quarta-feira, 22 de novembro de 2006

A Velha Coca-Cola e o Novo Vêgê

Como telespectador atento que sou, tenho mantido uma vigilância permanente sobre o meio audiovisual e a sua repercussão no nosso mundo actual. A Publicidade é um dos conteúdos que me fascina e, ao contrário de grande parte das pessoas, muitos são os minutos que despendo com os olhos colados aos mais variados anúncios.

De há uns tempos para cá, dois anúncios saltaram-me à vista mas, essencialmente, ficaram no meu pensamento mais tempo do que o normal. A minha primeira reacção foi de surpresa, contudo, após alguns visionamentos mais cuidadosos, notei em mim algum receio, especialmente num deles. Fiquei surpreendido porque, apesar de seguirem as
regras publicitárias, estes dois anúncios afastam-se, de certa maneira, da onda em que até então todos navegavam, criando a sua própria estrutura. O outro sentimento que enumerei é o receio, uma vez que estes anúncios (com especial atenção para um deles) aproveitam um momento de “distracção humana” para entrar no inconsciente das pessoas.

Falo dos anúncios da
Coca-Cola e do óleo Vêgê. No primeiro, a personagem principal é um senhor idoso, de fato-de-treino, praticando diversas actividades físicas demonstrando, assim, a sua excelente forma. O senhor diz que sempre bebeu Coca-Cola e que, apesar de se dizer que o refrigerante é utilizado para “limpar as engrenagens” e “não estar provado que faça bem”, ele continua a beber porque fá-lo sentir feliz. E, “se a felicidade aumenta a esperança de vida, continuarei a beber”.

Por sua vez, o segundo anúncio centra-se numa rapariga na flor da idade. Esta, apresenta, de forma bastante natural, o produto desprezando, por completo, o ambiente envolvente (“Não precisamos de uma bonita cozinha, com um cozinheiro famoso, umas crianças para dar um ar querido e uma super-modelo a apresentar”). Contudo, ao dizer tudo isto, está a captar a atenção do público para esse mesmo aspecto, o espaço envolvente que, nesta película se baseia numa parede branca onde a protagonista cria o seu próprio meio. Esta simplicidade na promoção do produto leva a uma conclusão lógica, referida pela actriz: “Desculpem, vamos continuar com anúncios maus mas com um óleo muito bom”.

Ora, estes dois anúncios causaram em mim surpresa não só pela sua originalidade mas também pela sua “mudança de rumo”, como já havia referido. Contudo, é o anúncio da Coca-Cola que provoca em mim o tal sentimento de receio. Isto porque, se analisarmos bem o anúncio, o texto não confirma nem desmente os malefícios da Coca-Cola, colocando a sua tónica no elemento primordial, a Felicidade! Por entre imagens raras nos dias que hoje correm (um homem de 84 anos em excelente forma), a Coca-Cola como que “injecta” lentamente no nosso inconsciente a frase “a Coca-Cola até pode fazer mal, mas dá felicidade”. E é aqui que eu sinto medo. Isto porque, se até então as pessoas já suspeitavam da qualidade deste refrigerante, a partir de agora sabem, por fonte segura, que provavelmente faz mal. A máxima que este anúncio estabelece e pretende moldar na mente humana é a seguinte: “Façamos o que nos apetece! Até podemos consumir produtos que nos irão prejudicar mas o importante é estarmos felizes.”

Desde sempre que a Coca-Cola nos tem habituado a anúncios de elevada qualidade, mas não nos esqueçamos que foram estes senhores que criaram o Pai Natal. Esperemos que não criem, também, “esta” felicidade.

Este tipo de publicidade é muito difícil de combater pois a própria marca diz “toda a verdade” mas acrescenta um novo elemento (“O nosso produto faz mal, mas dá felicidade” ou “Os nossos anúncios são maus mas o óleo é bom”).

As pessoas continuarão a beber Coca-Cola, eu próprio continuarei a fazer parte deste grupo. As vendas do óleo Vêgê irão, decerto, aumentar como consequência deste anúncio. Mas é importante saber ver os anúncios, e não apenas olhar…

André Pereira

2 comentários:

Anónimo disse...

Olhar atento. O que falta a quem vê e segue os "conselhos" da publicidade "enganosa"... Excelente.

DrSerranito disse...

curioso isso da coca cola
porque é sabido e já veio até nós através de n mails corrente,
aquela mensagem da coca cola ser usada para limpar sanitas,
limpar canos férreos, e oxidar carnes..
Inclusive, e o mais grave nisto tudo...
Descalcifica os ossos...

agora vem o velhote, correr que nem um doido, dobrar-se todo,
enganar o pessoal.
Fala em dobradiças...pois...o descalsificar dos ossos...
Ele nem quer saber.. ele só deve ter bebido coca cola ou outro
sumo só para o anuncio..

é como a treta do anuncio da actimel...
Sabem que o actimel nao é assim tao velho como isso, mas no entanto
aparece 2 velhotes a beber o actimel e ele, diz inclusive, que sempre
bebeu...

deve ter bebido deve.. aquilo o homem era puto, ainda nem havia actimel
e ele já bebia...

publicidades baratas e essa da coca-cola é boa.
pode ser que agora o pessoal comece a questionar realmente o uso da coca cola


infelizmente cá em casa, só se bebe disso às refeicoes.
eu tenho tentado parar. ja nao bebo coca cola fora de casa.