quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Hertha uma vez...


O Benfica empatou hoje com o Hertha de Berlim. Começámos bem, com um golo logo aos três minutos, mas uma bujarda do Javi Garcia traiu o guarda-redes (?) Júlio César. O guardião não está, obviamente, à espera que um jogador da sua equipa remate para a sua baliza, portanto, as desculpas são "relativamente bem" aceites. No entanto, o Júlio César - apesar de não comprometer muito - é um jogador que não se enquadra na qualidade do plantel encarnado. Nem ele nem os outros dois suplentes: Quim e Moreira. Todos jogadores razoáveis, mas nada mais do que isso. São bons suplentes, e pronto. A explicação que encontro para este auto-golo do Javi é a de que o Benfica só está bem a marcar. Às vezes (muitas vezes, não é David Luiz?!) enganam-se na baliza, mas é tudo em prol do futebol espectáculo. E de um marco histórico: a equipa com mais golos marcados. Em que baliza? Não interessa.

O César Peixoto esteve na origem desse grande golo do Javi Garcia. Foi ele que começou a jogada, entregando a bola de bandeja ao alemão do Hertha. Peixoto é perito em dar a bola aos adversários, em colocá-los em jogo e em deixá-los passar. Aliás, a única coisa que César Peixoto faz bem é arranjar namorada.

O Ramires correu mas sem qualidade, o Saviola não existiu e o Ruben Amorim de vez em quando passava-se. Foi um Benfica apático, lento e sem soluções. O Di Maria ainda teve uns rasgos de criatividade, mas foram insuficientes.

Este ano, o Benfica tem tido muitas dificuldades nos jogos fora de casa a contar para a Liga Europa. Aqui, o peso recai sobre as qualidades de Jesus. Se, por um lado, o Benfica tem um treinador que percebe muito de futebol português, também tem um treinador que percebe menos de futebol internacional. Na nossa liga, sabe o nome dos roupeiros de todos os clubes dos Regionais, lá fora nem sabe o nome dos treinadores. Mas, como ele próprio disse e muito bem, a nossa prioridade é o Campeonato Nacional.

Os árbitros estiveram ao nível do campeonato português. Penaltis por assinalar, foras-de-jogo mal marcados, cartões perdoados... E eram seis árbitros! SEIS!!! Enfim, uma ideia vomitada por Platini que, se tudo correr bem, não será aprovada para futuros campeonatos. Aliás, a presença do Platini na UEFA só vem confirmar uma coisa: há lá muita falta de piaçabas.

Como nota final, apenas gostava de deixar uma mensagem de agradecimento à SIC, particularmente ao José Manuel Marques, ao Rui Santos e ao Nuno Luz! Sem eles nunca teria experimentado ver um jogo do Benfica sem o som da televisão. Obrigado!

Sem comentários: