondente da Televisão RTP em Coimbra e na Região Centro), Jorge Castilho e Cabral de Oliveira (jornalistas que trabalharam no Jornal de Coimbra, Diário de Coimbra, Jornal da Universidade de Coimbra, Centro, para além do exercício de funções em delegações de jornais e rádios nacionais, como o Jornal de Notícias, o Comércio do Porto e a TSF). Por motivos de força maior, Álvaro Perdigão, também ele um Dinossauro na área radiofónica (um dos pioneiros do Emissor Regional de Coimbra da Emissora Nacional, actual RDP, e também antigo colaborador do Diário de Coimbra), não pode estar presente.

Reunidos num local histórico da cidade de Coimbra, o Café Santa Cruz, os convidados falaram das suas experiências vividas dentro do meio jornalístico. Todas as estórias contadas poderiam servir de base para a elaboração de um livro, ou até mesmo de um filme, qual delas a mais contagiante. Desde lembranças de sorrisos, até outras mais tristes, tudo foi captado pela objectiva da máquina fotográfica, pela tinta da caneta ou pelo simples microfone.

No final, o público terminou esta sessão com aplausos e muitos elogios. Estas aulas abertas promovidas pelo Instituto Superior Miguel Torga já contaram com a participação de outros nomes ilustres como Carlos Esperança (blog
Ponte Europa), João Campos (actual Director do Diário de Coimbra), João Henriques (correspondente do Correio da Manhã), Paulo Marques (jornalista do Diário As Beiras), e Rui Avelar Duarte (ex-Director de Informação da LUSA e actual jornalista do Campeão das Províncias).

André Pereira

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

André Pereira disse...

Desculpe, não percebi o comentário.