domingo, 24 de dezembro de 2006

Maria, José, Mor, Gado

Maria José Morgado foi nomeada, no dia 14 de Dezembro, para dirigir e coordenar todos os processos relativos ao caso " Apito Dourado".

Esta nomeação tem como objectivo "uma coordenação eficaz no sentido de imprimir a dinâmica e rigor necessários à descoberta da verdade material", de acordo com uma nota da Procuradoria-geral da República lida em conferência de imprensa.

A decisão não poderia ser a melhor prenda de Natal para todos aqueles que anseiam pela justiça em Portugal, com especial atenção no futebol. Numa altura festiva em que escrevemos cartas ao Pai Natal, houve alguém que não se esqueceu de escrever ao Menino Jesus. E parece que a carta foi parar à morada correcta: a barraca de Belém.

Pode parecer confuso o que eu estou a escrever, mas passo a explicar: a versão mais simples e simbólica do presépio é constituída pelas seguintes figuras: o Menino Jesus, José, Maria, a Vaca e o Burro.

Só aqui encontramos várias explicações: a mãe de Jesus (Maria) encontra-se ao lado de Seu pai (José), rodeados pelo Burro e pela Vaca (o Gado). No centro encontramos Jesus, o símbolo do Amor para os Cristãos. Agora, qual receita de culinária, basta-nos juntar o nome “Maria” com “José” e “Gado”: Maria José Gado. Mas o apelido da senhora não é assim tão estranho, tem um “mor” no início, que podemos decifrar (de uma forma muito código-da-vinciana) como diminutivo de Amor (=Jesus).

Agora, misturamos tudo, juntamos uma colherzinha de açúcar, uma pitada de sal e colocamos no forno durante 15 minutos. O resultado é “Maria José Morgado”.

Bela prenda! Agora só resta ter fé e esperar que os Reis Magos cheguem a tempo de presentear quem merece.

André Pereira

Sem comentários: