quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

DOR CRÓNICA

Coca-Cola ou Água Benta

O Natal chegou e, para além do nascimento do Nicolau, é comemorada a fuga de Macaulay Culkin das garras dos dois ladrões. As músicas do George Michael ecoam nos centros comerciais e um hospital é escolhido para receber a Mila Ferreira e o Toy.

Mas para mim, o Natal é como um jogo, mais precisamente um jogo entre o Benfica e o Sporting. São muitos os preparativos, apoiantes, críticos, cânticos, fazem-se promessas… e no final do jogo volta tudo ao ponto inicial. Tal como no Natal. Amorzinho, beijinhos e caridadezinha durante quinze dias e depois passa tudo da validade. As campanhas acabam, os centros comerciais mandam os peluches de volta para o armário, e faz-se um delete de tudo o que é “crianças que precisam de ajuda”.

Mas eu até concordo porque, segundo notícias fidedignas, creio que só há crianças necessitadas nesta altura do ano. Nos outros meses, ninguém precisa de ligar o número-grátis-de-valor-acrescentado-se-faz-favor-a-sua-chamada-é-importante para ajudar pessoas que precisem. Porquê? Porque não há!

Voltando ao jogo, de um lado, o Pai Natal, do outro, o Menino Jesus. O Pai Natal é do Benfica, o Menino Jesus é do Sporting. Mas esta é uma observação óbvia até porque, se o Menino Jesus fosse do Benfica seria “Puto Jesus” ou “Catraio Jesus”. Depois, se há equipa que tem meninos no plantel é o Sporting… Já o Pai Natal, para além de se vestir de vermelho e andar desaparecido durante o ano, ainda dá prendas, tal como o Benfica dá aos seus adversários.


No fundo são duas figuras imaginárias que nos trazem doces para a mesa. Apesar de tudo, continuo a acreditar naquele que me dá mais certezas de existir. E como estamos em festa, um brinde ao Natal! Coca-Cola ou água benta, tanto faz…

Quinze
Imagem: DR

1 comentário:

João Gaspar disse...

Acho que prefiro uma água benta, mas com gás, que isto das guloseimas dá volta à barriga... :P

Abraço