sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

José Afonso (2 Agosto 1929 – 23 Fevereiro 1987)

Canção de Embalar

Dorme meu menino a estrela d'alva
Já a procurei e não a vi
Se ela não vier de madrugada
Outra que eu souber será p'ra ti.

Outra que eu souber na noite escura
Sobre o teu sorriso de encantar
Ouvirás cantando nas alturas
Trovas e cantigas de embalar.

Trovas e cantigas muito belas
Afina a garganta meu cantor
Quando a luz se apaga nas janelas
Perde a estrela d'alva o seu fulgor.

Perde a estrela d'alva pequenina
Se outra não vier para a render
Dorme qu'inda a noite é uma menina
Deixa-a vir também adormecer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já não sei quando nem onde li um artigo sobre o ilustre humilde de que falas, mas o artigo de opinião, deixava no ar, o que saberá alguém que hoje tenha 30 anos acerca do Sr. José Afonso. O Zeca, para os amigos. Eu sinceramente penso que muitos dos meus amigos de 30 e menos anos conhecem as obras conhecem a sua luta, mas mais importante do que isso , penso que lhe reconhecem o valor. A sua rebeldia, a sua forma de estar inconformado na vida e de desejar um Portugal melhor um Mundo melhor. Sinceramente não sei se é pelo facto de os nossos PAIS terem vivido numa época que apesar de "negra" foi muito rica em termos políticos e isso levou que pessoas muito novas na altura tomassem partidos, agissem em consciência as suas convições. Talvez por isso e porque eu e os meus amigos de quem vos falava, estarem mais sensíveis a este grande ícone da Cultura Portuguesa. E reparem que não disse música, mas sim Cultura. Pois é falar de José Afonso é sem dúvida falar muito mais do que música do que amizade, do que lutas. Falar de José Afonso é falar de Justiça de amor, o fim dos "Tachos", é falar do fim da corrupção, mas é também falar de valores.
Ter estudado em Coimbra e ter crescido em Coimbra ensinou me muito, e a muito devo ao meu Pai, que nunca virava costas a uma boa Tertúlia, e que fazia sempre questão de levar o seu filho de 6, 7 e 8 anos pela mão para aprender a ter um coração grande, a escutar os mais velhos com quem tanto aprendi. Recordo com saudade as noites no restaurante da ACM, que ficava na Cave dessa Associação e que hoje é uma discoteca, na Rua Venâncio Rodrigues junto à Judiciária. Recordo com Saudade, O Sr. Manuel Falcão,"O ESTIAL", o "Miranda", O Bicho, O Heitor, o Professor Pinho Brojo. Como é que não haveria de gostar desse grande senhor Zeca Afonso. "ECA VOLTA SEMPRE A CASA É TUA"