sexta-feira, 30 de maio de 2008

Ah ganda Toni!

Em relação aos milhares de jogadores que passaram pelo Glorioso:

“Há muitos deles que deviam pagar por ter levado a camisola do Benfica para casa.”

Por agora não me lembro de nenhum, à excepção
destes aqui, entre muitos muitos muitos outros. Num momento verdadeiramente filosófico, sem a ajuda de qualquer produto vinícola:

“No Benfica, não há tempo para pedir tempo.”

quinta-feira, 29 de maio de 2008

"Voltar", Rodrigo Leão

Porque sim...

“Cuidado com Deus”, de Shalom Auslander

Era isto que Bernstein guardava na mala castanha e velha que mantinha debaixo da cama, na esperança de que o Messias chegasse a meio da noite: dois pares de meias pretas, um par de calças pretas, uma camisa branca, um livro de Salmos, rugalach, três solidéus, um conjunto suplente de filactérias, dois mantos de oração (um para os dias da semana e um para o Sabat) e um fato de banho, porque nunca se sabe.”

Assim começa um dos livros que mais prazer me deu ler. À partida, o título captou, de imediato, a minha atenção. Aliás, sempre que me dirijo à Fnac ou à Bertrand (os meus locais de eleição no que a este assunto diz respeito), antes mesmo de saber o autor do livro, procuro um título que tenha a sua originalidade. Como é óbvio, o facto de o título do livro ser algo de espectacular não melhora automaticamente o conteúdo do mesmo. Não é o que se passa com esta obra de Shalom Auslander.

Antes de termos “cuidado com o cão” ou “cuidado com o sol”, é urgente termos “cuidado com Deus” (não querendo comparar esta figura mitológica com o mamífero canídeo de quatro patas ou com a estrela mais próxima do nosso planeta).

São catorze as histórias que Shalom nos conta ao longo de toda a narrativa. Desde as “Dicas sobre o Holocausto para Crianças”, passando pela “Metamorfose” ou pelo “Dilema do Profeta” todas elas de uma leitura obrigatoriamente compulsiva. Não por ter algum sinal azul com uma seta a indicar “Lês isto de forma compulsiva e mais nada, antes que leves umas chicotadas!”, mas sim porque este livro tem the thing.

Como se pode ler na contracapa do livro, “O autor, educado como judeu ortodoxo, satiriza impiedosamente a divindade do Antigo Testamento: Deus tem enxaquecas, assedia um profeta dos tempos modernos e até aparece como uma galinha gigante.”

Deus já comentou esta obra com um divino “Aaaaaaaaaaatchiiiiim!!!”, mas, como não obteve resposta, entrelaçou os braços, fez beicinho e sentou-se a jogar Playstation 3. “Santinho!”, ouviu-se ao fundo do corredor. Deus levantou-se num impulso e viu, ao longe, um indivíduo com um bigode farfalhudo. Havia chegado o momento! Meteu a mão ao bolso, fez pontaria e pensou: “Seja o que eu quiser”. PAAAAMMM!!!! O som ensurdecedor ecoou pelas quatro paredes da barraca. “Diz lá quem é que está morto agora, diz!”

quarta-feira, 28 de maio de 2008

De facto é uma vergonha!

Então não é que hoje estava eu descansadinho a ler o meu jornal e salta-me à vista a seguinte notícia?
Professor Bambo arguido em caso de burlas a clientes

O professor Bambo foi ontem constituído arguido num inquérito em que está sob suspeita de burlas e extorsão de que terão sido vítimas clientes do conhecido vidente, conselheiro espiritual e astrólogo senegalês. os seus consultórios em Lisboa e no Porto foram alvo de buscas simultâneas por parte de efectivos do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PSP.
Jornal Público

Este indivíduo, que já faz parte da imagética nacional, é acusado de ter enganado meia-dúzia de pessoas tão ou menos inteligentes que ele. Eu já devia ter denunciado este senegalês quando ele me disse que o Benfica iria ser campeão. Deveria ter percebido logo no início da nossa conversa: "O Pinto da Costa está inocente". À partida, não entendi a razão de ter falado do presidente do FC Porto, até porque ainda nem nos tinhamos cumprimentado.

Apesar de tudo, ninguém me tira da cabeça (nem mesmo por magia negra) que este professor é um embuste! E eu revelo aqui, em primeira mão, a verdadeira identidade do denominado "Professor Bambo".

Lembram-se deste grande jogador? Passou por aquele também grande clube que anda agora na Liga com nome de água.

Kanimambo pretinha monhé aka aka xuxu pirilau kawasaki!!
(não se preocupem que, com isto, acabei de lançar um feitiço a todos aqueles que ousem contrariar esta minha visão dos factos).

Divagações por aí

O arquipélago da Madeira está em altas (não tão em altas como a ilha do Pico, atenção!).

- A Vânia Fernandes conseguiu levar a música portuguesa à final do Festival da Eurovisão. Uau! Uma final em que, ao contrário de todas as outras finais – em que há um vencedor e um vencido – houve um vitorioso e mais de uma dezena de derrotados. Digo mais de uma dezena porque a nossa excelente canção alcançou o tão estrondoso e sublime 13ºlugar!

- O Cristiano Ronaldo ergueu a taça europeia de clubes e ainda vê nos tabloides nacionais referências à loucura ninfomaníaca da sua namorada.

- O Alberto João fez qualquer coisa da qual também se deve orgulhar (só falei dele agora porque está na foto e tem de haver um certo raccord).

Tudo parece que corre bem lá para o conjunto de ilhas situado algures no Oceano Atlântico. Só há um pequeno problema: eu não saber por que razão me lembrei de escrever este post. Há quem diga que o esquecimento é o suicídio da alma, mas também há muito boa gente que se esquece onde deixou as chaves do carro. Depois, há ainda aqueles que, de barriga cheia, dizem que “o humor surge da transformação repentina de uma grande expectativa para o nada”. E vocês perguntam: “Queres a tosta mista com queijo e fiambre?”. Uma pergunta que, para além de ser estúpida, não tem nada a ver com o que disse anteriormente. E, para os mais curiosos, sim foi Kant.


Foto: Ricardo Almeida (sim, conseguiu tirar a foto e o Sô Presidente não o insultou)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Dia Europeu do Vizinho

Hoje é o "Dia Europeu do Vizinho". Um dia que apenas serve para nos lembrar que nós somos uns gajos que colocam nomes em tudo o que é dia. Ele é o "Dia do Software Livre na Escola", o "Dia do Artista Plástico", o "Dia do Abraço", o "Dia do Segurança Profissional", até há o "Dia do Trabalhador"!!!

Um simples pensamento: "Oklidoklie!"

"Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal"

Há dias fui ao cinema ver um dos meus heróis de sempre, Indiana Jones. O mais recente filme de Steven Spielberg não é o melhor da sequela, mas não deixa de ser uma película extremamente bem feita e bem construída. Muitas piadas subliminares que só percebe quem tenha visto os anteriores filmes mais de 917 vezes cada um (aqui me incluo!). Na minha humilde opinião, este filme apenas peca numa questão: o facto de aparecer a figura do extraterrestre bem como a sua nave espacial, acabando por fugir um pouco à realidade. Porém, esta incursão pelo mundo fantasioso é algo habitual e necessário nas aventuras de Indy. Excelentes participações de Cate Blanchett, Karen Allen e Shia LaBoeuf (o sósia de João Moutinho lol).

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Mas... o que é isto?!?!

O que terá dado ao Nuno Gomes para fazer esta figura... triste? Quer dizer, visto por esse prisma, até acaba por ser algo a que está habituado no Benfica. Mas agora, cantar para o Quaresma? Será que o público feminino já não é o seu alvo? Ou quererá ele abranger um diferente tipo de público - o cigano, por exemplo? Vê lá é se não ficas sem telemóvel...

Outra coisa que me espantou foi o facto de, neste vídeo, o Nuno Gomes ter feito mais esforço físico do que em qualquer jogo que tenha participado. E depois termina com aquela frase 'ataveirada': "Que tal amigo, gostaste?"

terça-feira, 20 de maio de 2008

Os Contemporâneos - Polícia

Parabéns Susana! Excelente ideia, excelente texto. Continua!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Tony, o novo Ronaldo

A nova campanha do Modelo, de apoio à Selecção Nacional no Euro2008, conta com a participação de grandes jogadores do nosso futebol: Eusébio, Chalana, Futre, Rui Costa e Cristiano Ronaldo. Curiosamente, ou não, quatro destes senhores jogaram no Glorioso. O que, sinceramente, não compreendo até porque a campanha se intitula “Força de Campeões”…

Ora, nesta fotografia, o Cristiano Ronaldo é substituído, nem mais nem menos por… Tony Carreira! É uma alteração bem pensada até porque o cantor português (sim, o Tony) pertence à grande família encarnada. Se o Ronaldo é um sex symbol para as meninas adolescentes por todo o mundo, Tony Carreira também o é, mas abrange mais as meninas nascidas algures na década de 50.

O cantor mostrou-se bastante satisfeito por ter sido convidado a participar nesta campanha, não escondendo a emoção de ter conhecido Rui Costa. “Para mim é comovente estar ao pé do Maestro, nunca tinha conhecido nenhum.”

domingo, 18 de maio de 2008

SC Lourinhanense 0-1 SL Benfica

O jogo de hoje colocou frente a frente o Sporting Clube Lourinhanense e o Sport Lisboa e Benfica, a contar para o Campeonato Distrital de Juvenis – I Divisão de Honra. A manhã estava ventosa e com muitas variações de temperatura. Porém, o jogo não foi afectado pelas inconstâncias climáticas.

Reportagem completa aqui

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O preço e o valor do Petróleo

Finalmente, o administrador deste blogue decidiu dar espaço a um assunto que é realmente importante e interessante para a vida de todos os portugueses que aqui passam horas a ler disparates (olá mãe e pai, sou eu, o Pedro).

Aqui e agora, vai falar-se de Economia, especificamente de um assunto que a todos preocupa, o preço dos combustíveis. Quem não se lembra dos tempos em que pouco mais de 30 € era suficiente para encher o depósito do seu Opel Corsa 1.3 cdti? A vida era maravilhosa…

Adiante, nos últimos meses somos bombardeados todas as manhãs, pelos meios de comunicação social, com subidas do preço do barril de petróleo, ora devido à guerra no Iraque, ora devido à escassez do próprio produto, ora com outro sem número de explicações que não fazem sentido algum. Apesar de ficarmos relativamente indignados com esta constante subida, acabamos por ceder e compreender estes aumentos, não os contestando.

Agora, chegou o momento das pessoas pegarem num lápis, num papel e, para os mais cépticos, numa calculadora, e fazerem contas. Por incrível que vos pareça, o valor do petróleo é praticamente o mesmo hoje do que era no ano de 2000. Surpresa? Então mas em 2000 um barril de crude custava 63USD e agora custa cerca de 100USD, como é isso possível?

Existe uma explicação relativamente fácil para perceber, embora, e é importante frisar, nem tudo seja assim tão simples e linear na realidade. No ano 2000, 1 EUR valia 0,9 USD, ou seja, o dólar americano tinha mais valor do que a moeda europeia. Hoje, em 2008, 1 EUR vale 1,4 USD, isto é, o dólar desvalorizou face ao Euro, que se encontra agora muito mais forte.

Agora, é só fazer contas:
- Em 2000, um barril de petróleo custava 63USD, ou seja, 70,00EUR (1,00Eur=0,90USD).

- Em 2008, um barril de petróleo custa 100USD, ou seja, 71,40EUR (1,00Eur=1,40USD).

Amigos e amigas, porque sim, eu sei que só estas pessoas lêem o blogue do meu irmão, a subida real que se verifica é de 1,40 Euros por um barril de petróleo. Será que é isso que verificamos todos os dias nas gasolineiras? É óbvio que não. E esta é a minha modesta opinião, de alguém que apenas olhou para os factos, pegou num lápis e num papel, e fez contas.

As consequências deste facto são: fazer dos portugueses burros, encher os cofres do Estado (ou será dos políticos?) injustificadamente bem como das companhias petrolíferas e fazer com que o F.C. Porto seja campeão… Cada um que pense por si, mas estes são os factos.

Câmbio Euro-Dólar (1999-2008)
Preços Petróleo (1994-2007)


Pedro Pereira
Imagem: Direitos Reservados

Benfica campeão

O Benfica é Campeão Nacional de Andebol 18 anos depois. Atenção, não é o Sporting!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Qual Rui Santos qual quê... Eu é que sei!

Aqui vai mais um bitaite de um treinador de bancada. Estes seriam os jogadores que levaria ao Euro2008:

Guarda-redes:
- Quim
- Eduardo
- Rui Patrício

Defesas:
- Bosingwa
- Miguel
- Jorge Ribeiro
- Caneira
- Ricardo Carvalho
- Pepe
- Bruno Alves
- Fernando Meira

Médios:
- Petit
- Miguel Veloso
- João Moutinho
- Raul Meireles
- Tiago
- Deco

Avançados:
- Cristiano Ronaldo
- Ricardo Quaresma
- Simão
- Nani
- Hugo Almeida
- João Tomás

Kiss me!

O marrazense David Fonseca vê o seu novo single "Kiss Me, Oh Kiss Me" no top de vendas nacional. De realçar que o videoclip foi filmado na melhor praia do mundo, São Pedro de Moel.

Kiss me, oh kiss me, If that can make it right. Try me, find me, Just throw them on me…

terça-feira, 13 de maio de 2008

É tudo verdade

Hoje, comemoram-se as aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, há 91 anos.

Amanhã o Benfica recebe a taça de Campeão Nacional 2007/2008.

domingo, 11 de maio de 2008

A Deus

Hoje as emoções misturam-se. Lágrimas andam de mãos dadas com os sorrisos rasgados de orelha a orelha e a dor deixa marcas de baton nas faces rosadas da alegria. Cá fora, a chuva escolhe outro sítio para cair. Pedaços de água e sal escorrem pela epiderme de milhões de rostos agradecidos. O pouco espaço existente no chão é, subitamente, inundado por labaredas molhadas. Nem nuvens, nem estrelas, nem mesmo o sol ou a lua se dignam a aparecer. É uma despedida alegre, um regresso triste, um turbilhão de sustenidos e bemóis numa pauta de Chopin.

O mundo veste-se de vermelho. Um vermelho-sangue derramado pela multidão. Essa que um dia viu nascer um menino. Não era mais que isso. Ainda hoje o é. Basta olhar nos seus olhos para perceber que ainda brinca com uma bola de trapos num campo sem medida, sem linhas ou barreiras. Um simples rectângulo universal pisado por um génio com asas nos pés. E toda esta magia digna de um Houdini sem cartola terminou hoje, ao som das batidas nervosamente aceleradas de um coração ecuménico.

Hoje, sem um consentido aviso prévio, o Maestro desampara milhões de corações num ritmo andante. Obrigado por todas as alegrias que me deste, por todas as tristezas que partilhámos, por tudo! De todos os jogadores que tive oportunidade de ver jogar, Rui Costa foi o melhor de sempre. Não me despeço de um génio alado porque a própria palavra “adeus” transporta a sua identidade.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Corrida à Casa Branca



Um breve resumo das primárias dos democratas norte-americanos.

Acordo Ortográfico - Acentos

Suprime-se o acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo e do conjuntivo dos verbos crer, dar, ler e ver (creem, deem, leem, veem em vez de crêem, dêem, lêem e vêem). Também são eliminados os acentos nas palavras graves, com ditongo «oi» (heroico) e em «pêlo» e «pára» (não se distinguindo, assim, de «para» e «pelo»). Apenas se mantém na forma verbal «pôr» e «pôde» (terceira pessoal do singular do pretérito perfeito).

Fonte: Atual. O novo acordo ortográfico, de João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia (Texto Editores)
Imagem: Direitos Reservados

terça-feira, 6 de maio de 2008

Será?

Apesar de ser ponta-de-lança, Jardel era um jogador que também jogava bem encostado à linha.

sábado, 3 de maio de 2008

"Frankenstein", de Mary Shelley

“Numa triste noite de Novembro contemplei, enfim, o resultado do meu labor. Com uma ansiedade que se volveu em agonia, reuni os instrumentos de vida a fim de animar com uma centelha a coisa inanimada que se estendia a meus pés.”

Este livro relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de Ciências Naturais, que concebe uma criatura através de pedaços inanimados de seres humanos. No seu laboratório, Frankenstein vive rodeado por sentimentos extremos que tanto o impulsionam a continuar como lhe colocam um travão no seu desejo de criar um ser “único”.

Mary Shelley escreveu o romance quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, tendo sido publicado, pela primeira vez, em 1818.

Embora a cultura popular tenha associado o nome Frankenstein à criatura, esta não é nomeada pela autora. Mary Shelley apenas se refere ao ser como “monstro”, “demónio”, “desgraçado” ou “criatura”.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Benfica 1-0 Sporting (Infantis A)

O jogo teve lugar no Campo dos Pupilos do Exército. Disputava-se a fase final do campeonato distrital de infantis que opôs a equipa encarnada aos vizinhos de Alvalade.

Continua aqui.

Uma "gabrielalvezisse"

"Ronaldo eleito melhor jogador do campeonato inglês.
Fabregas, jogador do Arsenal, arrecadou o prémio de melhor jogador jovem."

Para mim, isto é o mesmo que dizer:

Ronaldo é o melhor jogador do mundo, mas não é o melhor da Europa.