quinta-feira, 28 de maio de 2009

Merecido!

O Barcelona ergueu ontem a Taça dos Campeões Europeus, após uma vitória indiscutível por 2-0 sobre o Manchester United. Fez-se justiça e, finalmente, o futebol bem jogado saiu vencedor.

O tridente atacante do Barça (Messi, Henry e Eto'o) é, sem dúvida, uma arma mortífera. No entanto, e na minha opinião, o segredo do Barcelona não está (só) aí. Alguns metros atrás, encontram-se aqueles que, para mim, são os melhores jogadores do mundo. Falo, pois claro, de Xavi e Iniesta. A forma calma e suave com que trocam a bola, a certeza no passe, a inteligência táctica... É algo de simplesmente fabuloso. Faz-me duvidar da exclusividade de asas nos pés dos deuses. Xavi e Iniesta são o veludo desta magnífica obra de arte que é o Barcelona de Guardiola.

O Manchester saiu prejudicado por uma má abordagem táctica ao jogo (alteração na zona central do terreno, Park na direita, Scholes e Berbatov no banco, Ronaldo no meio). Erros que foram crassos na organização da equipa inglesa. Fergusson preocupou-se em demasia com a equipa do Barcelona e esqueceu o objectivo real do jogo: vencer. O Barça adiantou-se no marcador e, estando em vantagem, protegeu a bola - algo que faz melhor do que qualquer outra equipa do mundo. A partir daqui, está tudo dito. Manchester não desengatou, Barcelona espalhou magia (e inteligência) e a taça vai para Espanha.

No final do jogo, Ronaldo fez mais uma birra (com alguma razão) e está a preparar caminho para, no próximo ano, perder mais vezes com o Barça. O título de melhor jogador do mundo já está reservado a Messi, deixando Ronaldo a roer-se de inveja.

Sem comentários: