Vivemos no tempo dos assassinos, tempo de todos os hinos, e ouvimos dobrar os sinos, quem mais jura é quem mais mente. Vou arquitectar destinos, sou praticamente demente.
segunda-feira, 30 de junho de 2008
O Gato Preto - Edgar Allan Poe
Neste livro, o génio de Edgar Allan Poe transporta-nos a um patamar assustadoramente real do que pode ser o mundo de terror. Como a rotineira relação com um gato se pode transformar num simples filme a preto e branco, à excepção da cor do sangue vivo que escorre pelas paredes da casa.
domingo, 29 de junho de 2008
Oxalá
sexta-feira, 27 de junho de 2008
A minha noite não usa baton - I
Texto: André Pereira
Imagem: DR
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Mariza - Rosa Branca
Ultimamente tenho optado mais por vídeos do que propriamente por palavras, e hoje não me afastarei desse rumo. Perante uma obra-prima desta categoria o que posso eu fazer? "Terra" é o nome do novo disco de Mariza. Nele podemos encontrar desvarios de fado, morna, flamenco, folclore e até um cheirinho de jazz. "Chamem-lhe Fado ou apenas Mariza."
"O Labirinto do Fauno"
“Podes-me cantar uma canção de embalar?”
A história de uma menina que, sobre o pano da Guerra Civil Espanhola, encontra nos livros um autêntico mundo imaginário de fadas, sapos gigantes e faunos. É esta realidade paralela que afasta Ofélia de uma guerra que opõe franquistas e liberais. Do lado absolutista encontra-se o capitão Vidal, pai do filho que a mãe de Ofélia traz no ventre.
Um filme que me levou aos tempos em que adormecia com os lençóis até ao nariz com medo do bicho papão. Um belo conto de fadas para os crescidos, uma estória de encantar, uma canção…
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Fake plastic trees
Texto: Maria
Imagem: José Costa
terça-feira, 24 de junho de 2008
Jorge Cruz - Adriana
Um artista que não tem a visibilidade que merece. Por entre RFMs e Rádios Comerciais que rodam a mesma música vezes sem conta há cinquenta anos, resta-nos procurar de forma praticamente cega, sem qualquer referência. Esta música surgiu em 2005, poucos ouviram, mas, como é normal, já saiu do "ar". É preferível ouvir o Phil Collins e os Simply Red em repeat.
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Bella Italia
Pois é, meus amigos, não faço puto ideia do que acabei de escrever (quer dizer, até sei, mas convem não saber para a piada funcionar, por isso esqueçam o que está entre parêntesis), mas os próximos dias reservam-me uma intensa aprendizagem da língua italiana. Começou hoje a bela giornata por palavras como fettucini, ragazza, nessuno, Traviata, piazza, dolce, dimenticare, birra, macchiato...
Agora, que cheguei a casa apenas tenho uma frase: Io sono troppo stanco!
domingo, 22 de junho de 2008
Autarquias e outras instituições da região de Coimbra ignoram YouTube
O estudo do Observatório dos Media do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), a que a agência Lusa teve acesso, incidiu sobre a totalidade dos vídeos publicados no YouTube com referências aos concelhos de Arganil, Condeixa-a-Nova, Góis, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares.
O desporto domina com 503 vídeos (48,2 por cento), seguindo-se a música/dança, com 242 trabalhos (23,2%), e verificando-se, segundo um dos coordenadores do estudo, Dinis Manuel Alves, "um total desinteresse" das autarquias e outras instituições destes concelhos relativamente ao "mais poderoso canal de vídeos da web", um recurso grátis.
Reportagem completa aqui
sábado, 21 de junho de 2008
"Os Falsificadores"
Sally fora preso pelos alemães em 1944 e vê-se obrigado a coordenar a “Operação Bernhard”, destinada a financiar o esforço de guerra. A maior falsificação de dinheiro de sempre contava com o empenho de judeus provenientes de outros campos, mas com profissões que se adaptassem ao objectivo traçado: tipógrafos profissionais, empregados de banco e outros artífices de toda a espécie. Os prisioneiros apenas tinham esta alternativa, caso contrário seriam fuzilados e substituídos por outros.
Um excelente filme, que nos transporta para uma realidade um pouco diferente da que estamos habituados a ver em outros filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. Tem como ponto forte o retrato minucioso da “Operação Bernhard” o que, por consequência, talvez provoque um certo “alheamento” do que se passava fora do campo de concentração.
Ano: 2007
Realizador: Stefan Ruzowitzky
Actores: Karl Markovics, August Diehl e Devid Striesow
Imagem: DR
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Novo Hino Nacional - Vende-se!
Sem seres valente e imortal,
Regressam os onze e o bobo,
Ao esplendor de Portugal,
Entre as redes, a mesma história,
Ó Pátria, faltou-te o golo
E um guarda-redes menos tolo,
Podia guiar-te à vitória!
Marcavas, marcavas!
Nem à Suiça conseguiste ganhar!
Marcavas, marcavas!
Pela pátria às meias-finais passar
E contra os Alemães não falhar, não falhar!
by Nilton
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Aaaaaaaaatchim!!! Santinho...
Imagem: Francisco Castro
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Death Magneeeeeeeeetictictictic
Pois é, meus amigos. Hoje, revelo-vos o conteúdo da caixa de Pandora, o Cálice Sagrado do mundo musical, o terceiro segredo de uma Fátima que usa roupa escura e correntes ao pescoço. O novo álbum dos Metallica intitula-se “Death Magnetic”, como avança o site oficial da banda.
O novo álbum vai estar disponível no site www.missionmetallica.com antes de chegar à lojas.
Despeço-me com amizade
terça-feira, 17 de junho de 2008
"Primer"
Do mesmo género de "Memento" ou "Irreversível", mas sem tatuagens e, infelizmente, sem a Monica Belucci.
Realizador: Shane Carruth
Actores: Shane Carruth e David Sullivan
Ano: 2004
Duração: 77 minutos
Género: Drama/ Thriller/ Ficção Científica
Força de quê?
segunda-feira, 16 de junho de 2008
sábado, 14 de junho de 2008
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Em nome do pai, do filho...
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Vontade
Imagem: Direitos reservados
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Greve dos camionistas
Muitos se queixam dos tunings, que mais parecem umas discotecas ambulantes, em altos decibéis e com luzes néon azuis a iluminar a estrada numa noite escura, ou até mesmo num dia claro. E os camiões, esses veículos desprezados pela sociedade? Enfim, estes tractores (sim, foi assim que aprendi quando tirei a carta) não são apenas discotecas, mas autênticas boites. Antes do famoso “Avião”, já o camião espalhava alegria e prazer pelos quatro cantos do mundo (nunca percebi esta expressão, até porque o mundo é redondo. Onde estão os cantos numa coisa redonda, onde?!?!?!).
Será que todos os camiões são comprados em França? Se não, qual a razão para serem “camions”? E os camionistas? Também haverá um Joôn em vez de João? E o Quim Barreiros, toca acordeão ou acordion? Questões dignas de um Platôn, quero dizer, Platão.
Mas os camionistas são uma espécie curiosa. Enquanto os restantes cidadãos possuem bilhete de identidade eles têm matrícula (de preferência no tablier).
Retomando ao tema da greve, não sei a verdadeira razão destes indivíduos. Será que já se cansaram de fazer horas ilegais ao volante e agora querem cumprir a lei? Será que vão deixar de transportar mais do que aquilo que deveriam não estragando, assim, as estradas? Será que vão deixar de exceder os limites de velocidade diminuindo a sinistralidade rodoviária? Será que estão contra a sua própria conduta arrogante de quem manda no asfalto?
Ah, dizem-me que é o preço dos combustíveis. Assim tudo bem, concordo. Aliás, qualquer um de nós tem o direito a fazer greve, ainda para mais quando se trata do constante aumento do preço dos combustíveis. Mas, proibir os outros de trabalhar? Obrigar todos os trabalhadores a fazerem greve? Algo aqui não bate certo. Aqui já não se trata de defender os seus direitos, mas sim de “pensar ter o direito de defender os direitos dos outros”. E esta perspectiva vai contra aquilo que supostamente deveriam defender: direitos iguais para todos.
Ora, eu tenho o direito de escolha entre fazer ou não fazer greve. Eu, que até cumpro os limites de velocidade, não faço aldrabices no meu contador de quilómetros, nem tenho a colecção completa do Luís Filipe Reis em cassete, opto por não fazer greve. É verdade que não conduzo nenhum camião chassis, mas, não fosse a minha boa conduta ao volante, poderia conduzir.
Imagem: Direitos Reservados
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Um "intervalo"
O tema "Intervalo", com a participação muito especial de Rui Veloso, é o primeiro single do disco de estreia da banda Per7ume, composta por alguns ex-membros dos Ornatos Violeta e dos Blunder.
Já sei de cor todas as canções de amor
domingo, 8 de junho de 2008
Campeões!
Reportagem completa aqui.
sábado, 7 de junho de 2008
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Eu fui!
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Vénia!
terça-feira, 3 de junho de 2008
Malha e Sueca
A malha e a sueca terão a partir de Setembro, pela primeira vez, campeonatos nacionais oficiais. Quem o afirma é o presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades da Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD).
José Lopes, um exímio praticante do jogo da malha e da sueca é conhecido pelo «Ronaldo da sueca» (“O outro é o Ronaldo da espanhola, eu sou o Ronaldo da sueca”, afirma). Lopes é sócio honorário da Casa do Pessoal da Maceira e director-adjunto da secção de Filantropia do Clube Desportivo e Recreativo da mesma localidade.
A sueca, bem como o jogo da malha, terá campeonato nacional e há muitas vantagens na afirmação destas modalidades. Em primeiro lugar, o nome. No que respeita ao jogo de cartas, é óbvio. Ter o nome de “sueca” é preferível a “portuguesa” ou “francesa”. Em relação ao jogo da malha parece não haver grande problema até porque no próprio futebol a “malha” acaba por ser constante. A integração destas modalidades no mundo desportivo não será um problema.
Uma segunda vantagem é o facto de ser uma forma de poupar nos combustíveis, ao contrário do que acontece no Rally ou na Fórmula1, por exemplo (“E não recebemos nenhum subsídio milionário”, afirma José Lopes).
Estas são duas modalidades que poderão ser jogadas indoor, o que poderá favorecer figuras públicas como Pinto da Costa, João Loureiro ou João Bartolomeu. Porém, a vitória destes não estará assegurada uma vez que não há árbitros.
Outro dos pontos fortes destas modalidades é o facto de não haver salários em atraso. Isto por duas principais razões: 1- as modalidades não existem há tempo suficiente para que haja salários em atraso; 2- os jogadores não vestem equipamento axadrezado.
Muitos jogadores de futebol, após terminarem a carreira, optam por estas duas modalidades. O Petit, que já anunciou a sua retirada da selecção após o Euro2008, será um dos futuros praticantes do jogo da malha. Já Luís Figo optou pela sueca.
segunda-feira, 2 de junho de 2008
"Peixe, peixe peixe!"
Maneiras
Um dos grandes nomes da música brasileira, Zeca Pagodinho.
"Na vida a coisa mais feia é gente que vive chorando de barriga cheia."
domingo, 1 de junho de 2008
Caminhos da vitória
SL Benfica 3-1 Belenenses (Escolas A)
Reportagem completa aqui.