sábado, 24 de fevereiro de 2007

Computadores usados por mulheres têm mais bactérias

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona revela que teclados e ratos utilizados por mulheres contêm mais bactérias.

O estudo analisou o ambiente de trabalho de 113 pessoas em diferentes escritórios dos Estados Unidos. De acordo com as análises, teclados e ratos usados por mulheres contêm entre três a quatro vezes mais bactérias do que os que estão dispostos em mesas usadas por homens.

As mesas utilizadas por mulheres registaram, em média, sete vezes mais bactérias que as masculinas. De acordo com o estudo, as mesas femininas parecem mais limpas e organizadas, mas concentram mais bactérias em função do grande número de objectos e alimentos dispostos nestes espaços.

O estudo refere que mulheres deixam sobre a mesa maquilhagem, doces e pacotes de bolacha com frequência muito maior que os homens, o que contribui para criar colónias de bactérias.

As mulheres também colocam sobre a sua mesa de trabalho anéis, brincos e colares que eventualmente tiram do corpo. Os acessórios, em geral com alguma quantidade de suor, acabam por infectar as mesas de trabalho.

Num artigo assinando pelo professor Charles Gerba, líder desta pesquisa, os homens aparecem como os donos das carteiras mais sujas. No caso dos homens, as suas carteiras são a principal colónia de bactérias levada para o trabalho. Os homens apresentam uma menor tendência para limpar as carteiras e menos cuidado ao manipular dinheiro e documentos.

A pesquisa foi financiada pela empresa Clorox, que vende material de limpeza para escritórios.

Sem comentários: