![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiW5Y0yzSxs0ABfb11fkJfksTY-gzPvDHlqA41ptXmuqrVI3trmb4zP-mlXnS4i6eQDuRcBjPkEocIO8MNOG_7pFQ2zOPNc-FWD-9OQHYjTeeJYugZ6LBnmJBLGpG6V1w_WhF21DQ/s400/os-falsificadores1.jpg)
Sally fora preso pelos alemães em 1944 e vê-se obrigado a coordenar a “Operação Bernhard”, destinada a financiar o esforço de guerra. A maior falsificação de dinheiro de sempre contava com o empenho de judeus provenientes de outros campos, mas com profissões que se adaptassem ao objectivo traçado: tipógrafos profissionais, empregados de banco e outros artífices de toda a espécie. Os prisioneiros apenas tinham esta alternativa, caso contrário seriam fuzilados e substituídos por outros.
Um excelente filme, que nos transporta para uma realidade um pouco diferente da que estamos habituados a ver em outros filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. Tem como ponto forte o retrato minucioso da “Operação Bernhard” o que, por consequência, talvez provoque um certo “alheamento” do que se passava fora do campo de concentração.
Ano: 2007
Realizador: Stefan Ruzowitzky
Actores: Karl Markovics, August Diehl e Devid Striesow
Imagem: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário