quarta-feira, 30 de julho de 2008

Shôr Magalhães

Sócrates apresentou hoje o novo computador disponível para os alunos do 1º Ciclo. O portátil tem o nome de Magalhães e pretende ser um instrumento de trabalho para todas as crianças. A sua distribuição insere-se no âmbito do novo programa “e.escolinha”.

É o primeiro computador portátil com acesso à internet fabricado em Portugal e é resistente aos líquidos e ao choque. Aqui está uma boa analogia com o nosso navegador Fernão de Magalhães que também foi um resistente aos líquidos, mais especificamente, ao mar. Quanto às crianças, também costumam ser resistentes aos líquidos, especialmente quando é para tomar banho.

José Sócrates afirmou que o computador se encontra disponível para «as crianças e para todos, para ser utilizado dos sete aos 77 anos». Ora, o senhor Fernão Magalhães – que, só por acaso, deu o seu nome ao portátil – se fosse vivo, não o poderia utilizar porque teria mais de 77 anos, mais precisamente, 528. Mas esta é uma observação bem parva, pensam vocês enquanto colocam as mãos na cabeça e a abanam com tristeza. Sim, têm razão e peço desculpa por isso. Por isso, cá vai uma melhor (ou não): Se o computador é direccionado para os alunos do 1º Ciclo, porque é que o nosso primeiro-ministro disse que é para ser utilizado dos sete aos 77 anos? Das duas três: ou esteve recentemente com o Guterres e fez mal as contas; ou quer pôr os velhotes a fazer o ensino primário novamente; ou então vai dificultar tanto os exames na primária que a malta só vai conseguir passar quando tiver bengala e cabelos brancos.

Tudo bem que Fernão de Magalhães foi um dos nossos ilustres navegadores, mas dar o seu nome a um portátil que vai ser utilizado por crianças de 7 anos? Penso que seria mais indicado dar-lhe o nome de “Noddy”, “Bob, o Construtor” ou até mesmo “Teletubbie” (para as crianças de bibe cor-de-rosa). Se reclamassem por não ser um nome português, mandávamos-lhes com um “Avô Cantigas” ou com um “Ruca”.

1 comentário:

Filoxera disse...

Pertinente e com humor.