sexta-feira, 13 de julho de 2007

As 7 Mar-avias de Portugal

As sete maravilhas de Portugal estão escolhidas. Pela voz de um deles, ficámos a saber quais foram os sete monumentos mais votados. Porém, o Diário de Fictícias teve acesso à verdadeira votação.

Torre de Ninguém

A Torre de Ninguém foi construída na era das Descobertas (quando a defesa da cidade era de extrema importância). A partir desta altura, iniciou-se a aventura “sobre-humana” de procurar alguém que governasse convenientemente a Torre.

Para melhorar a defesa de Lisboa, Carmona Rodrigues desenhou um plano que consistia na formação de uma defesa constituída por três fortalezas junto do estuário do Tejo, todas elas com parque de estacionamento para as Caravelas.

Este monumento está repleto de decoração Santana-Lopina, com alguns laivos de Sampaísmo. Com o passar do tempo, e com a construção de novas fortalezas, a Torre de Ninguém foi perdendo a sua função de defesa. Hoje em dia, serve de palco a uma das muitas batalhas navais da actualidade. Veremos se alguém dará à Costa.

Mosteiro do Jerónimo

O Mosteiro do Jerónimo é frequentemente conhecido como a “jóia” do estilo Cunhalino. Este estilo combina elementos arquitectónicos dos períodos Márxico e Leninista, juntando-os a uma simbologia anárquica e libertária, que o tornam único.

No século XXI, o Mosteiro tem sofrido algumas alterações, o que o relegou para um plano muito inferior do panorama nacional.

Mosteiro de Quem Lá Passa

Mosteiro fundado no séc. XII: a sua grandeza e simplicidade representam o expoente máximo da justiça gótica.

Pelo seu interior, já passaram diversas personalidades do mundo desportivo nacional. Apesar de se localizar na região centro do país, a maioria dos seus inquilinos é da zona norte de Portugal.

Couceiro da Batalha

Este monumento nasce do voto feito por Gilberto Madaíl a Santa Maria da Derrota, no sentido de comemorar o sucesso sobre as tropas inimigas, na batalha de Aljubarrota.

Trata-se do mais acabado exemplo do treinador em Portugal. De realçar a obra que nunca chegou a ser terminada. Falamos das Tácticas Imperfeitas que este aspirante a treinador utiliza nas suas equipas.

Palácio de Penas

O Palácio de Penas surgiu em 1839, quando o rei D. Vieira adquiriu as ruínas do Estádio da Luz para o adaptar a um palácio. A fachada principal do palácio foi alterada, optando-se pelo cor-de-rosa para embelezar a Catedral.

Bárbara Guimarães

Bárbara Guimarães é, sem sombra de dúvida, a modelo-símbolo da nacionalidade portuguesa, inserindo-se num magnífico cenário com os campos e montanhas em redor, e desfrutando de uma vista soberba sobre a cidade.

Este monumento é ocupado, de há uns anos para cá, por Manuel Maria Carrilho, ex- futuro presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Castelo de Lobbies

Com presença assídua dos casais régios ao longo das Idades Média e Moderna, os Lobbies floresceram e foram sucessivamente enriquecidos por obras de arte.

O castelo e as muralhas de Lobbies evocam a importância da localidade na Baixa Idade Média e na actualidade. Desde o futebol, passando pela área da saúde e da construção civil, o Castelo de Lobbies tem sido vanguardista no nosso país.

André Pereira
O Despertar

1 comentário:

Anónimo disse...

fui em portugal e conheci o mosteiro dos jeronimo fiquei pasmo,e acoisa mas bela que conhaciate hoje.