quinta-feira, 26 de julho de 2007

Empresa de Coimbra pioneira na Europa

EQW comercializa equipamentos de purificação de água

“O melhor de todos os dons é a coragem”. É assim apresentada a EQW, empresa de Coimbra que se dedica ao tratamento de água. No mercado desde Março deste ano a EQW, sigla para European Quality Water, é detentora da exclusividade em produtos relacionados com a purificação e economização de águas para toda a Europa e Médio Oriente.

O projecto inicial surgiu nos Estados Unidos e, após doze anos de testes, chega à Europa. Portugal é, desta forma, o primeiro país europeu a adoptar esta tecnologia de ponta. A data de chegada ao Velho Continente estaria marcada para o ano de 2011, mas a empresa portuguesa antecipou-se, iniciando a sua actividade em Coimbra. João Fernandes, sócio-gerente da EQW, afirma que “escolhemos Coimbra porque temos orgulho na nossa terra e queremos que seja reconhecida”, assegura. “Portugal está muito bipolarizado em Lisboa e Porto, há que desenvolver outras regiões do país”, conclui o jovem de 21 anos. Aliás, a juventude é uma das particularidades dos cerca de 30 elementos que compõem o núcleo de trabalhadores da empresa.

Em testes desde 1993 nos Estados Unidos, os equipamentos obtiveram 100% de eficácia comprovada, registando um número excepcional de zero reclamações. Aplicado na NASA, Guarda Costeira, FBI e Marinha, entre outros departamentos governamentais, este equipamento regista já um milhão e meio de unidades vendidas. A General Motors, General Electrics e toda a cadeia McDonalds já utilizam este equipamento.

Este modo de tratamento de água consiste na aplicação de um abastecedor de potência, uma caixa de controlo e um rolo de fio enrolado à volta do contador da água, regulador dos elementos da água.

O purificador comercializado pela EQW quebra e divide o calcário da água criando uma forma suave de calcário chamada aragonite. Isto faz com que a água fique sedosa e suave para o paladar. Esta tecnologia é muito diferente do comum filtro de água à base de sal. A transformação ocorre e faz-se por processo electromagnético.

Os suavizadores à base de sal (filtros) removem o cálcio e o magnésio da água e substituem-no pelo sal. A importância biológica destes dois minerais para a saúde humana não pode ser deixada de parte. A incidência aumentada nas doenças de Alzheimer e Parkinson, bem como no cancro, pedras dos rins e doenças vasculares foi ligada aos baixos níveis de cálcio e de magnésio.

O purificador comercializado pela EQW não necessita de recarga, não tem tempo cíclico e é 100% saudável para o ambiente. Com esta tecnologia Soo-Soft, a instalação é simples e limpa. Os sistemas de canalização normais não necessitam de alteração. Canalização especial ou eléctrica são desnecessárias.

Os produtos da EQW têm cinco anos de garantia, sendo o único produto em todo o mundo com 100% de eficácia. Credenciados e patenteados por altas instituições norte-americanas, estes produtos não necessitam de manutenção. Em caso de insatisfação ao fim de seis meses, a EQW devolve a totalidade do dinheiro. Tal como a água no seu estado puro, a empresa assegura transparência na forma de trabalhar.

A empresa conimbricense faz a representação para toda a Europa, e encontra-se em negociações com países africanos e do Médio Oriente. Em Portugal, o processo de alargamento está em fase de negociação com diversas empresas. Coimbra, Cantanhede, Figueira da Foz, Vila Nova de Famalicão e Poiares são algumas das regiões onde o EQW já actua.

O estudante de arquitectura, João Fernandes, afirma que o objectivo primordial da empresa é “melhorar a saúde das pessoas”. Reconhece que o caminho é longo e sinuoso, porém a “preocupação com o ambiente e fazer as pessoas felizes” são as bases de apoio da EQW. “O objectivo não é o lucro, mas sim ajudar”, conclui.

A ideia de construir esta empresa surgiu de João Fernandes, estudante de Arquitectura, e Ricardo Correia, formado em Sociologia. Apesar de os conhecimentos académicos não parecerem, à partida, ligados com o objecto de estudo da empresa, João Fernandes é peremptório ao afirmar que “a água é um bem raro e essencial para a humanidade, por isso, diz respeito a todos nós.”

Para além desta preocupação com o meio-ambiente, os sócios da EQW possuem uma forte componente social e de ajuda aos outros. Desta forma, uma parte dos lucros obtidos pela empresa será doada a uma fundação de doenças raras, que se encontra em fase de crescimento na cidade de Coimbra.

A água potável representa apenas 3% de toda a água existente no mundo, pelo que se torna necessária a sua preservação e defesa da sua qualidade. E a EQW irá, com certeza, contribuir para um mundo melhor.

André Pereira
O Despertar

Sem comentários: