segunda-feira, 26 de março de 2007

Associação de Moradores do Bairro do Ingote comemora 3º aniversário

O Bairro do Ingote, situado na periferia de Coimbra, é conhecido com sendo um dos mais problemáticos da cidade. Os relatos de violência, tráfico e consumo de drogas, vandalismo e criminalidade têm construído uma estrutura mental na cabeça das pessoas que não corresponde completamente à realidade.

É certo que, em tempos, este foi um bairro com bastantes complicações mobilado por conjunturas desagradáveis. Os sons constantes dos disparos de armas de fogo, as noites escuras que serviam de abertura ao mundo subterrâneo fizeram com que este bairro chegasse a ser apelidado de “Faroeste”, onde o deserto o separava da civilização.

Os preconceitos existem no cérebro das pessoas e, muitas vezes, não os conseguem eliminar. Um dos factores apontados para a ideia que se tem do bairro tem sido o facto deste albergar um grande número de famílias de etnia cigana. Esta ideia errada existe mas não passa disso mesmo, uma mera edificação ficcionada.

A diferença não existe e a religião, credo, etnia ou cor, não definem, de forma inata, o nosso destino e as nossas acções. Apesar de persistirem alguns atritos e problemas de difícil resolução, tudo está a tomar um novo rumo.

Quando o Bairro do Ingote foi criado, há cerca de 30 anos, as condições eram mínimas, bem como todas as infra-estruturas (nem existiam estradas de acesso ao Monte Formoso ou ao Bairro de S. Miguel).

Nestes últimos três anos, o Bairro do Ingote tem beneficiado de diversas melhorias. O arranjo de prédios (paredes, fachadas, portas, vidros e campainhas exteriores), bem como a limpeza dos espaços públicos têm sido algumas das iniciativas para melhorar a imagem do Ingote. Foi criado, também, um parque infantil completo, que está a ser utilizado pelas crianças que habitam no Planalto do Ingote (Bairro do Ingote, Bairro da Rosa e Bairro António Sérgio). Este é um bom parque com equipamentos modernos. Mas a responsabilidade pelo bairro não passa apenas pelas autoridades competentes. Os moradores têm desempenhado funções essenciais com o objectivo de “lavar a cara deste bairro”, como diz Maria Costa, actual moradora. Para tal, muito tem contribuído a Associação de Moradores do Bairro do Ingote (AMBI) que comemora, este ano, o seu terceiro aniversário.

A AMBI funciona como elo de ligação entre os residentes do Bairro do Ingote e a Câmara Municipal. Apesar da inexistência de quaisquer tipos de subsídios, a AMBI soube vestir uma única camisola, arregaçar as mangas e deitar mãos à obra.

De há três anos para cá que o verdadeiro espírito de solidariedade e de voluntariado tem permitido à AMBI dar “passos curtos mas certinhos” rumo ao futuro, segundo o presidente João Jorge Gândara.

A má imagem do bairro tem vindo a ser limpa por esta Associação. E, para os que pensam o contrário, João Jorge Gândara convida a “vir comprovar com os seus próprios olhos”.

A limpeza e a organização são visíveis a olho nu, mas tudo isto se deve a um “trabalho bastante árduo e duro, mas que acaba por ser bastante gratificante”, sublinha Cristina Costa, vice-presidente administrativa da AMBI.

“Temos realizado inúmeras iniciativas com vista a reintegrar as pessoas do e no Bairro”. As palavras são de Cristina Costa que, quando questionada sobre o futuro, torce o nariz. “Vejo o futuro de uma forma bastante apreensiva”, afirma. Os mandatos directivos da AMBI duram dois anos e o actual termina funções em Janeiro de 2008. “João Jorge Gândara é um excelente presidente e tem conseguido manter um balanço positivo em todos os aspectos”, comenta Cristina Costa. “Com a sua saída as coisas tornar-se-ão complicadas”, conclui.

No âmbito deste terceiro aniversário, a AMBI irá realizar, no próximo dia treze de Abril um vasto programa de actividades. Sendo assim, na sexta-feira, treze, o dia não será de azar. Por volta das 15horas serão desterradas as placas toponímicas com as ruas do Bairro. Meia hora mais tarde os convidados serão recebidos por um grupo de “ciganinhas”. Para as 16horas está marcada a Sessão Solene, presidida pelo Presidente da Câmara Carlos Encarnação e com a presença de diversos vereadores, altas individualidades, convidados e sócios. Este ano, e pela primeira vez, a direcção da AMBI decidiu distinguir cinco personalidades com um prémio, que será entregue nesta sessão. Já às 17horas, haverá um “beberete” direccionado aos convidados e sócios. Após uma tarde de convívio entre todos, o dia termina com a actuação da Tuna da Faculdade de Economia de Coimbra.

6 comentários:

Anónimo disse...

vivo neste bairro a muitos anos e nao a grande diferença e estas pessoas como vosses dizem a AMBI
nao melhoro nada de especial dizendo mais a camara mando destruir as hortas que alguns moradores residentes neste bairro que alguns dos moradores incluinda a nos foram nos tiradas e nunca nos foram sequer ofericidas outras ja que destruiram nas para construirem outras e no sitio respectivo onde tinha a minha e mais a de uns moradores nao foi construidas quais queres hortas ... obrigado pela atençao atenciosamente morador do bairro do ingote

André Pereira disse...

Boa tarde,

Antes de mais, peço desculpa mas não percebi metade do que escreveu.

Quanto ao meu texto, eu fiz a reportagem baseada nas minhas investigações, nas quais se engloba uma entrevista ao presidente da AMBI. Não pretendi, nem pretendo hoje, tomar qualquer partido. Se acha que está a ser prejudicado, acho que deve fazer queixa às entidades competentes.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Essa escoria que ai anda devia desaparecer toda, andam para ai muitos meninos que pensam que sao os maiores, que tem a mania que sao gangster e que vao para a noite com uma faca no bolso portanto sao os maiores. Alguem que diga a esses otarios qe nao sao ninguem, mas ninguem, sao burros, feios, cheiram mal, e acham se os senhores e donos da razao pq tem uma faca no bolso moram no ingote?? olha ainda bem para eles, mas se calhar um banho era melhor.

enfim, e nao me venham com tretas de que sou racista. porque racistas sao esses otarios burros qe ai andam, e a que ninguem faz nada. um tiro no focinho de certos gangstas com pircings no labio e tava o caso arrumado

André Pereira disse...

Caro Anónimo,

Obrigado pelo comentário.

Anónimo disse...

ó andré tu nao deves andar bem com a vida que levas!!!... né...

vela isso?...
se ainda nao te lixass.............................................................mother focker..........
..............fock you........

André Pereira disse...

Caro Anónimo, pode repetir o comentário mas, desta vez, em Português?

Obrigado.