terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Medalha Miguel Sousa Tavares

Andava eu a visitar os meus locais de passagem internáutica, quando me deparo com um texto extremamente bem escrito e bem pensado, num dos meus blogues de eleição, o "Corta-fitas":

A historiadora Maria de Fátima Bonifácio fez as mais inteligentes intervenções do Prós e Contras de ontem, dedicado às novas regras sobre o consumo de tabaco. Arrisco mesmo vaticinar que conquistou a imortalidade com várias frases que proferiu nesse debate, das quais destaco: "Não vale a pena deixar de comer umas tripas à moda do Porto para viver mais uns dias." Impressionaram-me estas sábias palavras, que culminaram no seu brado: "Eu quero comer tripas!" Eu, confesso, não quero comer tripas. Mesmo assim, só consigo equiparar aquela admirável exclamação ao grito do Ipiranga. Mas melhor ainda esteve a ilustre historiadora quando, em defesa do sacrossanto princípio da liberdade, exclamou: "As crianças não devem ir a restaurantes porque incomodam os adultos." Fátima Bonifácio quer fumar em todos os restaurantes.

Em nome da liberdade, que a seu ver se encontra "ameaçada" em Portugal, como se pode ver pelo "controlo" do Estado às chamadas de telemóvel e às vias verdes. É também em nome da liberdade que a preclara historiadora pretende eliminar dos restaurantes as criancinhas que tanto a incomodam.Rolou-me pela face uma furtiva lágrima ao ouvir isto. Fátima Bonifácio, ardente defensora da liberdade, merece só por isto ser distinguida com a Medalha Miguel Sousa Tavares no próximo 10 de Junho. Em sessão rigorosamente interdita a menores de 18 anos, não vá algum vagido infantil perturbar tão comovente cerimónia.


Os meus parabéns ao autor do texto, Pedro Correira!

1 comentário:

Pedro Correia disse...

Obrigado. Um abraço.