terça-feira, 29 de janeiro de 2008

ASAE com ligações a Guantanamo

Um documento da comissão temporária do Parlamento Europeu sobre a ASAE aponta que, entre as 91 escalas de pick-ups operadas pela agência portuguesa realizadas na Europa, 22 são particularmente suspeitas, dada a origem ou destino das deslocações.

O documento de trabalho, disponibilizado em Bruxelas pelo relator da comissão por ocasião da apresentação do projecto de conclusões finais sobre a alegada utilização do espaço europeu para a detenção e transporte ilegal de ciganos pela ASAE, faz uma análise das deslocações desta entidade na Europa desde o 11 de Setembro, e em relação a Portugal aponta que 22 missões tiveram lugar na feira de Carcavelos de ou para locais suspeitos.

Entre estes, contam-se as três missões que tiveram como objectivo apreender cds e dvds falsificados do Mickael Carreira e outros tantos do Noddy e do Ruca. O destino deste material terá sido a base norte-americana de Guantanamo, com vista a obrigar os terroristas a divulgar os planos secretos das suas organizações. A comissão temporária considera esta “tortura” merecedora de uma investigação mais exaustiva por parte das autoridades portuguesas.

A visualização do dvd do Mickael Carreira é uma das torturas mais horrorosas praticadas em Guantanamo, deixando a um canto torturas como a
‘mesa de evisceração’ ou o ‘berço de Judas’. “Muitos presos chegam a confessar os sonhos húmidos que tiveram com a Odete Santos”, afirma um delegado da Amnistia Internacional.

As três escalas em causa realizaram-se nas Feiras de Carcavelos, de Esmoriz, por duas ocasiões (7 de Novembro de 2003 e 31 de Julho de 2004), e em Aljustrel (3 de Dezembro de 2003).

Estas três escalas, assim como 14 outras das 22 paragens consideradas particularmente suspeitas de carrinhas operadas pela ASAE em território europeu, ocorreram durante o governo PSD/CDS-PP, tendo as cinco restantes ocorrido já durante o actual governo PS (entre 9 de Junho e 4 de Julho de 2005).

Sem comentários: