segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Movimento UPA

Um dos projectos musicais mais interessantes e inovadores de 2008 ficou a dever-se a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, a “Encontrar+se”. Através do Movimento UPA (Unidos Para Ajudar), a Encontrar+se reuniu diversos artistas portugueses e “convenceu-os” a fazer boa música.

Como diz no próprio site, “os projectos actuais estão ligados à luta contra o estigma e o preconceito associados às doenças mentais, pois eles são dos principais obstáculos para que as pessoas tenham o apoio de que precisam.” Eis um excelente motivo para ouvir as músicas no site ou, agora, para as ouvir no CD+DVD lançado no final do ano passado. Este CD+DVD reúne todo o material que deu vida a esta campanha (músicas, filmes, ilustração), bem como o making of com filmagens das gravações e alguns depoimentos dos músicos.

Entre as duplas, contam-se músicos como Paulo Gonzo e Balla, Cool Hipnoise e Tiago Bettencourt, Sérgio Godinho e Xana, José Mário Branco e Mão Morta, Camané e Dead Combo, Xutos & Pontapés e Oioai, Mesa e Rui Reininho, Clã e Jorge Palma, Mariza e Boss AC, e Rodrigo Leão e JP Simões. Foram estes os “benfeitores musicais” que ajudaram a desenvolver esta iniciativa de solidariedade.

Estas junções melódicas não só funcionaram na perfeição como também serviram de tubo de ensaio para algumas experiências musicais. E todas estas práticas de laboratório são muito bem-vindas. Ainda para mais com a base social a que estão associadas.

Sem comentários: