domingo, 13 de abril de 2008

Ai eu já pensei?

Este anúncio é algo de fabuloso! Os meus parabéns, não só ao criativo que escolheu esta música nada irritante, como também ao responsável que aprovou esta nova versão da letra.

Ai eu já pensei mandar pintar o céu

Em tom vermelho, p’ra ser original

Na letra original, o tom do céu é azul e não vermelho. Apesar de tudo, concordo com esta alteração! No entanto, quando a Xana (vocalista dos Rádio Macau) continua a letra, a sua ideia em pintar o céu cai por terra. E porquê? “Só depois notei que azul já ele é, houve alguém que teve ideia igual”. Certíssimo!

Ora, a Vânia Fernandes (a rapariga do anúncio) não poderia continuar a música e dizer “só depois notei que vermelho já ele é, houve alguém que teve ideia igual”. Claro que não, o céu não é vermelho… Aliás, mitologicamente, a cor encarnada é associada ao oposto do Céu.

A Vânia, para além de ter vencido o concurso ‘Operação Triunfo’, venceu também o Festival da Canção e vai representar Portugal no Festival da Eurovisão, a realizar na Sérvia, com a música “Senhora do Mar”. Aqui surgem-me outras dúvidas:

- O mar é azul (ok, não é azul, mas é o reflexo da cor do céu). Será que nesta música – “Senhora do Mar” – Vânia se refere a uma senhora num mar… vermelho? Só se a cantora se quer referir a uma amiga de Moisés que fez a travessia do Mar Vermelho juntamente com os seus seguidores hebreus;

- Se a música significar mesmo uma “Senhora do Mar Vermelho”, nada melhor do que cantá-la na Sérvia, uma região já acostumada a esta cor, especialmente quando derramada.

Continuando a análise deste tema modificado pela equipa do Totta Santander,

Eu já sei para onde ir

Ter as contas sob controle
Por mais em conta, fico mesmo aqui
Debaixo do sol.

A menos que a letra tenha sido escrita pelo Ediberto Lima, não entendo a razão por que se coloca um estrangeirismo a meio de um verso – controle?!?!?! A não ser… Isso mesmo! A não ser que seja para rimar com o “sol” do verso final. SOL!!!! Qual Luís XIV, qual quê! Nasceu o sol na letra da banda com nome de uma rádio… Macau! Era mais que óbvio.

No entanto, sempre que vejo este anúncio, surge-me à ideia a seguinte letra:

Ai eu já pensei pegar numa bazuca
E rebentar com as pessoas que fizeram este anúncio até ficar tudo vermelho


Penso que ficava tudo muito mais bonito!

Sem comentários: