quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A música do Millenium

O novo anúncio do Banco Millenium BCP conta com a presença de Ricardo Azevedo, um dos cantores em ascensão no panorama musical português.

O músico pegou na sua guitarra e cantou uma das músicas mais bonitas da actualidade, acompanhada por uma letra de elevado nível literário. As rimas “T2/dois”, “jardim/abrir”, “virar/ar”, “procurar/morar” são de uma sensibilidade e perfeição únicas.

Mas a excelência deste poema não se reflecte apenas na sua estrutura formal. Ricardo Azevedo afirma que pretende comprar um T2 para morar “os dois” – ele e a companheira (digo eu…). Ora, um T2 é composto por dois quartos, uma cozinha e uma sala de estar. Se ele quer morar com a sua companheira, não bastaria um só quarto? Talvez goste de gastar dinheiro, talvez queira um quarto apenas para sabes-se lá o quê, ou então a sua relação com “essa pessoa” estabelece-se dividida por umas paredes. Mas… “Eu quero um T1 / Onde podemos viver os dois” não soava bem.

Pegando no mesmo verso (sim, denomino esta frase como "verso"), o jovem cantor comete um “erro” de português. “Eu quero um T2 / Onde podemos viver os dois.” Não está inteiramente errado, mas o ideal não seria: “Eu quero um T2 / Onde possamos viver os dois.” ?

Por fim, tenho apenas mais uma nota a afinar:

Ricardo Azevedo entende que, se começar a procurar uma casa para morar, a sua vida mudará por completo – “Tenho que virar / A minha vida de pernas para o ar / E procurar / Uma casa para eu morar”.

Pergunto eu, se procurar casa altera tanto a tua vida, onde tens vivido até agora? Em cima de um camião do BCP?

André Pereira

5 comentários:

Anónimo disse...

eh pa... é mesmo isso, qualquer pessoa inteligente concorda contigo... :)

Anónimo disse...

Excepcional! :)

Anónimo disse...

Eu não seria tão peremptório em afirmar que é uma ela... senão vejamos: supõe tu que, em vez de uma ela, há um ele. Africano, atlético, impossibilitado de usar calções curtos. E imagina também que, num certo dia (e porque até está na moda) o dito africano decide tomar um viagra. Não ias desejar ter um quartinho extra, onde te pudesses esconder? E quem é que, sob tal pressão, não dá erros de português? Eu, só de pensar, até termo... perdão, tremo.

Um abraço

Anónimo disse...

ó cromo, escreve tu uma melhor

Ângela disse...

Muito sinceramente acho que a música só faz algum sentido (?) mesmo num anúncio de banco...

Já agora... a parte em que ele diz: "só me falta arranjar um emprego para poder estar contigo"... presuponho que ele queira ir trabalhar para o mesmo local que a dita cuja... não?