sábado, 20 de janeiro de 2007

A Internet e as Juntas de Freguesia

O mundo na ponta dos dedos

A Internet criou um mundo paralelo a este no qual não possuímos qualquer limite físico que nos impeça de realizar muitos dos nossos sonhos. Podemos adquirir outra identidade, só ao alcance da nossa imaginação, e navegar sem bússola ou astrolábio. Neste mar imenso de águas profundas, muitos são os que se aventuram em busca de conhecimento e informação. Ainda que numa fase inicial, as Juntas de Freguesia de Coimbra, pertencem a este leque imenso de novos marinheiros.

Esta mudança radical que a Internet provocou permitiu ao mundo viajar ao sabor de um click do rato, estar em contacto simultâneo com qualquer local do planeta, ter acesso ilimitado à informação. Contudo, este mundo virtual também possui os seus pontos fracos que atingem uma dimensão proporcional aos inúmeros pixels que nos aparecem no monitor. A Internet cresce infinitamente rumo ao desconhecido e é hoje um dos mais importantes meios difusores de informação. Esta nova realidade não deve, pois, ser desprezada por ninguém visto que cada vez mais vai ocupando um espaço considerável na ponta dos dedos e no centro da cabeça das pessoas. Se, há poucos anos, as mensagens políticas eram difundidas em cartazes, jornais, rádio e televisão, hoje em dia, podemos acrescentar a Internet que, como já vimos neste pequeno interlúdio, possui e reforçará a sua posição privilegiada na sociedade.

Esta facilidade de movimentação neste recém-criado mundo é resultado de uma globalização da qual Portugal faz parte. O nosso país aderiu de forma positiva a este processo, todavia, mantêm-se algumas lacunas que, gradualmente, serão eliminadas, tal como fazemos com um simples “Ctrl+Alt+Del” no nosso computador. Esta “desfragmentação de disco” actuará nas áreas que ainda não agarraram a corda que nos leva para o futuro. Entre outras, encontramos o sistema político, com especial atenção para as Juntas de Freguesia. Segundo um estudo realizado pelo Gávea da Universidade do Minho, no ano de 2004, apenas 292 das 4251 Juntas de Freguesia existentes no país tinham como prática responder aos cidadãos que usam a Internet para colocar dúvidas ou questões.

Juntas de Coimbra com experiências embrionárias

Em Coimbra, a utilização da Internet ainda se encontra num período embrionário, sendo já utilizada pelos governantes de forma a aumentarem a proximidade com os seus munícipes. Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, considera que “a Internet é um meio que deve ser utilizado pelos autarcas para chegar à sua população”. Recentemente, foi assinado um protocolo entre o edil e o Centro de Emprego que permitirá um elo de ligação entre os utilizadores e as restantes entidades envolvidas.

O sítio desta Junta de Freguesia ainda é considerado “caloiro” nesta “universidade de novos valores”. Nasceu no final do ano passado e localiza-se no endereço www.jfsao.pt. Apesar da sua tenra idade, podemos encontrar informações essenciais acerca do Executivo, da Assembleia, da História da Freguesia, entre outros diferentes documentos... “Estamos no bom caminho. A partir de agora é sempre a crescer”, afirma Paulo Correia, técnico de informática da Junta de Freguesia.

“A Internet é já uma exigência do mundo de hoje”, quem o diz é João Pardal, presidente da Junta de Freguesia de Souselas que encara esta realidade paralela como fundamental para a interacção com as pessoas, neste caso particular, com os munícipes. Com os olhos postos no futuro, a Junta de Freguesia de Souselas, já tinha colocado à disposição dos cidadãos um posto de Internet público. Mas a linha do horizonte não termina aqui. “Dentro de dois meses, aproximadamente, teremos a nossa página na Internet onde qualquer cidadão pode entrar em contacto directo com a Junta de Freguesia e ter conhecimento do que se passa de mais importante na sua área”, assegura o presidente.

“O utilizador terá à sua disposição duas importantes áreas: uma centra-se na freguesia e suas características, planeamento territorial, geográfico e histórico; outra pretende abranger a área de vivência das pessoas, através do fornecimento de documentos e outro tipo de informação”, diz.

Em situação idêntica encontra-se a freguesia de São Martinho do Bispo que, apesar de estar em conversações para a criação de um site próprio, tem recebido inúmeros e-mails dos munícipes (juntabispo@sapo.pt) que encontram, na Internet, “um meio para poderem intervir na vida política ou, simplesmente, divulgar opiniões sobre determinado assunto”, afirma Antonino Moura Antunes, presidente da Junta desta freguesia.

Cresce o número de sites e de blogs neste imenso terreno virtual, onde as pessoas, devidamente identificadas ou sob o véu do anonimato, divulgam ideias, partilham informação e apresentam a sua visão perante diversos temas. A crítica política tem sido um dos temas preferidos pelos internautas que encontram, nesta rede universal, o espaço perfeito para a divulgação dos seus projectos.

Na cidade dos Estudantes, os jovens são os utilizadores maioritários da Internet, quer através da navegação por sites de interesse próprio quer na própria intervenção política e/ou relação com as autarquias.

A Internet é, hoje em dia, um meio de excelência para quem se pretende manter constantemente integrado neste mundo governado pelo constante fluxo informativo. Coimbra encontra-se, por enquanto, nos primeiros quilómetros desta auto-estrada cada vez com mais vias e sem qualquer limite de velocidade ou de tráfego. A proximidade entre pessoas de diferentes idades, crenças, ou classes sociais tem tendência a crescer, diluindo todas as diferenças que possam existir. A relação entre a política e os cidadãos é cada vez mais próxima, o que pode trazer benefícios para ambos, quer numa maior intervenção societária quer no debate de diferentes ideais.

Sem comentários: