sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

XI Congresso da CGTP provoca manifestações

A CGTP inicia hoje o seu XI Congresso, com a certeza da disponibilidade de Manuel Carvalho da Silva para continuar como secretário-geral da central sindical. O congresso, que decorre sob o lema «Emprego, Justa Distribuição da Riqueza» e sub-lema «Mais força aos sindicatos», foi antecedido por alguma polémica e muita especulação em torno da permanência ou saída de Carvalho da Silva e da constituição da lista para o futuro Conselho Nacional.

Só no final de Janeiro, Carvalho da Silva se mostrou disponível para manter a liderança da frente central. Segundo apurou o Diário de Fictícias, esta possível reeleição de Carvalho da Silva não tem sido pacífica. Vários dirigentes, insatisfeitos com esta possibilidade, têm em mente a organização de diversas manifestações. Cartazes pintados de vermelho, altifalantes ruidosos, camisas de flanela aos quadradinhos e bigodes postiços têm sido distribuídos pelos funcionários públicos.

Carvalho da Silva, ao saber destas possíveis manifestações, convocou os seus adjuntos para organizar um plano de resposta. Após trinta e duas garrafas de vinho verde, cinquenta e três maços de tabaco e quarenta e cinco doses de pica-pau, ficaram estipuladas as seguintes medidas a tomar: fazer um brinde por a reunião ter chegado ao fim; agendar uma manifestação contra a manifestação dos dirigentes que não querem Carvalho da Silva reeleito; fazer mais um brinde por ter sido encontrada uma solução.

Quem não gostou do desenlace desta reunião foi o líder do Bloco de Esquerda Francisco Louçã que, em declarações ao Diário de Fictícias, afirmou: “Este material é do bom, maaaaaannnnn. Foooogo, que isto bate como o caraças, onde arranjaste a cena? Roda aí pela malta”. Pedimos desculpa, mas não era esta a declaração que queríamos transcrever. Esta sim, é a oficial: “É uma aldrabice. Nós não podemos permitir que se bebam trinta e duas garrafas de vinho verde, quando o vinho tinto é bem melhor e não é modificado geneticamente! Como tal, vamos fazer uma manifestação contra esses senhores!”

Após estas declarações polémicas do líder do BE, Carvalho da Silva decidiu agendar uma manifestação contra o Bloco de Esquerda, e ainda outra contra o Sócrates por este não o ter aceite como amigo no Hi5.

O Congresso da CGTP (Confederação Geral onde Todos Protestam) reúne, desta forma, todas as condições para se manter ao grande nível que nos habituou. Melhor só as grandes noites de verão no Circo Chen.

André Pereira
Notícia-base: Agência Lusa
Imagem: Direitos Reservados

Sem comentários: