terça-feira, 3 de junho de 2008

Malha e Sueca

Jogos da malha e da sueca terão campeonatos nacionais
A malha e a sueca terão a partir de Setembro, pela primeira vez, campeonatos nacionais oficiais. Quem o afirma é o presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades da Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD).
in Diário Digital

José Lopes, um exímio praticante do jogo da malha e da sueca é conhecido pelo «Ronaldo da sueca» (“O outro é o Ronaldo da espanhola, eu sou o Ronaldo da sueca”, afirma). Lopes é sócio honorário da Casa do Pessoal da Maceira e director-adjunto da secção de Filantropia do Clube Desportivo e Recreativo da mesma localidade.

A sueca, bem como o jogo da malha, terá campeonato nacional e há muitas vantagens na afirmação destas modalidades. Em primeiro lugar, o nome. No que respeita ao jogo de cartas, é óbvio. Ter o nome de “sueca” é preferível a “portuguesa” ou “francesa”. Em relação ao jogo da malha parece não haver grande problema até porque no próprio futebol a “malha” acaba por ser constante. A integração destas modalidades no mundo desportivo não será um problema.

Uma segunda vantagem é o facto de ser uma forma de poupar nos combustíveis, ao contrário do que acontece no Rally ou na Fórmula1, por exemplo (“E não recebemos nenhum subsídio milionário”, afirma José Lopes).

Estas são duas modalidades que poderão ser jogadas indoor, o que poderá favorecer figuras públicas como Pinto da Costa, João Loureiro ou João Bartolomeu. Porém, a vitória destes não estará assegurada uma vez que não há árbitros.

Outro dos pontos fortes destas modalidades é o facto de não haver salários em atraso. Isto por duas principais razões: 1- as modalidades não existem há tempo suficiente para que haja salários em atraso; 2- os jogadores não vestem equipamento axadrezado.

Muitos jogadores de futebol, após terminarem a carreira, optam por estas duas modalidades. O Petit, que já anunciou a sua retirada da selecção após o Euro2008, será um dos futuros praticantes do jogo da malha. Já Luís Figo optou pela sueca.

Sem comentários: