terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Xutos & Pontapés - 30 anos

A crónica desta semana não poderia ser escrita sem ter, pelo menos, um “X” e um “&”. São caracteres tão pouco usados que acho que até os vou escrever mais uma vez: X &. Já está! Esta introdução parva para quê? Pergunta o leitor. É verdade que podia ter começado com palavras elogiosas à banda a que me vou referir. Mas expressões como “estes gajos são excelentes”, “tocam que sa farta” ou “bons como o caraças” já se tornaram um hábito. E ainda bem! Porque as verdades são para serem ditas, escritas e cantadas.

Apesar de todo este suspense, tenho a certeza absoluta de que já sabem de quem estou a falar (o título e a fotografia ajudam um bocadinho). Não, não estou a falar da claque do FC Porto, mas sim dos Xutos & Pontapés, músicos! Eles comemoram, este ano, 30 anos de concertos tendo o primeiro sido dado no dia 13 de Janeiro… de 1979, pois claro.

Para comemorar esta data, Tim, Kalu, Cabeleira, Zé Pedro (o músico que desfila a pastilha elástica ao som da guitarra) e Gui (o gajo de quem ninguém se lembra porque só apareceu agora para dar autógrafos – depois de um passagem de seis anos na década de 80) deram um concerto no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações. Desde o “Homem do Leme” até ao “Circo de Feras”, passando pelo “Sémen” (a música, meus amigos, a música!!! Que, aliás, foi a primeira dos Xutos a passar na rádio, a Rádio Comercial), foram várias as músicas que fizeram o público tirar os pés do chão e as mãos dos bolsos.

Casacos de motard vestidos e braços cruzados no ar! Vamos lá continuar a ouvir estes senhores que, ao que parece, nos vão dar mais rocalhada durante muitos anos. É disso exemplo o álbum a lançar brevemente. E o primeiro single já anda a rodar nas rádios, televisões e emules, “Quem é Quem”. Eu sou eu, é apenas o que posso adiantar… E só sei que, três décadas depois, e por mais estranho que pareça, é o Zé Pedro quem está com melhor aspecto. Será que conserva?

Casting Stars

Imagem: Ana Coelho

Sem comentários: