segunda-feira, 23 de março de 2009

Título Honoris Causa

É verdade que não houve razão para ter sido assinalado penalti. Mas também é verdade que é uma jogada muito discutível se analisada in loco sem a possibilidade de ver a repetição. Com isto, não estou a desculpar a atitude (errada) de Lucílio Batista, porém os erros acontecem. E este é um erro "desculpável". Era difícil de analisar, sejamos honestos! Muitos de nós, quando vimos a jogada, também tivemos sensações diferentes. Uns acharam que a bola tinha ido ao braço do jogador do Sporting, outros acharam claramente que não.

O que não considero correcto foi a atitude de alguns elementos do Sporting. Aqui, Pedro Silva ganha triplo destaque: o encontrão ao árbitro, a rejeição e consequente lançamento da medalha, e as suas declarações na zona de entrevistas rápidas. Paulo Bento optou pelos gestos, que em nada dignificam a sua postura até então. João Moutinho decidiu fazer queixinhas de algo que provavelmente terá muito possível e hipoteticamente ouvido. "As desculpas não se pedem, evitam-se", disse o capitão do Sporting em relação às declarações de Lucílio Batista no Jornal da Noite, na SIC. Ora, o Pedro Silva também pediu desculpas pela barrigada que deu ao árbitro (e que este disse que não reparou), pelo lançamento da medalha e consequente desrespeito pelas instituições em causa. Mas, sendo jogador (do Sporting ou de qualquer outro clube) já pode errar e pedir desculpas pelos erros cometidos. Filipe Soares Franco vem à televisão disparatar bitaites kantianos. "Intuição" e "Percepção"...

Volto a repetir que não houve razões para ser marcada grande penalidade. Porém, os erros existem. É nosso objectivo diminuir a ocorrência desses erros, porém eles continuarão a existir. A sua eliminação é impossível, uma vez que somos humanos. O Benfica também já foi prejudicado em muitas outras situações, bem como o Sporting, o Porto ou o Marrazes. No sábado, calhou ao Sporting. Calhou porque quero acreditar que não foi uma decisão premeditada. Não porque confie no árbitro em causa, mas sim pela percepção que eu tive do lance.

11 comentários:

MSL disse...

Não consigo engolir o sapo :(

André Pereira disse...

It happens... :)

AD disse...

Primeiro comentário sentato que leio sobre "o caso".

Xiça penico...

André Pereira disse...

Obrigado Ângela! Lol Tão sensata que, curiosamente (ou não), os quatro elementos do Sporting que referi foram castigados pela Liga.

Beijinhos

AD disse...

Ihihih. Tens alguma coisa a ver?? Algo a declarar em tua defesa? Hein? ;)

AD disse...

Ihihih. Tens alguma coisa a ver?? Algo a declarar em tua defesa? Hein? ;)

Anónimo disse...

pronto!
Afinal a culpa é dos jogadores do Sporting.
Amigo André tem cuidado com a minha pessoa(claro que é pura bricadeira...és o maior, tu e o Lucidio.)
Isto que vou passar a escrever não tem nada haver com o meu sportiguismo mas sim com os meus conceitos sobre verdade desportiva.Fala-se em meios tecnológicos para ajudar os senhores do apito mas continua-mos a não falar no problema maior do Futebol, a falta de FAIR PLAY. Se é verdade que no final do jogo o Pedro Silva não teve Fair Play também não deixa de ser verdade que o Di Maria no lance em questão demonstrou uma total falta de Fair Play ao reclamar uma coisa que ele tinha a certeza que não tinha acontecido. Ou seja , estamos perante uma coisa normal do Futebol, assim como tambem é normal os jogadores simularem faltas e pedirem ao senhor do apito que mostre cartões aos adversários. Será que os Jogadores de Futebol não têm responsabilidade nenhuma no assunto?
É fácil e certo criticar o que fez o Pedro Silva mas parece-me que da mesma forma seria fácil e certo criticar o Di Maria. Não estou com isto a querer dizer mal do Di Maria , estou apenas a dar um exemplo de como existe falta de Fair Play por este mundo fora sem ser punido nem criticado.
Temos todos de pôr a mão na consciência e perceber que a atitude do Pedro Silva é a de alguem que se sente injustiçado e no meu entendimento tem toda a desculpa da mesma forma que outras pessoas desculpam as simulações dentro dos campos .

Tenho dito

Pela Verdade Desportiva.

Filipe Oliveira

VIVA SCLMARRAZES

André Pereira disse...

Ângela, o meu poder é muito fraquinho lol Mas há-de chegar o dia em que eu, sentado numa qualquer poltrona em Belém, ordene que todos os campeonatos sejam ganhos pelo Benfica lolol

Beijinhos

André Pereira disse...

Filipe, concordo quaaaase totalmente contigo! lol

De facto, a falta de Fair Play é uma lacuna muito presente no nosso futebol. Se nos reportarmos apenas a este jogo, encontramos várias atitudes desrespeitosas não só para com os colegas de profissão, como também para com quem gosta de futebol. Desde os ataques de raiva do Derlei, até à maldade do Reyes, passando pela má-educação do Pedro Silva e também, porque não?, pela "falta de fair play" do Di Maria e de tantos outros. Infelizmente, este tipo de atitudes é constante.

Lembro-me de duas situações situações em Inglaterra:

Uma, salvo erro, passou-se com o Robbie Fowler, que caiu na grande área. Como consequência, o árbitro marcou penalti. No entanto, o Robbie Fowler disse que não era falta, e o penalti não foi marcado.

A outra situação passou-se com o Arsenal. Os Gunners marcaram um golo, enquanto um jogador da outra equipa estava lesionado no chão. O Arsenal ganhou esse jogo, mas Arséne Wenger ordenou que se repetisse pois não aceitou que tivesse vencido o jogo de maneira imoral.

Duas atitudes que, certamente, merecem os nossos aplausos!

Todos nós temos telhados de vidro (Benfica, Sporting, Porto...). Não vale a pena recordar situações para "tapar buracos". Neste caso, foram três atitudes erradas: decisão do Lucílio Batista, reacção do Di Maria (se bem que para ele pode ter parecido penalti, tal como para muitas outras pessoas. A mim, sinceramente, à primeira vista, pareceu-me...) e a barrigada do Pedro Silva.

O futebol está sujo e os seus intervenientes directos (vulgo jogadores e dirigentes, essencialmente) em nada ajudam à sua limpeza.

Um grande abraço marrazense!

Vanda F. disse...

Sabes o que ouvi hoje na RFM? que Pedro Silva vai ser o novo atleta do Sporting na modalidade do Lançamento do peso. Assim também deixa descansar o Marco

André Pereira disse...

LOL Bem apanhada! Eu só acho é que o Pedro Silva deveria treinar melhor as agressões. Então o gajo parece o Big Foot a esborrachar o Lucílio e este diz que não foi agredido? Das duas uma: ou o Lucílio precisa de ir à MultiÓpticas (o que sinceramente não me parece) ou então o Pedro Silva não sabe agredir uma pessoa (o que é pouco usual, especialmente num brasileiro (Ok, este foi o momento xenófobo do dia...)

Bjs