quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

DOR CRÓNICA

LOL*

Hoje começo o texto a rir. Não porque tenha visto um jogo da Selecção ou porque tenha ouvido uma anedota do Donaltim. Aliás, o único ponto comum destes dois exemplos é o de provocarem exactamente a reacção contrária ao riso. E eu não quero isso, pelo menos hoje, que decidi escrever sobre essa tão bonita e esplendorosa palavra lusitana que é o LOL.

Só a sua sonoridade nos leva a fazer aquele som ridículo com a boca tapando-a logo de seguida, enquanto espreitamos pelo canto do olho o alvo do nosso gozo. A própria palavra LOL é difícil de dizer, faz-nos enrolar a língua e expulsar qualquer coisa que tenhamos presa ao céu-da-boca. Mas também para nós portugueses sempre foi difícil transmitir qualquer riso.

Somos umas pessoas tristes. Gostamos de saber que estamos na cauda da Europa, olhamos o chão como se o estivéssemos a decorar para um exame, maldizemos tudo e mais alguma coisa e nunca tiramos a mão do queixo. A não ser quando recebemos uma mensagem! Não somos capazes de sair do sofá para ir dar uma corrida, mas fartamo-nos de fazer exercício todos os dias com os nossos dedos. Todos os dias, todas as horas, todos os minutos! Não digo segundos porque é uma palavra a que não estamos muito habituados. A não ser que só haja duas equipas ou dois países ou duas economias.

Com três letrinhas apenas se escreve a palavra LOL. Também se escreve a palavra MÃE, é verdade, mas eu tenho para mim que quando deus inventou esta bonita frase (sim, eu acredito em frases), escolheu a palavra LOL em vez de MÃE, até porque nunca teve nenhuma.

Virando-me agora para a realidade, acho que, mais tarde ou mais cedo, vamos deixar de falar, de rir, de chorar ou até de cantar para o fazermos só com as pontas dos dedos. Se bem que não seria mau de todo. Há duetos de Natal que preferia conhecer apenas por mensagem.

De qualquer das formas, tenho que admitir que LOL é a única palavra de três letras que me faz rir. Ah, e PSD...


* abreviatura da expressão Laughing Out Loud que, na língua de Shakespeare (o Camões inglês com dois olhos), significa “rindo a bandeiras despregadas”


Quinze

11 comentários:

João Gaspar disse...

Genial!
Adorei especialmente a ligação de MÃE a deus... ;)

André Pereira disse...

Obrigado puto! Um grande abraço e um valente LOL!

Anónimo disse...

PSD FAZ-TE RIR?

DEVE SER ESTE BELO GOVERNO DE MERDA QUE TE FAZ ASSIM PARVO.
SE GOSTAS DELE, NAO SEI PORQUE ESCREVES ESTAS MERDAS CONTRA ELE.

AINDA BEM QUE TE FAZ RIR. LOL..

O GOVERNO TB SE RI QUANDO TE VAI AO CU PORTANTO ACHO QUE É MUTUO

LOL

André Pereira disse...

Anónimo,

Antes de mais, agradeço, não apenas o seu comentário, como também o facto de ter lido o texto até ao fim - presumo eu. (a não ser, claro, que faça as coisas ao contrário ou que só tenha capacidade para reconhecer letras escritas em CAPS LOCK).

Respondendo à sua primeira pergunta: "Sim, a palavra PSD faz-me rir" (acho que já o tinha dito no texto, mas já que é tão educado(a) em perguntar, eu volto a dizê-lo.

Quanto à sua segunda observação, sinceramente não entendi. Senão vejamos "DEVE SER ESTE BELO GOVERNO DE MERDA QUE TE FAZ ASSIM PARVO" - Por "ESTE GOVERNO" suponho que esteja a falar do Governo PS. - "SE GOSTAS DELE" - Do Governo PS - "NAO SEI PORQUE ESCREVES ESTAS MERDAS CONTRA ELE" - Mas eu não escrevi nada contra o Governo PS... Nem contra qualquer outro Governo... Mas compreendo a sua confusão. Um anónimo já não tem certeza quanto à sua identidade, quanto mais certeza quanto àquilo que diz. E não falo daquilo que faz (ou que lhe fazem), porque penso que já o espelhou na sua última observação.

Cumprimentos,

João Peixoto disse...

eu também acredito em frases. não estás só.

André Pereira disse...

Graças às Frases!

AD disse...

Não sei do que "LOLei" mais: do post, ou dos comentários! :)

Beijos***

AD disse...

Não sei do que "LOLei" mais: do post, ou dos comentários! :)

Beijos***

André Pereira disse...

De facto, há comentários que poderiam servir de próprio post :)

Obrigado Ângela. Beijinhos

João Gaspar disse...

Adorei o comentário! Ideia para uma "Dor Crónica"? :P

Se o PSD não fizesse rir, a Ministra da Educação já não estava lá mais...
Porquê? Ora, o governo, não vendo qualquer concorrência ou oposição (devem brindar todos os dias à Manuela Ferreira Leite) podem fazer o que lhes bem apetece...

Um abraço! Acho que em vez de usar agora o LOL vou substituí-lo por PSD.

Por isso, para aquele comentário anónimo, apenas quero enviar um PSD! Parti-me a Sorrir Doentiamente... PSD!

André Pereira disse...

Melhor não diria eu! Um valente PSD também para ti e para todos :) Vamos lançar uma petição para substituir o LOL pelo PSD? Quem aceitar assine em baixo. (Mesmo que seja por cruz, que suponho que seja a assinatura de um anónimo).