quarta-feira, 1 de abril de 2009

Origem do Dia das Mentiras

Há muita gente que não sabe, mas o dia das mentiras teve a sua origem em Portugal. Estávamos no ano de 1963. Salazar ocupava o poder e o nosso pais encontrava-se “orgulhosamente só”. A Guerra Colonial alongava-se no tempo e o clima era de crescente desilusão. Aos que ficavam em Portugal, valia a eleição de Manuela Moura Guedes como a criança mais bonita de Portugal (no concurso “O Petiz Feliz” apresentado por Júlio Isidro) e a 13ª conquista do título de futebol por parte do Sport Lisboa e Benfica.

No dia 1 de Abril, e após uma noite de folia e excessos em virtude destes dois factos marcantes, Vítor Júlio (na altura Agente Secreto da PIDE) resolveu dirigir-se ao escritório de Salazar para uma reunião que ele disse ser “de máxima importância”. Estiveram reunidos durante cinco horas. O teor da conversa mantém-se um mistério. No entanto, nas horas que se seguiram, correu o rumor de que o Benfica havia perdido o título conquistado para as mãos do Sporting Clube de Portugal. O povo reagiu em massa e, por entre cartazes e megafones, José Joaquim (um dos manifestantes) subiu à árvore mais alta do Parque Eduardo VII e gritou: “O Sporting campeão? Só pode ser mentira…”

A frase ficou na boca de Portugal e as suas palavras gravadas na 14ª árvore à esquerda de quem sobe. É a 14ª uma vez que o algarismo 1 se refere ao dia e o algarismo 4 se refere ao mês. Esta árvore continua a ser, ainda hoje, um símbolo de vitória e alegria para os benfiquistas – que, aliás, todos os anos comemoram a data com uma grelhada mista junto à árvore – e um motivo de humilhação e tristeza para os simpatizantes leoninos. E assim nasceu o Dia das Mentiras!

4 comentários:

Anónimo disse...

Então hoje o jantar foi grelhada mista!... O meu foi sopa de feijão verde.

André Pereira disse...

Grelhadinha Mista com arroz e salada! Para celebrar este Dia tão especial :)

Luís Monteiro disse...

Tudo tem uma explicação.
Abraço

André Pereira disse...

Mesmo que seja inverosímil ;)

Grande abraço!