Vivemos no tempo dos assassinos, tempo de todos os hinos, e ouvimos dobrar os sinos, quem mais jura é quem mais mente. Vou arquitectar destinos, sou praticamente demente.
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Liga-te ao mundo
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
A vaca tem 6 lados
A vaca é um mamífero. A vaca tem 6 lados: o da direita; o da esquerda; o de cima; o de baixo; o de trás, que tem um rabo, o qual tem um pincel pendurado (com este pincel espantam-se as moscas para que não caiam no leite); a cabeça serve para que lhe saiam cornos e também porque a boca tem de estar nalgum lado (os cornos são para a vaca combater com eles).
Pela parte de baixo tem leite. Está equipada para que se possa ordenhar. Quando se ordenha, o leite vem e não pára nunca. Como é que se desenrasca a vaca, nunca compreendi, mas o leite cada vez sai com mais abundância.
O marido da vaca é o boi. O boi não é mamífero. A vaca não come muito, mas o que come, come duas vezes, portanto já tem bastante. Quando tem fome, muge. Quando não diz nada é porque está cheia de erva por dentro. As suas patas chegam ao chão. A vaca tem o olfacto muito desenvolvido, pelo que se pode cheirá-la desde muito longe. É por isso que o ar do campo é tão puro.»
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Pantera
domingo, 25 de janeiro de 2009
E foi assim...
sábado, 24 de janeiro de 2009
The All Star Project
O primeiro álbum “Berlengas Connection” deu início a um percurso que se vislumbra longo. As guitarras, a bateria e o teclado empregam sons inovadores que nos transportam para um filme passado algures entre Marte e Júpiter (não necessariamente entre estes dois planetas, mas dá jeito nomear alguns, para que a metáfora funcione. Podia dizer entre Vila do Conde e Alfornelos, mas a mesma não faria muito sentido).
Depois deste parêntesis galáctico, talvez seja mesmo melhor arranjar uma explicação mais plausível que defina o género musical dos The All Star Project. Influências várias, passando por Pink Floyd, The Beatles, Spiritualized e My Bloody Valentine. Todos deram uma forte ajuda na construção do seu mais recente álbum “Your Reward… A Bullet”, um álbum claramente pós-rock. Porém, este ano de 2009 contará com um novo trabalho dos leirienses que assinaram recentemente contrato com a produtora independente norte-americana “Forgotten Empire Records”, permitindo um alargamento a novos mercados, para além do alemão, belga, inglês e japonês, já explorados pela sua editora “Rastilho Records”.
“Desconhecidos localmente, aproveitados globalmente” poderia muito bem ser o slogan desta banda. A verdade é que os TAP foram convidados a colocar a sua música “Empire” num filme do Andy Warhol. Sim, é verdade, não leram mal. O convite surgiu pelo IMAGO, Festival Internacional de Cinema, e consistiu em criar uma banda sonora original que seria executada ao vivo durante a rodagem do filme e que servisse de abertura ao festival em 2007. Assim foi.
A progressão dos TAP está a ser visível e, caso disso, são muitos dos prémios que já receberam. O segundo EP, “Something to do with death”, lançado em 2006, foi escolhido pelos ouvintes da RUC – Rádio Universidade de Coimbra como o melhor português do ano passado. E o auditório considerou “The third man” o quinto tema nacional, sendo que o melhor foi “Fácil de entender”, dos alcobacenses The Gift. Com grande expressão na Antena 3, os TAP vão subindo degraus seguros rumo ao estrelato.
Numa iniciativa inédita, a banda estabeleceu uma parceria com o histórico do futebol nacional, o Sport Clube Leiria e Marrazes. Publicidade nas camisolas em troca de música, é este o acordo. E parece estar a dar resultado, quer para um lado, quer para o outro. Para breve, está a criação do Hino do clube.
Acima de tudo, a música portuguesa está de parabéns! Novos valores se apoderam do mercado. Pena que não sejam tão divulgados quanto a sua qualidade o permite. Um projecto com todas as estrelas.
Casting Stars
E com a grande ajuda da excelente entrevista feita pelo meu amigo Gaspar! Obrigado! Ah, e visitem a Rubrica Maltratada, um excelente blogue!
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Há uns anos foi o Bill Clinton...
El General de Ejército Raúl Castro Ruz, Presidente de los Consejos de Estado y de Ministros, despidió en la tarde de ayer, al pie de la escalerilla del avión, a Cristina Fernández de Kirchner, mandataria de Argentina al concluir una visita oficial de tres días a la Isla.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Jet - Look What You've Done
Hoje apetece-me ouvir isto. Apenas porque pode ser uma das escolhas de hoje à noite.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Genial!
Um dos episódios mais geniais de uma das séries mais geniais de todas as outras geniais em que um dos mais geniais génios John Cleese participou.
"Yes, you did! You invaded Poland!!!"
Inspiração para logo... Hummmmm.....
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Xutos & Pontapés - 30 anos
Apesar de todo este suspense, tenho a certeza absoluta de que já sabem de quem estou a falar (o título e a fotografia ajudam um bocadinho). Não, não estou a falar da claque do FC Porto, mas sim dos Xutos & Pontapés, músicos! Eles comemoram, este ano, 30 anos de concertos tendo o primeiro sido dado no dia 13 de Janeiro… de 1979, pois claro.
Para comemorar esta data, Tim, Kalu, Cabeleira, Zé Pedro (o músico que desfila a pastilha elástica ao som da guitarra) e Gui (o gajo de quem ninguém se lembra porque só apareceu agora para dar autógrafos – depois de um passagem de seis anos na década de 80) deram um concerto no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações. Desde o “Homem do Leme” até ao “Circo de Feras”, passando pelo “Sémen” (a música, meus amigos, a música!!! Que, aliás, foi a primeira dos Xutos a passar na rádio, a Rádio Comercial), foram várias as músicas que fizeram o público tirar os pés do chão e as mãos dos bolsos.
Casacos de motard vestidos e braços cruzados no ar! Vamos lá continuar a ouvir estes senhores que, ao que parece, nos vão dar mais rocalhada durante muitos anos. É disso exemplo o álbum a lançar brevemente. E o primeiro single já anda a rodar nas rádios, televisões e emules, “Quem é Quem”. Eu sou eu, é apenas o que posso adiantar… E só sei que, três décadas depois, e por mais estranho que pareça, é o Zé Pedro quem está com melhor aspecto. Será que conserva?
Casting Stars
Imagem: Ana Coelho
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Edgar Allan Poe (19-01-1809)
Hoje comemoram-se 200 anos do nascimento de um dos maiores génios da literatura fantástica e de terror. Em jeito de homenagem, uma das suas maiores obras, The Raven.
"Once upon a midnight dreary, while I pondered, weak and weary,
Over many a quaint and curious volume of forgotten lore,
While I nodded, nearly napping, suddenly there came a tapping,
As of someone gently rapping, rapping at my chamber door."
'Tis some visitor," I muttered, "tapping at my chamber door;
Only this, and nothing more."
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
É o segundo!
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
DOR CRÓNICA
Estatutos*
Por falar em autoridade, ou na falta dela, outro estatuto que tem estado na agenda mediática é o da carreira docente. O Governo diz uma coisa, os professores outra. Eu resolveria da mesma forma que resolvia as equações de Matemática: ia ao final do livro ver as soluções.
Mas acho que nós, em Portugal, não temos muito jeito para ver soluções. Nem sequer para as imaginar. Acordamos com um "bom dia" que termina sempre em "se deus quiser", vamos para o trabalho com um "lá tem que ser" e chegamos a casa com um "isto está cada vez pior". Até pode estar, mas das duas uma: ou confiamos em deus, ou melhoramos. Com isto não estou a dizer que não devamos confiar em deus, mas depositar as nossas esperanças em alguém que nasceu há pouco mais de três semanas é uma atitude quase tão inteligente como pagar um bilhete para ir ver o União de Leiria. E a comparação até é adequada, uma vez que são duas entidades cuja existência é duvidosa.
Resumimos a nossa maneira de viver às batinas e aos horóscopos da Maya, atirando a responsabilidade para outro. Nunca temos culpa de nada, e tudo vai acontecendo por obra e graça do Espírito Santo. E não me estou a referir ao Banco, que em entidades dessas já deixámos de acreditar.
E acreditar é o que Santana Lopes não deixa de fazer. Ele mesmo usufrui da chamada "existência Duracell", "existe, existe, existe...". Ou melhor "insiste, insiste, insiste"... É esse o seu estatuto, o de existir, e insistir, para além de qualquer súplica dos portugueses.
Assim começa um novo ano com coisas tão novas e originais como crise, greves e Santana... Olhem, seja o que deus quiser, não é?
*Director's Cut
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
What the... ?!
É o Governo
Há uns meses, eu, o Zé, o Ermida e a Carolina (com a especial participação da Isa) fizemos um vídeo que satirizava este tipo de situação. Pelos vistos, criámos um sketch* intemporal.
*Não sei se pode ser considerado um sketch, tal é a ausência de humor. Porém, peço desculpa pelo incómodo. Apenas um pequeno reparo: Se sentir qualquer sintoma estranho após o visionamento do vídeo, deverá contactar imediatamente o autor deste blogue. Ou então pôr Betadine.
sábado, 10 de janeiro de 2009
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
E não foram mais de dez!
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Acho que foi neste dia que descansou...
Alois Schickelgruber e Klara Pölzl dão o nó. Parabéns!
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Movimento UPA
domingo, 4 de janeiro de 2009
Swim
sábado, 3 de janeiro de 2009
E não é Magalhães
Foi assim que começou o meu ano, e também o do meu computador, especialmente a parte da explosão. O meu portátil, aproveitando o reacender do conflito na Faixa de Gaza, decidiu dar uma de palestiniano e... CAPUMMMMMM! Rebentou. Daí o facto de não ter publicado nada até hoje.
Agora que tenho essa possibilidade, gostaria de vos deixar a minha mensagem de Ano Novo. Gostaria, mas não consigo porque não estou a par do estatuto dos Açores...
Já agora, vou levantar uma pequena suspeita... Eu acho que o Sócrates e o Cavaco Silva são da mesma rede. Pelo menos nas últimas semanas, não pararam de trocar mensagens. E acho que são 96, que é o número mais próximo do 100. Especialmente o 100 paciência...
- (vamos aguardar um minuto em silêncio para digerir este trocadilho muito fraquinho...) -
Mudando de assunto, ouvi dizer que há dias morreu a mulher mais velha do mundo. Sinceramente, não percebo o porquê de tanto alarido em relação às pessoas mais velhas, até porque todos os dias está a nascer a pessoa mais nova do mundo.
Enfim... como já puderam reparar, o ano mudou e eu não. Mas vamos lá mudar a nossa mentalidade de coitadinhos e, POR FAVOR!!!!!!, parem de falar em crise e de dizer "Cá vamos andando, como se pode..."