sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Joshua, Joshua...

Um puto sobredotado decide eliminar todas as pessoas que o incomodam. Isto porque nasce a sua irmã e ele tem ciúmes dela. Ponto, parágrafo.

Vive num apartamento de luxo, com porteiro de chapeuzinho à porta, na zona chique de Nova Iorque. Tem tudo o que quer, toca piano e ainda se dá ao luxo de pôr laca (não é gel, meus amigos! É laca!!!) no cabelo. Enfim, um autêntico Pedro Granger versão “nove anos”. Só não tem o cabelo loiro e não faz anúncios parvos para a Worten. Um filme tão previsível como as músicas que passam na RFM.

É o típico filme que só funciona se tiver uma banda sonora por detrás. Caso contrário, ninguém se iria assustar, ninguém iria rir, ninguém sequer conseguiria manter os olhos abertos a tamanha monotonia e previsibilidade. A meio da noite, há sempre alguém que acorda com um qualquer pressentimento. Acontece sempre em todos os filmes deste género. Neste caso, coube à mãe este papel. Olha para o lado e o marido está a dormir profundamente. Os lençóis, as almofadas, o cão. Tudo dorme. Só aquele pressentimento permanece. Eu aposto que a culpa é dos músicos que fazem a banda sonora. Nestas alturas, batem no bombo de uma forma que acorda qualquer um.

Abre o frigorífico, tira um jarro de água e, ao fechar a porta, eis que surge a criança, pregando-nos um susto do caraças. Lá se ouvem os violinos esganiçados, estilo Hitchcock… Já não há paciência. Boring! Fartinha de ver vidros no chão, a mãe, parva como é hábito nestes filmes, decide pisar os estilhaços de copo que deixou cair com o sobressalto. Como é óbvio, ela nunca poderia imaginar que aqueles pedaços afiados de vidro pudessem cortar os pés de um ser humano. Bora lá experimentar. Remédio santo: 15 pontos a meio da noite. Tantos como aqueles que separaram Porto e Benfica no final do campeonato.

Basicamente, este filme acaba por ser mais secante do que a junção de todos os discursos do Fidel Castro desde que subiu ao poder.


Filme: Joshua
Realizador: George Ratliff
Género: Thriller / Terror
Ano: 2007
Actores: Jacob Kogan, Sam Rockwell, Vera Farmiga

Sem comentários: