segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Vou à Lua e vou a Marte

Na noite do dia 27 para 28 de Agosto, o planeta Marte vai estar a menos de 20 milhões de quilómetros da Terra, pela primeira vez em 73 mil anos, oferecendo assim uma oportunidade única de observação.

O planeta vermelho afasta-se, por vezes, até 400 milhões de quilómetros, mas esta noite vai estar mais próximo, o que facilitará o exame de detalhes da sua superfície.

A última vez que Terra e Marte estiveram tão próximos foi há 73 mil anos, numa época em que o homem se aventurava para além de África e onde, na Europa, apenas os homens de Neantherdal puderam observar um disco ocre muito grande no horizonte nocturno.

O grande período de afastamento entre os dois planetas deve-se principalmente à complexidade da mecânica celeste, mais precisamente às especificidades das órbitas de Marte e da Terra.

Enquanto o nosso planeta leva 365,25 dias para dar uma volta inteira ao sol, Marte precisa de duas vezes este tempo (686,98 dias) para fazer o mesmo. Sendo assim, os dois planetas só se encontram do mesmo lado do sol uma vez em 780 dias.

Entretanto, todos estes encontros celestes não são equivalentes devido a pequenas diferenças e, afinal de contas, apenas uma vez em cada 79 anos Marte e Terra se encontram na mesma posição.

O planeta vermelho já esteve assim tão perto da Terra no dia 22 de Agosto de 1924, a cerca de 55,777 milhões de km, o que de qualquer maneira está muito longe da distância de 19,446 milhões de km que hoje deve alcançar.

Sem comentários: