sábado, 26 de novembro de 2005

Fumar


Não venho aqui defender nenhuma tese, nem apresentar factos científicos para os malefícios do tabaco. Apenas pretendo dar a minha opinião sobre este tema, a qual espero que seja perceptível e limpa, chegando ao centro das pessoas tal como saiu de dentro de mim.
Para quem me conhece, sabe que não poderia deixar de dar a minha opinião acerca de assunto tão debatido. Peço-vos desculpa por vos estar sempre a chatear com a minha conversa de "bonzinho" mas virão mais tarde a dar-me razão... se ainda conseguirem falar.
Em primeiro lugar, acho uma estupidez completa o acto de fumar. Só quem não tem os sentidos apurados é que começa este vício. É mundialmente sabido que faz "mal" (MATA!!!), provoca cancros em tudo o que é partes do corpo, arranha por dentro as veias e rasga sem misericórdia o coração... Destrói os pulmões, os dentes, o aspecto, as mãos, a idade... Dará prazer, não o ignoro. Mas valerá a pena?
E aqui, surge outro ponto da questão. "Não tens nada que ver com isso! Eu fumo porque quero, e, se quiser, mato-me à vontade!". Tudo bem, não possuo ninguém, ninguém está sob o meu poder... Mas, se evocam o "vosso" direito PRÓPRIO a morrer, não o queiram alargar a todos, caindo em clara contradição. O que eu quero dizer com isto é que tenham respeito por quem não fuma, e não acendam o cigarro onde e quando vos apetece! Há locais próprios para fumar, não o façam onde não devem, fechando os olhos à razão... e ao coração.
Cuidado!

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá André! É bom ver o teu blog a crescer e bem. Gostei muito de ler o "factor deus" e quanto ao fumo... estás cheio de razão. Para quando os cafés sem tabaco?... Será que vou algum dia encontrar uma discoteca sem fumo? ***

Anónimo disse...

Não querendo entrar nessa do «bonzinho», estou totalmente de acordo... Não fumo, e «desdenho» quem o faz... para quê fazer algo que tanto nos prejudica, e que prejudica sobremaneira os outros? Porque seremos tão egoístas ao ponto de dizer: «este fumo que inalas é pouco...é só um pedaço do cigarro que tou a fumar; é só hoje; é só agora; é só aqui!»... Porque será que os humanos não se apercebem que não estão sozinhos no mundo? Alargo o fumar, ao beber em demasia, ao conduzir de forma perigosa, a «n» coisas que fazemos, e que podem estragar algo que demorou muito a construir... Se querem fumar, beber, acelerar, façam-no em sítios próprios! Não obriguem os outros a acompanhar-vos...é nesse aspecto que terão de ser «egoístas»...

Anónimo disse...

Acredito que o prazer de fumar está na mente de quem o faz.Não acredito que haja prazer num acto que provoca a morte..que mata lentamente.Vivo rodeada de fumadores conscientes dos seus actos, mas enquanto eles próprios não tomarem consciência não sou eu que os vou fazer ver.O pior é que o fumo dos outros também nos traz tantos malificios.
Parabéns André, muito bons textos.
Encontramo-nos num jornal, numa televisão aí perto!!!

Anónimo disse...

Eh primo *
concordo plenamente contigo ! Ás vezes é preciso as pessoas apanharem um grande susto para perceberem o risco q correm quando fumam :S
e como a prima disse, para quando os cafés, bares e discotecas sem tabaco ? (:
Beijinhoo **

Anónimo disse...

hmm fumar.. devo advertir para os seus maleficios (ossos do oficio)...mas de facto, um prazer k n csg racionalizar..e de facto... valera tanto assim a pena k se cumpre ao fim de algum tempo? "um dia mais tarde pensarei nisso"...arrastamos a razao.. a dada altura afogamo-nos nas evidencias.. o caminho é tortuoso.. e por vezes sem retorno! uma mao na consciencia na devida altura.. e pk afinal.. e assim tao bom?... as dependencias controlam-se no momentos em k estao prestes a formar-se...
um bcd dramatico.. mas as imagens fortes captam melhor a atençao!

DrSerranito disse...

Eu fumo, tu fumas, ele fumou.
Eu morrerei, tu morrerás, ele já morreu.

Foi assim, num dia como hoje, sem muito calor, sem muito frio, as mãos em concha a arrancar os pulmões, a cara azulada, o pescoço cinzento.
Todos os amigos o diziam bom rapaz.
Trabalhador, honesto, pai de família.

Dizem que não merecia e talvez até tivessem razão. Mas o tabaco, filho da morte, não é como a mãe.
Este, vil espírito, escolhe as suas vitimas com a perícia superior de um arqueiro.
As suas vítimas vêem-se bem na noite.
Vêem-se bem de dia.
O fumo cobre-lhes o rasto da sua cova futura.

Fumar..é terrível. Fumar aquelas coisas...menos terrível, mas aquelas células nervosas cerebrais que são mortas a cada inalar, bem, são mortas e não são restítuiveis.
Morreram, arderam.

Não fumem. Preservem-se a vocês e mantenham-se, se não por vocês, por quem gosta de vocês.