terça-feira, 23 de setembro de 2008

Para quem mais precisa

Pai, marquei um golo!... Pai, arranjei uma namorada!... Pai, vais ser avô!... Se durante toda a vida sempre contou as coisas importantes aos seus pais, chegou a vez de lhes contar mais uma.

O quê? Três opções:

1-
Pai, perdi o dinheiro todo no casino, destruí o carro, fui para a cama com o Castelo Branco, apanhei Sida e mudei para o Sporting!
2-
Pai, acho que a voz-off deste anúncio ou não sabe utilizar correctamente os pronomes possessivos ou então pensa que tenho mais do que um pai!
3-
Pai, sabias que podes aumentar a tua reforma e ter mais apoio na saúde?

Tenho pena, mas erraram, não é a primeira opção. E, como podem confirmar no anúncio, a terceira é que está correcta, ou melhor, é a que é dita. Porque o que estaria verdadeiramente correcto era o filho optar pela opção número dois.

Passo a explicar, para quem ainda não atingiu! (Não fiquem tristes, porque eu próprio ainda não percebi e só estou a escrever isto para passar tempo). Cá vai. O filho vai contando as notícias ao pai, ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE ao pai. , APENAS! É o único progenitor que vejo neste anúncio. Tendo isto em conta, a frase “Se durante toda a vida sempre contou as coisas importantes aos seus pais” está errada, porque o filho não contou sempre as coisas importantes aos seus pais, porque só tem um! Um pai! Se pensarmos logicamente que a voz-off se está a referir ao anúncio, a mãe não aparece e, como consequência, a frase está mal construída.

Também pode ser colocada a questão: “Oh André, tu que sabes tudo e que, para além de seres lindo, tens uma estrutura física deveras atraente, não achas que o anúncio retrata vários filhos e nunca o mesmo, podendo, desta forma, haver vários pais?” E eu respondo. André, em primeiro lugar é esquisito e um bocado parvo fazer perguntas a mim mesmo, mas vou tentar responder a essa magnífica questão. Não! É esta a minha resposta. E digo isto porque, se fossem vários filhos, a construção frásica manter-se-ia errada, uma vez que a voz-off (é assim que a menina que fala se chama. Não é Maria nem Catarina nem Beatriz, é voz-off, coitada…) se refere a “mim” – “Se durante toda a vida sempre CONTOU”. Se fossem vários filhos, diria “contaram”.

Resposta certa: “Se durante toda a vida sempre contou as coisas importantes ao seu pai”. Tcharan! Afinal, não é assim tão difícil escrever bem português. E ficaria bem ao Estado não cometer (pelo menos) estes erros.

Este é um anúncio da Segurança Social sobre o “Complemento Solidário para Idosos”. No entanto, parece-me que quem está a ficar com problemas de visão, ou até mesmo de articulação gramatical, é o próprio Ministério Estatal.

PS- Outra coisa que, sinceramente, não compreendo: Como é que uma pessoa que passa a sua vida sentada no sofá a ler o jornal pode ambicionar ter uma boa reforma?

Sem comentários: