quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Knock knock?

Érica é a estrela do mais recente filme porno português "O Diário Sexual de Maria". Começo por salientar a extrema complexidade do enredo: “Maria é uma mulher com muitas fantasias sexuais e ao longo do filme vai realizando algumas, como fazer sexo com o motorista, num consultório de dentista ou com uma mulher.”

.

Nesta entrevista (vídeo aqui), a actriz fala sobre a sua profissão e diz, a certa altura (1'15) o seguinte: “É uma boa aposta. Vejo pelos outros países da Europa: Estados Unidos, Espanha…” De facto, a boca dela só serve mesmo para chupar.

Qualquer dia abro uma biblioteca

Um fim-de-semana em Coimbra não significa apenas bebedeira. Também significa ressaca, pois claro. Mas ainda mais! Cultura. Isso mesmo. Um passeio pela FNAC, Bertrand e Feira do Livro pode não ser tão "divertido" como um peddy-tascas, mas dá uma ressaca de equivalente gabarito. Horas sem dormir a devorar uma tese de mestrado sobre a música Pimba, a esgravatar o guião do Inglourious Basterds, a ler alucinadamente a Breve História de Quase Tudo, a ficar deslumbrado com MacBeth, a navegar pelo Delfim de José Cardoso Pires ou a descobrir a Alma de Manuel Alegre. Sim, é cansativo como o caraças! Mas dá um gozo... de equivalente gabarito (porque eu sei que gostaram da expressão).

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mata Mata Maitê

"Qualquer semelhança com pessoas ou eventos reais é pura coincidência. Ler texto no início. Bem se podia aplicar a Maitê Proença, mas para a senhora Maitê não se sentir ameaçada pelos portugueses, esta canção é sobre uma tartaruga chamada Maitê..."

É esta a descrição feita pelo autor do vídeo no seu canal do Youtube.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Não consigo parar de rir

Agora que o Gato Fedorento terminou (e que o '5 Para a Meia-Noite' ainda não voltou) dou graças ao novo grupo de humor que por aí anda. Falo, pois claro, do grupo constituído por lagartos e tripeiros, que conseguem transformar os massacres futebolísticos proporcionados pelo Benfica num conjunto de erros de arbitragem tendenciosos. Primeiro, surgiu a teoria de que o Benfica só jogava e ganhava (ganhava não, dava coças!) aos clubes mais pequeninos. Agora com o Everton é que eles vão ver! Pimba! 5 secos. Ah, mas também o Everton nunca foi uma grande equipa. Mas agora com o Nacional é que eu quero ver... Pimba! 6 batatas. Ah, mas o árbitro beneficiou o Benfica. O Aimar simulou um penalti. Pois simulou! E deveria ter sido punido. Mas o Nacional marcou um golo em fora-de-jogo.

Os erros não se compensam, é certo, mas se há quem diga que o lance do Aimar foi o lance que permitiu ao Benfica ganhar (ahahahahahah desculpem, não contive o riso), gostaria de saber como rotulam o lance que deu o golo (o único!) ao Nacional. E ainda estou curioso para saber se o Manuel Machado vai ou não ser sancionado pelas declarações insultuosas a um colega de trabalho. Um colega que lhe espetou seis no papo. Seis! Ai vida... qualquer dia o Benfica ganha só por 1-0 e ainda entro em depressão.

Jesus liberta

O Estádio da Luz parece um campo de concentração. Os grupos chegam às dezenas, posicionam-se no relvado e depois é exterminar a torto e a direito. E é claro, a câmara de gás é o túnel.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mas que grandes companheiros!

Não há nada melhor do que um encontro de amigos. Nada! Ok, há: um encontro de amigos em Coimbra. Aliás, um encontro de amigos em Coimbra com direito a peddy-tascas. Isto sim, é o melhor do mundo! O quê? Ah... pois. Um encontro de amigos em Coimbra com direito a peddy-tascas e jantar!! Um grande abraço a todos os meus amigos, amigas e seres inanimados que me acolheram nas ruas de Coimbra, nas estradas de Coimbra, nos largos de Coimbra, nos becos de Coimbra, nas pedras de Coimbra, nos recintos de Coimbra, nos quartos de Coimbra, nas tascas de Coimbra, nas casas-de-banho de Coimbra!

Foto: Dois grandes mas grandes bêbedos! Mesmo daqueles grandes bêbedos que são mais bêbedos do que grandes! Eu não apareço porque - sendo o único sóbrio! - fiquei encarregue de tirar as fotografias.

sábado, 24 de outubro de 2009

Mais uma horinha

Esta noite muda a hora e toda a gente fica contente porque tem mais uma hora para dormir. Mas ninguém pensa que também tem mais uma hora para trabalhar.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Isto cansa

5-0. Cinco a zero. Cinco! Ao Everton. O Benfica continua imparável. Este é o quarto golo do Glorioso, marcado por Luisão na sequência de um canto. E foi assim que se festejou no 3º anel.

Sinceramente, começo a ficar cansado de tantos golos... Já não dá para ver um jogo do Benfica descansadinho no sofá ou na bancada. De 10 e 10 minutos lá temos de nos levantar, mexer os braços, bater palmas e gritar. É que já cansa! Parece que não, mas isto é coisa para fazer com que eu vá anular a minha matrícula no ginásio... Acho que vamos chegar ao final da época como o clube com os adeptos em melhor forma.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A estrela de David

Mário David, deputado do Parlamento Europeu, eleito nas listas do PSD, incentivou José Saramago a abdicar da cidadania portuguesa e confessou ter «vergonha de o ter como compatriota».


«José Saramago, há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa! Mesmo correndo o risco de eu estar a ser politicamente incorrecto», escreveu Mário David no seu site pessoal.


O apelo do eurodeputado social-democrata surge depois de declarações recentes de José Saramago, em que o Nobel português classificou a Bíblia como «um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana».


Mário David diz que, no que respeita a questões religiosas, «Saramago é reincidente, é o seu segundo pecado», logo deveria ser condenado por isso. O eurodeputado terminou dizendo que não está para ouvir as «verdades que a intelectualidade de esquerda lhe quer impingir».


Ora, se Mário David tem vergonha em ser da mesma pátria de uma pessoa que não defende os mesmos ideais que ele defende e que, por isso mesmo, quer expulsá-la e depressa!, então julgo que a pátria de Mário David se situa sensivelmente no centro da Europa entre 1939 e 1945.


Depois, o eurodeputado admite que está a ser «politicamente incorrecto». Isso só prova que não está a agir da melhor forma perante o cargo que ocupa. Um cargo, curiosa e surpreendentemente… político!


Há uma outra coisa que me chamou a atenção: o facto de Mário David apelidar José Saramago de «reincidente». O sacana, afinal, já tinha cometido um outro pecado e este é o segundo. Maldito sejas, José Saramago que não acreditas em Deus! Maldito! Para além de não acreditares em Deus ainda tens a coragem de o dizer publicamente! A questão que eu coloco é a seguinte: qual é o sentido disto? Dizer que Saramago cometeu dois pecados e, por isso mesmo, deveria ser expatriado é a mesma coisa que dizer que Saramago, do ponto de vista futebolístico, é um jogador muito parado e está sempre em fora de jogo. Não faz sentido nenhum, pois está claro! Se há quem baseie as suas decisões nos Dez Mandamentos, eu prefiro basear as minhas nas leis da FIFA. Também pouco se cumprem, mas ao menos têm fundamento.


Quanto à “intelectualidade de esquerda” e às verdades que esta lhe quer impingir, apenas tenho a dizer que – se são verdades – apenas as tem que aceitar. Venham elas de onde vierem. Da esquerda, da direita, do centro… Conotar o ateísmo com a Esquerda Política denota uma ignorância completa perante a realidade, bem como um preconceito perigoso perante os que são de esquerda e os que são ateus.


Caro Mário David, apesar de não pertencer à minha pátria, gostaria que a representasse de uma forma mais digna no Parlamento Europeu.

Rodrigo e Gabriela

Há dias estava a fazer um zapping pelos canais verdadeiramente interessantes e deparei-me com um grande (literalmente) senhor da comédia/resistência norte-americana, Michael Moore. Era um dos convidados do Conan, a propósito do seu novo trabalho. Mais tarde, juntou-se-lhes um dos génios actuais do riso, autor do Family Guy e American Dad, Seth MacFarlane. Ali estavam três figuras imponentes da comédia, cada um com o seu estilo, mas reconhecidíssimos pelo seu enorme talento. Para terminar, nada melhor do que uma excelente actuação musical da dupla Rodrigo e Gabriela. Nada que surpreenda, não fosse Max Weinberg o olheiro do programa.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Bíblia não foi escrita pela Paula Bobone

José Saramago diz que "a Bíblia é um manual de maus costumes". Eu nunca fui grande fã do nosso Nobel, mas subscrevo a opinião que tem sobre deus e, especificamente, a opinião que tem sobre a Igreja Católica. É simplesmente ridículo confiar a nossa vida numa mera suposição. Aliás, é uma suposição infundada, uma vez que não há provas nenhumas da existência de Deus. Qualquer discussão que se possa ter com um crente sobre esta matéria teima em acabar no absurdo, com a tão repetida resposta Porque sim!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DOR CRÓNICA
Hasta siempre, Isabel!

Provavelmente este é o último artigo de opinião que escrevo enquanto leiriense. Não por iniciativa própria, mas porque agora o presidente da Câmara é Raul Castro. E toda a gente sabe a inclinação que os Raul Castro têm para a liberdade de expressão. Mas até acho positiva a sua escolha, porque é o primeiro passo para Leiria ficar mais parecida com Cuba (o que faz com que se poupe um dinheirão em férias). Agora, se a Isabel Damasceno ganhasse, colocava-se uma questão importante: “quanto custa mais um estádio?”

.

Gostaria de felicitar a SIC que fez dezassete anos. Isto significa que para o ano o Carlos Cruz já pode voltar a apresentar um programa. No âmbito do processo Casa Pia, vários jornalistas estão a ser acusados de terem violado o segredo de justiça. O que os distingue dos outros arguidos é o facto de terem violado apenas o segredo de justiça.

.

No futebol, o Benfica está imparável e tem já o ataque mais mortífero da Europa, logo a seguir ao Gangue da Ribeira. Não é fácil competir com profissionais... Notícia é também a dieta que Pinto da Costa está a fazer, praticando agora uma alimentação à base daquilo que passou a vida a dar: fruta.

.

O que está a marcar a agenda mediática é, sem dúvida, a entrega do Nobel da Paz a Barack Obama. Depois de se tornar no primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, Obama torna-se agora no primeiro homem a receber o Nobel da Paz sem ter feito nada por isso. Já o Nobel da Química foi atribuído a dois norte-americanos e uma israelita. Este é, seguramente, um prémio que Cavaco Silva e José Sócrates nunca poderiam ganhar. Nunca houve grande química entre eles…

.

Não posso terminar esta crónica sem dar os parabéns ao Quinze, um jornal que - só pelo nome - captou a atenção de muitos deputados e apresentadores de televisão do nosso país.

.

Jornal Quinze

Imagem: DR

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Maitê amadora

Um vídeo feito pela actriz Maitê Proença durante uma viagem a Portugal está a causar polémica. Nas imagens transmitidas no canal GNT, a actriz brasileira comete várias gaffes sobre a história do país e ridiculariza os portugueses.

.

Em primeiro lugar, assim que me falaram num vídeo amador da Maitê Proença, até fiquei contente. Finalmente ela admitira.

.

Eu acho que ela devia ter vergonha. Aquilo é cuspidela que se apresente?

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Avelino Felgueiras

Fátima Felgueiras e Avelino Ferreira Torres foram dois dos grandes derrotados de ontem. Não sei porquê, mas suspeito que agora só voltaremos a ouvir falar deles nos Jogos Olímpicos de 2016… no Brasil.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Iésse, i quéne

Domingo é dia de eleições e o Altino precisa de si!


Programa partidário de Altino Pinto, candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Barranha:

  • Construção de um café central
  • Água, luz e gás para todos os cinco habitantes
  • Máquina de finos em cada lar barranhense
  • Área de tratamento do saneamento básico directamente para o rio Dão
  • Oferta de um boi, um carneiro, um bode e um porco para cobrirem as respectivas
  • Ecocentro de excremento animal para reutilização como fertilizante das terras (e das águas)

Juntos conseguimos!


O Mandatário da Campanha

André Pereira

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Amália ontem, hoje e amanhã (foi o José Cid que fez este título)

Ontem escrevi que amanhã poderia dizer que ontem vi os Amália Hoje. E assim foi. Lá fora, estava frio e chovia que deus andava, enquanto que no Coliseu estava um calor do caraças. Diz quem ficou na plateia. Já que eu fiquei no balcão a rapar uma ventania no pescoço. De qualquer das formas, valeu bem a pena.
.
Nuno Gonçalves, Sónia Tavares, Fernando Ribeiro e o outro deram um excelente espectáculo. A sala estava cheia e as pessoas dançaram, bateram palmas e cantaram os fados imortalizados por Amália, hoje com uma roupagem nova. O projecto é assumidamente pop e não pretende, de forma alguma, "rasgar o passado". A sonoridade é diferente, a coloração é outra, mas o núcleo mantém-se. A mensagem não é apagada nem tão pouco alterada. É de louvar - ao contrário do que muitos dizem - esta reconstrução de um passado tão rico e importante para nós portugueses. Claro que quando se lida com a obra de Amália Rodrigues é preciso ter muito cuidado e ter plena noção do que se está a fazer. E, verdade seja dita, Nuno Gonçalves soube pegar nas pinças e fazer a operação.
.
Pegou em três músicos para dar a cara ao projecto: Sónia Tavares, Fernando Ribeiro e aquele. A primeira era uma escolha óbvia, até porque pertence aos The Gift e tem um vozeirão que arrepia; a segunda foi a menos óbvia de todas: Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, banda de heavymetal, a cantar Amália Rodrigues? É verdade! E foi uma das surpresas mais agradáveis deste projecto. O seu poderio vocal, a sua presença em palco e o seu carisma caíram ali de forma tão inesperada quanto perfeita; já a terceira escolha - Paulo Praça (tinha de dizer o nome) - foi um autêntico erro de casting. A voz é normalíssima e a presença em palco é ridícula. Troca duas ou três vezes de guitarra, mas não toca nem uma! E ainda bem... Paulo Praça está para os Amália Hoje como o Paco Bandeira está para os Slipknot: não combinam. Era ridículo, não era? "Oh Elvas oh Elvas tchanananannan pum pah pah pah Badajoz-joz-joz-joz à VISTAAAAAAAAAAAAAAA" Pois era.
.
Tirando esta inutilidade musical chamada Paulo Praça, o concerto de ontem até foi bastante agradável. Acompanhados por outros músicos e ainda pela Orquestra Sinfónica de Praga, os Amália Hoje deram um óptimo concerto e fecharam com chave de ouro este périplo pelo Coliseu de Lisboa (tirando o Paulo Praça, que fechou com chave de fendas). Nota, ainda, para a parte mais emotiva do espectáculo (foi arrepiante, caraças!), em que se mostra um vídeo inédito de Amália Rodrigues e Alain Oulman a ensaiar uma música que acabou por nunca ser editada: Soledade. Depois do vídeo, os Amália Hoje tocaram uma versão dessa música.
.
Ontem vi os Amália Hoje.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ser Guionista (4) - Palavras leva-as o vento...

... ou ficam escritas em guiões para outras pessoas as repetirem

4- Guião para TELENOVELAS

Sendo a novela algo contínuo, o tema central tem de estar muito bem definido para que o telespectador não se perca: personagens, tempo e espaço do enredo. Só depois é que surgem as histórias paralelas. Em Portugal, antes de tudo, é preciso saber qual o nome da próxima música do Paulo Gonzo. Com o título escolhido, mãos à obra. Ainda há outra técnica para escrever novelas muito utilizada em Portugal: importação do Brasil.

domingo, 4 de outubro de 2009

Avançou Portugal (parte 5)

Resumindo - de forma bem espremidinha - estas Legislativas:

.

O PSD é o partido que sai mais fragilizado destas eleições. O PS perdeu votantes amuados para o BE, mas vai recuperá-los. O CDS-PP ganhou votantes historicamente seus. O PCP mantém o seu núcleo duro. O BE recebeu as migalhas do PS. Mais tarde, o BE perde essas migalhas para o PS e volta ao partido minoritário que é. O PSD tem um núcleo duro, mas que é mais mole e fragilizado do que necessariamente rijo. O PSD não consegue mais porque não tem onde ir buscar eleitores. O CDS-PP tem os seus eleitores definidos e vai ter cada vez mais. O PS ganha as eleições sem todos os seus eleitores, e daqui por uns tempos volta a ter os perdidos. Mas atenção. Este puxão de orelhas foi valente e pode dar lugar a uma “ida para o quarto sem televisão”. O PSD nunca pode ir buscar eleitores ao BE nem ao PCP. Portanto, ou muda de política e de forma de a fazer, ou então será como o Sporting: o eterno segundo.

.

Imagem: DR

sábado, 3 de outubro de 2009

Cidade maravilhosa...

O Rio de Janeiro vai receber os Jogos Olímpicos de 2016. Este é um dos vídeos institucionais divulgados pelo Comité Rio. E que grande vídeo! Vou já comprar o bilhete. Ou então roubar. Já que é no Brasil...

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Avançou Portugal (parte 4)

PCP-PEV: Ocupa a posição que mais se adequa às suas políticas: a última (dentro dos cinco grandes partidos). Se há coisa que não entendo nos militantes do PCP é a raiva com que transmitem as suas ideias. Parece que estão sempre zangados, fecham as mãos, rangem os dentes, espumam pela boca, dão murros no ar e gritam cânticos de (des)ordem. Esta militância excessiva pela defesa do proletariado e pela constante atribuição de culpas a quem está no poder é algo que revela uma falta de inteligência e estratégia tais que nem merece um contra-argumento. De qualquer das formas, há que realçar a liderança (há liderança num partido comunista?) de Jerónimo de Sousa, que trouxe uma comunicação mais cuidada ao partido.

.

Abstenção: é uma vergonha o elevado número de pessoas que não vai votar. É preciso uma exagerada dose de ignorância, burrice e debilidade para não cumprir um dever cívico. O voto é a forma mais directa que nos aproxima das decisões políticas para o nosso país! E 39% dos eleitores portugueses decidiram abdicar desse direito/dever. Pois bem, que o façam. Infelizmente, não há uma lei que obrigue as pessoas a votar. Tal como não há nenhuma lei que impeça essas mesmas pessoas que não votam de fazer parte de sindicatos, de movimentos grevistas, de manifestações. Mas devia. Quem não vota deveria entrar numa lista negra. As pessoas que tivessem o nome nessa lista deveriam ser proibidas de exercer qualquer outra actividade que estivesse relacionada com a política.

.

(a última parte será um resumo bem espremidinho das Legislativas)

.

Imagens: DR

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Avançou Portugal (parte 3)

CDS-PP: Excelente trabalho de Paulo Portas ao leme do partido que já tantas vezes morreu e renasceu. As suas bandeiras eleitorais – Segurança, PME’s, Rendimento Mínimo – funcionaram como fortes argumentos para esta subida no número de votos. Paulo Portas é directo, próximo e simples. Usa frases curtas, bem ditas e com mensagens fortes. É muito direccionado nos objectivos e na forma como os procura. Ficou à frente do BE quando ninguém o esperava, tornando-se no único partido (à excepção do PSD), com quem o PS pode fazer maioria parlamentar numa ou noutra situação mais pontual.

BE: Ficou-se pelo quarto lugar, quando muitos (?) esperavam que se assumisse como a terceira força política. Francisco Louçã enganou-se e, apesar de todo o seu discurso demagógico de vitória, a verdade é que foi ultrapassado com grande classe pelo CDS-PP. Ultimamente, o Bloco de Esquerda tem-se apelidado de “verdadeira esquerda” e de “grande força política”. É certo que os últimos resultados eleitorais têm colocado o BE como partido a ter em conta; no entanto, acho que tudo não passa de um bluff. O BE é um partido muito vago, sem ideologia passível de ser posta em prática. Para além disso, todos os eleitores que foi ganhando têm sido “migalhas” que o PS tem deixado cair: ou seja, são aqueles que por algum motivo se zangaram com o PS e, para não votar na direita, votam no BE (votar na PCP está fora de questão). Mais cedo ou mais tarde, os “zangados” fazem as pazes com o PS e volta tudo à “ordem natural das coisas”.

.

(na quarta parte será analisado o PCP-PEV bem como a taxa de abstenção)

.

Imagens: DR