quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Durão Barroso e Bruno Pidá lutam pelo Nobel da Paz

“José Manuel Durão Barroso, antigo primeiro-ministro português e actual presidente da Comissão Europeia, poderá surgir entre os candidatos ao Prémio Nobel da Paz de 2008”. A notícia é avançada pela agência noticiosa France Press, que afirma ter sido Ramos-Horta o proponente.

Ramos Horta, presidente de Timor-Leste, Nobel da Paz em 1996, entende que Durão Barroso conduziu a Comissão Europeia “num sentido de diálogo pacífico entre os povos contribuindo abundantemente para as forças da ONU e no auxílio aos refugiados”.

Além do actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o Diário de Fictícias teve acesso a outros nomes para possíveis candidatos ao tão almejado prémio. George W. Bush, Tony Blair, José Maria Aznar e Bruno Pidá estão na linha da frente.

A candidatura de George W. Bush foi apresentada pelo benfeitor Donald Rumsfeld, justificando a escolha do presidente norte-americano pela sua participação na construção da democracia no Iraque e na reconciliação entre os países muçulmanos.

Já o nome dos antigos primeiros-ministros inglês e espanhol Blair e Aznar surgiu por obra e graça do Espírito Santo, não se sabe bem porquê.

Por último, Bruno Pidá parece recolher o maior número de apoiantes para arrecadar o Nobel da Paz. O líder do gangue da Ribeira conta com o apoio (moral e logístico) de altos dirigentes desportivos da zona norte do país. O Diário de Fictícias tentou obter declarações por parte de alguns elementos, mas tal torna-se impossível quando se tem uma arma apontada à cabeça.

O comité Nobel receberá até ao dia de hoje as candidaturas a nomeados, mas há ainda a considerar que os cinco membros desta delegação têm a possibilidade de eles mesmo avançarem com propostas para candidatos, o que acontecerá na primeira reunião, a ter lugar no próximo dia 26 de Fevereiro. De realçar que todas as candidaturas serão analisadas e, mais tarde, propostas pelo mais importante órgão europeu no que respeita à atribuição de medalhas de mérito, a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal).

André Pereira

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Hitler nomeado Chanceler

A 30 de Janeiro de 1933, Adolf Hitler prestou juramento oficial como Chanceler na Câmara do Reichstag, perante o aplauso de milhares de apoiantes Nazis.

O Presidente Hindenburg nomeou Hitler Chanceler numa designação legal, o que foi uma ironia da história, uma vez que os partidos do centro tinham apoiado o presidente Hindenburg por ele ser a única alternativa viável a Hitler, não prevendo que seria ele a trazer o fim da República.

Mas nem o próprio Hitler nem o seu partido obtiveram alguma vez uma maioria absoluta. Nas últimas eleições livres, os Nazis obtiveram 33% dos votos, ganhando 196 lugares em 584. Mesmo nas eleições de Março de 1933, que tiveram lugar após o terror e violência terem varrido o Estado, os Nazis obtiveram 44% dos votos. O partido ganhou controlo de uma maioria de lugares no Reichstag através de uma coligação formal com o DNVP. No fim, os votos adicionais necessários para aprovar a lei de aprovação do governo, que deu a Hitler a autoridade ditatorial, foram assegurados pelos Nazis pela expulsão de deputados Comunistas e intimidando ministros dos partidos do centro. Numa série de decretos que se seguiram pouco depois, outros partidos foram suprimidos e toda a oposição foi proibida. Em poucos meses, Hitler tinha adquirido o controlo autoritário do país e enterrou definitivamente os últimos vestígios de democracia.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

ASAE com ligações a Guantanamo

Um documento da comissão temporária do Parlamento Europeu sobre a ASAE aponta que, entre as 91 escalas de pick-ups operadas pela agência portuguesa realizadas na Europa, 22 são particularmente suspeitas, dada a origem ou destino das deslocações.

O documento de trabalho, disponibilizado em Bruxelas pelo relator da comissão por ocasião da apresentação do projecto de conclusões finais sobre a alegada utilização do espaço europeu para a detenção e transporte ilegal de ciganos pela ASAE, faz uma análise das deslocações desta entidade na Europa desde o 11 de Setembro, e em relação a Portugal aponta que 22 missões tiveram lugar na feira de Carcavelos de ou para locais suspeitos.

Entre estes, contam-se as três missões que tiveram como objectivo apreender cds e dvds falsificados do Mickael Carreira e outros tantos do Noddy e do Ruca. O destino deste material terá sido a base norte-americana de Guantanamo, com vista a obrigar os terroristas a divulgar os planos secretos das suas organizações. A comissão temporária considera esta “tortura” merecedora de uma investigação mais exaustiva por parte das autoridades portuguesas.

A visualização do dvd do Mickael Carreira é uma das torturas mais horrorosas praticadas em Guantanamo, deixando a um canto torturas como a
‘mesa de evisceração’ ou o ‘berço de Judas’. “Muitos presos chegam a confessar os sonhos húmidos que tiveram com a Odete Santos”, afirma um delegado da Amnistia Internacional.

As três escalas em causa realizaram-se nas Feiras de Carcavelos, de Esmoriz, por duas ocasiões (7 de Novembro de 2003 e 31 de Julho de 2004), e em Aljustrel (3 de Dezembro de 2003).

Estas três escalas, assim como 14 outras das 22 paragens consideradas particularmente suspeitas de carrinhas operadas pela ASAE em território europeu, ocorreram durante o governo PSD/CDS-PP, tendo as cinco restantes ocorrido já durante o actual governo PS (entre 9 de Junho e 4 de Julho de 2005).

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Segundo? Bahhh


Este fim-de-semana deveria ter jogado no Euromilhões (nem sei se houve, mas teria ganho na mesma). Estava seguro de uma vitória do Benfica frente aos pupilos do Cajuda e, mais estranho ainda, tinha a plena certeza de que os lagartos iriam vencer os tripeiros. Vi com atenção ambos os jogos e encontrei bastantes semelhanças no jogo das equipas lisboetas: defenderam bem, controlaram o jogo, foram eficazes...

O mais estranho é que parece que houve alguns pactos de sangue entre alguns jogadores do Benfica e do Sporting. Senão vejamos, o Luís Filipe e o Pereirinha (dois excelentes jogadores para o Moita do Boi) realizaram um jogo bastante seguro, quase sem mácula! Já Di Maria (ou Di Maira, na segunda parte) e Izmailov realizaram, também eles, um excelente jogo tacticamente, tendo influência directa no resultado (um passe do Di Maria e um golo do Izmailov) defendendo de forma bastante segura.

De certa forma, até fiquei contente com este último resultado (2-0 a favor do Sporting). Obviamente que um benfiquista que se preze, quando há jogos destes, almeja sempre o impossível: a derrota de ambos. Visto que isso é algo matematicamente impossível, já me dou por contente que haja expulsões, lesionados, muita porrada e outros tantos golos.

Talvez devesse torcer pelo FC Porto, tendo em conta que o Sporting está na luta pelo segundo lugar, aquele em que nós nos encontramos. "Assim o Sporting aproxima-se de nós. E o Porto não volta a perder, andam a passear no campeonato", dizem-me. Pode ser verdade, mas a luta do Glorioso não se pode cingir ao segundo lugar! É o Benfica, pah! O Glorioso! É uma missão difícil, reconheço, mas prefiro terminar o campeonato em 5º lugar mas saber que lutei até ao fim pelo 1º do que ter o 2º garantido. Quem se lembra do 2º classificado no ano passado, no ano anterior, no outro? Bahhhh.... Quero é ser campeão!

Ps1 – Não fiz nenhuma referência aos golos do Cardozo porque ainda não percebi como é que ele fez aquilo.

Ps2 – Também preteri o cabelo do Nelson como alvo de comentário pela mesma razão do Ps1.

domingo, 27 de janeiro de 2008

O meu processo

Há muito tempo que não coloco no blog um texto escrito por mim. Espero que não entendam esta minha "ausência de escrita" como um corte de relação com as letras. Antes pelo contrário. Todos os dias elas me envolvem, me saltitam cá no peito. Porém, sinto-me como que envolvido num processo kafkiano de mim próprio. Acordo dentro de mim não sabendo a razão por que as pontas dos meus dedos deixaram de deslizar pelas letras do teclado. Elas existem, mas parece que, por momentos, subiram um pouco no meu corpo.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Os lábios dela

Ser um admirador do Nuno Markl tem destas coisas... Na sua rubrica "Laboratolalilolela", na Antena 3, a "enciclopédia de séries de todo e qualquer género" (assim apelidado por nós aquando das nossas aulas de Escrita Criativa) deu a ouvir ao mundo um dos mais criativos e estonteantes artistas musicais de sempre: José Nazário! E mais não digo. Porquê? Porque não me apetece. Ah, e porque o senhor canta bem, para além de saber escrever as suas próprias letras (Amigo Ary, não te cuides, não...)

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Medalha Miguel Sousa Tavares

Andava eu a visitar os meus locais de passagem internáutica, quando me deparo com um texto extremamente bem escrito e bem pensado, num dos meus blogues de eleição, o "Corta-fitas":

A historiadora Maria de Fátima Bonifácio fez as mais inteligentes intervenções do Prós e Contras de ontem, dedicado às novas regras sobre o consumo de tabaco. Arrisco mesmo vaticinar que conquistou a imortalidade com várias frases que proferiu nesse debate, das quais destaco: "Não vale a pena deixar de comer umas tripas à moda do Porto para viver mais uns dias." Impressionaram-me estas sábias palavras, que culminaram no seu brado: "Eu quero comer tripas!" Eu, confesso, não quero comer tripas. Mesmo assim, só consigo equiparar aquela admirável exclamação ao grito do Ipiranga. Mas melhor ainda esteve a ilustre historiadora quando, em defesa do sacrossanto princípio da liberdade, exclamou: "As crianças não devem ir a restaurantes porque incomodam os adultos." Fátima Bonifácio quer fumar em todos os restaurantes.

Em nome da liberdade, que a seu ver se encontra "ameaçada" em Portugal, como se pode ver pelo "controlo" do Estado às chamadas de telemóvel e às vias verdes. É também em nome da liberdade que a preclara historiadora pretende eliminar dos restaurantes as criancinhas que tanto a incomodam.Rolou-me pela face uma furtiva lágrima ao ouvir isto. Fátima Bonifácio, ardente defensora da liberdade, merece só por isto ser distinguida com a Medalha Miguel Sousa Tavares no próximo 10 de Junho. Em sessão rigorosamente interdita a menores de 18 anos, não vá algum vagido infantil perturbar tão comovente cerimónia.


Os meus parabéns ao autor do texto, Pedro Correira!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

What the....?

Brevemente num computador perto de si.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Apenas utilizo meros instrumentos de transição de sentimentos que comportam uma insignificância do que quero transmitir.

Imagem: Direitos Reservados

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Fumadores Ressacados

Nunca tive tanta noção de o tabaco ser uma droga como nos últimos 15 dias, após ler textos alucinados por parte de colunistas habitualmente respeitáveis como Vasco Pulido Valente ou Miguel Sousa Tavares. O que eles têm escrito sobre a nova lei do tabaco, deitando mão a comparações que deviam envergonhar qualquer pessoa que tenha lido dois livros de História, é de tal modo inconcebível que só se explica pela carência de nicotina. Eles fingem que um café inundado de fumo é coisa que não incomoda ninguém. Eles chamam fascismo a uma decisão que chateia dois milhões de portugueses e protege oito milhões. E Sousa Tavares conseguiu mesmo a proeza de afirmar no Expresso, sem corar de vergonha, que a lei faz "lembrar, irresistivelmente, os primeiros decretos antijudeus da Alemanha nazi". Ora, isto não é texto de um colunista prestigiado - isto é conversa de um junkie a quem o dealer cortou na dose. Faço, pois, votos que os fumadores descompensados acabem de ressacar rapidamente, para o bom senso regressar e nós podermos voltar a lê-los com gosto.

João Miguel Tavares

domingo, 13 de janeiro de 2008

Brrrr

Caros fumadores,
Agora, sempre que se forem drogar mais um bocadinho lá fora, podem utilizar umas luvas especiais que protegem do friozinho. Mas CUIDADO!!! O frio faz mal!!! Pode matar!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Tiro da Ogilvy

Filme da Ogilvy finalista em Cannes e nos Cresta.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Curiosidades bem parvas

O Titanic afundou-se na manhã de 15 de Abril de 1912. 1+5+4+1+9+1+2= 23

No dia 11 de Dezembro de 1941 foi declarada a Guerra na Alemanha. 11+12= 23

Hitler suicidou-se em Abril de 1945. 4+1+9+4+5= 23

Júlio César foi esfaqueado um total de 23 vezes

Os Maias acreditavam que o fim do mundo ocorreria no dia 23 de Dezembro de 2012. 20+1+2=23

Charles Manson nasceu no dia 12 de Novembro. 12+11= 23

Ataque às Torres Gémeas, 11 de Setembro de 2001. 11+09+2+0+0+1= 23

O sangue leva 23 segundos a circular por todo o corpo.

A bomba atómica foi lançada em Hiroshima às 8h15. 8+15= 23

Trópico de Câncer: 23.5 graus norte. Trópico de Capricórnio: 23.5 graus sul. 5= 2+3

10886 é o número que Al Capone usou no seu uniforme na prisão. 1+0+8+8+6= 23

2/3 = 0.666 (Número do Belzebu)

sábado, 5 de janeiro de 2008

Youtube 2. Leave Britney Alone!

Na segunda posição surge o vídeo de um defensor acérrimo da Britney Spears, que, entre lágrimas, exige que a comunicação social deixe a cantora em paz. O clipe tornou Chris Crocker, o seu protagonista, famoso pelo ciberespaço, tendo sido visto 14 milhões de vezes e é o quarto mais comentado de sempre da história do YouTube.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Youtube 3. Obama Girl

Já é conhecido o Top3 do Youtube 2007. Os critérios para definir este top são o número de visualizações, a discussão gerada em torno do vídeo e o número de votos que cada um recolhe.


Em terceiro está o vídeo de uma fã de Barack Obama. Uma jovem e atraente cantora revela a sua paixão pelo candidato democrata à presidência dos EUA. O vídeo conta com quatro milhões de visualizações, sem contar com as inúmeras vezes que foi divulgado em programas de TV.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Um Excelente Presente

Confesso, esta é uma daquelas coisas que ADORO receber!

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Cheers 2008!

You should never lie, cheat, steal or drink. But if you must lie, lie in the arms of the one you love. If you must cheat, cheat death. If you must steal, steal out of bad company and if you must drink......drink in the moments that take your breath away!