terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Oasis no Atlântico

Os irmãos Gallagher regressam a Portugal quatro anos depois da última visita. Desta vez, os Oasis irão pisar o Pavilhão Atlântico. Pisar, espezinhar, torturar e talvez destruir o Pavilhão Atlântico, melhor dizendo.

Uma das bandas de culto dos anos 90, pela quarta vez no nosso país (pelo menos legalmente), promete um espectáculo bombástico, semelhante ao da semana passada na Palestina. Dizer que Noel e Liam Gallagher são rapazes de coro que bebem leitinho antes de ir para a cama e que choram a ver o Casablanca é tão verdade como terem estado realmente naquele “país”.

Políticas e explosões aparte, falemos desta banda que tem nome de coisa que não existe. Sem dúvida que o seu álbum “Definitely Maybe” marcou toda uma franja musical que hoje já é casada e começa a ter filhos. Ainda hoje, este mesmo álbum serve de ponto de comparação sempre que se fala em estreias agradavelmente inesperadas. Com 100 mil cópias vendidas nos primeiros quatro dias, alcançou o título de disco que mais rapidamente foi vendido. Quase tão rápido como a permanência do Santana Lopes como primeiro-ministro.

Mas não nos podemos esquecer do sucesso que teve o álbum seguinte “(What's The Story) Morning Glory?”, onde podemos encontrar algumas das músicas que mais andam nas bocas dos fãs, “Wonderwall”, “Don’t Look Back in Anger” ou “Roll With It”.

Curiosamente, Noel Gallagher já não pode ouvir a “Wonderwall”, tantas foram as vezes que a tocaram e o sucesso que atingiu. Talvez mesmo por isso se tenha tornado aborrecido e até mesmo enjoativo tocar os mesmos acordes… Um pouco à semelhança do que se passa com os Radiohead, que se recusam a tocar o “Creep” nos seus concertos.

Para o concerto de dia 15 de Fevereiro, a banda britânica irá mostrar ao público português as novas músicas do seu mais recente disco, “Dig Out Your Soul”, lançado no final do ano passado. Em palco, estarão, para além dos rufias Noel e Liam Gallagher, o guitarrista Gem Archer, o baixista Andy Bell e o baterista Chris Sharrock.

Para terminar, é ou não estranho haver oásis no Atlântico?


Casting Stars

Sem comentários: