sábado, 21 de junho de 2008

"Os Falsificadores"

Os Falsificadores” retrata a maior operação de falsificação de moeda, levada a cabo pelo regime Nazi. Esta história verídica toma lugar no campo de concentração de Sachsenhausen onde Salomon Sorowitsch organiza um grupo de judeus com o objectivo de, primeiro, falsificar o maior número de libras esterlinas e, posteriormente, inundar o mercado inglês com dólares falsificados.

Sally fora preso pelos alemães em 1944 e vê-se obrigado a coordenar a “Operação Bernhard”, destinada a financiar o esforço de guerra. A maior falsificação de dinheiro de sempre contava com o empenho de judeus provenientes de outros campos, mas com profissões que se adaptassem ao objectivo traçado: tipógrafos profissionais, empregados de banco e outros artífices de toda a espécie. Os prisioneiros apenas tinham esta alternativa, caso contrário seriam fuzilados e substituídos por outros.

Um excelente filme, que nos transporta para uma realidade um pouco diferente da que estamos habituados a ver em outros filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. Tem como ponto forte o retrato minucioso da “Operação Bernhard” o que, por consequência, talvez provoque um certo “alheamento” do que se passava fora do campo de concentração.

Ano: 2007
Realizador: Stefan Ruzowitzky
Actores: Karl Markovics, August Diehl e Devid Striesow


Imagem: DR

Sem comentários: