quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Che (1960)

Não nego a necessidade objectiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor a sua própria força às relações entre os homens.
Che Guevara

Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che, nasceu em Rosário, Argentina, a 14 de Junho de 1928. Foi morto em La Higuera, Bolívia, a 9 de Outubro de 1967.

A sua imagem seria imortalizada por Alberto Korda (o seu nome verdadeiro é Alberto Diaz Gutierrez), fotógrafo nascido em Cuba em 1928. Korda ficou famoso por tirar uma simples fotografia que ficaria para a história como um verdadeiro símbolo do séc. XX.

A “cena” foi imortalizada no dia 5 de Março de 1960 durante um serviço fúnebre em memória das 136 vítimas da explosão do La Coubre durante a descarga de material explosivo no porto de Havana. Korda fotografava para o jornal cubano “Revolución”. Guevara participava no serviço fúnebre, numa tribuna, ao lado de outros dirigentes cubanos. Korda precisou de 45 segundos…após estes segundos, tinha nascido a fotografia que foi considerada pelo Maryland Institute College of Art “a mais famosa fotografia no mundo e símbolo do séc. XX.”

A fotografia apenas seria conhecida 7 anos mais tarde após a morte de Che Guevara, quando o editor italiano Giangiacomo Feltrinelli obteve os direitos de publicar o diário Boliviano de Guevara, publicando a imagem em formato de poster.

Korda, que nunca reivindicou quaisquer direitos sobre a fotografia, impediu várias vezes que a mesma fosse utilizada para fins comerciais, como num anúncio para uma marca de Vodka. Comunista convicto, disse numa entrevista: “Como defensor dos ideais pelos quais Che Guevara morreu, não me oponho à sua reprodução por aqueles que desejam difundir a sua memória e a causa da justiça social por todo o mundo, mas sou absolutamente contra a exploração da imagem de Che para a promoção de produtos como álcool, ou outros que possam denegrir a sua reputação.” Korda venceu o julgamento contra a companhia de Vodka e foi reembolsado em 50.000 dólares. O artista doou o dinheiro ao sistema médico cubano, “se Che Guevara fosse vivo, faria o mesmo”.

A imagem mais famosa de Che Guevara é o desenho do seu busto em alto contraste baseado na foto de Alberto Korda. Esta imagem foi reproduzida em diversas variações: algumas em vermelho e preto, outras em preto e branco, e algumas em preto e branco com uma estrela vermelha pelo
artista irlandês Jim Fitzpatrick, um artista muito mais conhecido por seus desenhos de divindades e seres da mitologia irlandesa.

É interessante comparar a posição dos olhos no original e na versão de Fitzpatrick. No original, os olhos são focalizados na área da frente de Guevara; no desenho, os olhos olham o horizonte. Há um significado heróico nesta posição nova; enquanto o original é humano, frágil, e tem uma falha, o seu olhar preocupado, o modificado mostra Che olhando para cima, com o rosto vazio e num acto agressivo, inclinando a cabeça para baixo como um touro pronto para atacar. O seu poster tornou-se um ícone do século XX. Foi o símbolo dos protestos contra a guerra do Vietname; dos Zapatistas, no México, na sua luta pela liberdade e autonomia.

A técnica de Fitzpatrick foi usada mais tarde por Andy Warhol com os mesmos processos gráficos que usou sobre retratos de Marilyn Monroe.

Esta é simplesmente a fotografia mais reproduzida no mundo: os cabelos ao vento, sob um barrete negro com uma estrela e os olhos fitando a linha do horizonte.

Korda começou a fotografar em festas de baptismo, casamentos e outras comemorações. Tempos depois, abriu um estúdio em Havana onde passou a dedicar-se à fotografia publicitária e de moda. Na altura em que fazia fotografias de moda, Korda viu uma menina cubana a fazer uma saia improvisada de papel para vestir uma boneca; percebeu que a boneca era apenas um pedaço de madeira e, sensibilizado, resolveu unir-se ao ideal revolucionário que prometia acabar com aquele tipo de infelicidade.

Alberto Korda
morreu em 2001, vítima de um ataque cardíaco durante uma exposição dos seus trabalhos em Paris.

Fontes:

· Art of a Change –
http://www.art-for-a-change.com/
· Arte Tv –
http://archives.arte-tv.com/
· Notas ao Café – http://notasaocafe.wordpress.com/
· Wikipedia – http://www.wikipedia.org/´

André Pereira

Sem comentários: