sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Observatório Astronómico da Universidade visita o Sol

“O mistério das coisas? Sei lá o que é mistério! O único mistério é haver quem pense no mistério. Quem está ao sol e fecha os olhos começa a não saber o que é o sol, e a pensar muitas coisas cheias de calor. Mas abre os olhos e vê o sol e já não pode pensar em nada porque a luz do sol vale mais que os pensamentos de todos os filósofos e de todos os poetas. A luz do sol não sabe o que faz, e por isso não erra e é comum e boa.”

Alberto Caeiro, “Guardador de Rebanhos”

O Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra desenvolve, desde 1997, o projecto Dia da Astronomia na Escola. Desde esta data, o Observatório já visitou quase três centenas de escolas tendo sido abrangidos mais de cinquenta mil alunos, para os quais a astronomia mostrou ser um veículo privilegiado na aprendizagem das ciências em geral.

Segundo Artur Soares Alves, director do Observatório, “esta iniciativa pretende proporcionar a alunos, professores e restante comunidade educativa uma forma agradável e interactiva de apoiar, complementar e consolidar as matérias abordadas nos programas oficiais”.

Todos os anos, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, de 19 a 25 de Novembro, instituições científicas, universidades, escolas, associações e museus abrem as portas a um mundo tão longe quanto fascinante, proporcionando actividades desenvolvidas, através de um contacto directo com o público.

O projecto “Sol para Todos”, financiado pelo Programa Ciência Viva, tem como objectivo a promoção da ciência em geral e da astronomia em particular junto dos alunos de escolas do ensino não superior. O motor do projecto é o espólio de mais de 30.000 imagens do Sol (espectroheliogramas) existentes no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, fruto de um trabalho de mais de 80 anos de observações diárias do Sol iniciado em 1926. Actualmente, encontram-se digitalizadas e disponíveis ao público aproximadamente 15.000 imagens, fruto de um projecto igualmente financiado pelo Ciência Viva, que decorreu entre 2002 e 2004.

Trata-se de uma colecção de observações solares de enorme valor científico. O Observatório Astronómico dispõe de um acervo museológico constituído por um vasto número de instrumentos de observação e medição astronómica e terrestre. Conta ainda na sua colecção com mapas e cartas celestes, sendo a maioria do espólio constituída por peças dos séc. XVIII e XIX.

Para João Fernandes, coordenador deste projecto, “este tema leva-nos para algo longe daquilo que é terreno, fazendo-nos imaginar”. Também astrónomo e docente no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, João Fernandes afirma que “as pessoas costumam aderir a este tipo de iniciativas”, perspectivando-se “um excelente feedback por parte de todos”.

No Observatório Astronómico é realizada investigação em Astronomia e Astrofísica nas áreas da Física Solar, Física Estelar, Mecânica Celeste e Astrofísica Extragaláctica. Alguns destes trabalhos visam a preparação dos programas científicos de missões da Agência Espacial Europeia como COROT e GAIA.

O Sol

O Sol é a estrela mais próxima da Terra. O nosso planeta está, por isso, e desde a sua formação, dependente do Astro-Rei. Esta dependência não se resume apenas ao facto da Terra ter o seu movimento anual, de translação, em torno do Sol. É muito mais do que isso. O Sol é a principal fonte de calor e de luz de que a Terra dispõe e fundamental para toda a Vida que ela comporta. Os fenómenos que ocorrem no interior e na superfície solar têm impacto na superfície terrestre.

André Pereira
O Despertar

Sem comentários: